Autonomia em Kant e alteridade em Levinas, um diálogo (im)possível para uma ética necessária

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Kunzler, Merci Therezinha
Orientador(a): Ruiz, Castor Mari Martin Bartolomé
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2055
Resumo: A questão ética permeia a vida do ser humano e, segundo Kant, se há uma realidade absoluta neste mundo, esta é a realidade de nosso senso moral, da obrigação ética que conduz a nossa consciência para distinguir entre o certo e o errado. A ética kantiana consiste na descoberta do sujeito como valor e na ação do mesmo como responsável pela prática dos seus deveres. É a chamada moral do dever-ser, formada por um conjunto de princípios e regras comportamentais, deduzidas de máximas universais. Para ele, a ética é uma experiência da autonomia do sujeito que é governado por uma razão prática, permitindo a construção de uma lei universal. Kant pensa uma ética finita que envolve um dever e corresponde a um ser humano capaz de autonomia e, por isso, digno de respeito. Por outro lado, Levinas introduz o conceito de alteridade para embasar o seu projeto ético, que se funda na exterioridade, ou seja, a responsabilidade moral nos vem de fora, do outro, nosso próximo. Ele faz uma inversão radical, substituindo o ser pelo
id USIN_2cbeb984ba03e6b620ec03f0b01156ea
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2055
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T21:02:35Z2015-03-04T21:02:35Z2008-03-27Made available in DSpace on 2015-03-04T21:02:35Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 27A questão ética permeia a vida do ser humano e, segundo Kant, se há uma realidade absoluta neste mundo, esta é a realidade de nosso senso moral, da obrigação ética que conduz a nossa consciência para distinguir entre o certo e o errado. A ética kantiana consiste na descoberta do sujeito como valor e na ação do mesmo como responsável pela prática dos seus deveres. É a chamada moral do dever-ser, formada por um conjunto de princípios e regras comportamentais, deduzidas de máximas universais. Para ele, a ética é uma experiência da autonomia do sujeito que é governado por uma razão prática, permitindo a construção de uma lei universal. Kant pensa uma ética finita que envolve um dever e corresponde a um ser humano capaz de autonomia e, por isso, digno de respeito. Por outro lado, Levinas introduz o conceito de alteridade para embasar o seu projeto ético, que se funda na exterioridade, ou seja, a responsabilidade moral nos vem de fora, do outro, nosso próximo. Ele faz uma inversão radical, substituindo o ser peloThe ethical matter traverses the life of the human being and, according to Kant, if there is an absolute reality worldwide, it is the reality of our moral sense, of the ethical obligation which leads our conscience to distinguish between the right and the wrong. The Kant ethics consists on the discovery of the individual as value, and in his action as the one who is responsible for practicing his duties. It is called “duty - to be” moral, formed by a set of principles and behavior rules, emerged from universal maxima. For him, the ethics is an experience of the autonomy of the individual who is governed by a pratical reason, by allowing the construction of a universal law. Kant thinks a finite ethics which involves a duty and corresponds to a human being capable to autonomy and, for that reason, worthy of respect. On the other hand, Levinas introduces the alterity concept to base his ethical project, which is based on the exteriority, it means, the moral responsibility comes to us from outside, from the othBolsa para curso e programa de Pós GraduaçãoKunzler, Merci Therezinhahttp://lattes.cnpq.br/7198306067604780http://lattes.cnpq.br/0894404184863986Ruiz, Castor Mari Martin BartoloméUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesAutonomia em Kant e alteridade em Levinas, um diálogo (im)possível para uma ética necessáriaCiências HumanasalteridadeautonomiaKantLevinaséticaalterityautonomyethicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2055info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMerciKunzlerFilosofia.pdfMerciKunzlerFilosofia.pdfapplication/pdf873543http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2055/1/MerciKunzlerFilosofia.pdfdac752153262f0fa606e2e3d3fc88deeMD51UNISINOS/20552015-03-10 10:50:26.981oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2055Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T13:50:26Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autonomia em Kant e alteridade em Levinas, um diálogo (im)possível para uma ética necessária
title Autonomia em Kant e alteridade em Levinas, um diálogo (im)possível para uma ética necessária
spellingShingle Autonomia em Kant e alteridade em Levinas, um diálogo (im)possível para uma ética necessária
Kunzler, Merci Therezinha
Ciências Humanas
alteridade
autonomia
Kant
Levinas
ética
alterity
autonomy
ethic
title_short Autonomia em Kant e alteridade em Levinas, um diálogo (im)possível para uma ética necessária
title_full Autonomia em Kant e alteridade em Levinas, um diálogo (im)possível para uma ética necessária
title_fullStr Autonomia em Kant e alteridade em Levinas, um diálogo (im)possível para uma ética necessária
title_full_unstemmed Autonomia em Kant e alteridade em Levinas, um diálogo (im)possível para uma ética necessária
title_sort Autonomia em Kant e alteridade em Levinas, um diálogo (im)possível para uma ética necessária
author Kunzler, Merci Therezinha
author_facet Kunzler, Merci Therezinha
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7198306067604780
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0894404184863986
dc.contributor.author.fl_str_mv Kunzler, Merci Therezinha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ruiz, Castor Mari Martin Bartolomé
contributor_str_mv Ruiz, Castor Mari Martin Bartolomé
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
alteridade
autonomia
Kant
Levinas
ética
alterity
autonomy
ethic
dc.subject.por.fl_str_mv alteridade
autonomia
Kant
Levinas
ética
dc.subject.eng.fl_str_mv alterity
autonomy
ethic
description A questão ética permeia a vida do ser humano e, segundo Kant, se há uma realidade absoluta neste mundo, esta é a realidade de nosso senso moral, da obrigação ética que conduz a nossa consciência para distinguir entre o certo e o errado. A ética kantiana consiste na descoberta do sujeito como valor e na ação do mesmo como responsável pela prática dos seus deveres. É a chamada moral do dever-ser, formada por um conjunto de princípios e regras comportamentais, deduzidas de máximas universais. Para ele, a ética é uma experiência da autonomia do sujeito que é governado por uma razão prática, permitindo a construção de uma lei universal. Kant pensa uma ética finita que envolve um dever e corresponde a um ser humano capaz de autonomia e, por isso, digno de respeito. Por outro lado, Levinas introduz o conceito de alteridade para embasar o seu projeto ético, que se funda na exterioridade, ou seja, a responsabilidade moral nos vem de fora, do outro, nosso próximo. Ele faz uma inversão radical, substituindo o ser pelo
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T21:02:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T21:02:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2055
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2055/1/MerciKunzlerFilosofia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dac752153262f0fa606e2e3d3fc88dee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220850305335296