Gerenciamento de impressão e divulgação de informações financeiras em mídias sociais por entes públicos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Mancuso, Juliana Daniela Rodrigues
Orientador(a): Decourt, Roberto Frota
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Departamento: Escola de Gestão e Negócios
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12146
Resumo: A pesquisa abordou a relação entre as divulgações em mídias sociais com temáticas relacionadas às finanças públicas por governos subnacionais brasileiros e o desempenho financeiro alcançado. O embasamento teórico partiu das lentes da teoria da escolha pública, considerando que a motivação política de reeleição leva à utilização de informações referentes a resultados positivos como estratégia de gerenciamento de impressão, visando transmitir a imagem de eficiência da gestão aos stakeholders. Foram analisados dados referentes às contas no Twitter de 151 entes, envolvendo estados, Distrito Federal e municípios com mais de 100 mil habitantes, abrangendo o período de 2016 a 2021. A identificação das postagens com conteúdos relacionados às finanças governamentais contou com a utilização de palavras-chave representativas do tema, passando por técnicas de préprocessamento de textos. Foi verificada uma baixa proporção de divulgações financeiras na mídia social pela amostra. Os testes de regressão Poisson e Binomial Negativa relacionando variáveis representativas da situação financeira governamental, oriundas de estudos prévios e da legislação fiscal, ao volume de utilização do tema nas publicações dos entes no Twitter, indicaram que a execução orçamentária corrente, as despesas com pessoal e os investimentos apresentam efeitos no fenômeno. Adicionalmente, foram encontradas relações com o tamanho da população, o tipo de ente, a competição política, a renda, a educação, a faixa etária da população, o tempo de existência da conta e o período da pandemia de COVID-19. Embora a utilização de recursos visuais seja tratada por pesquisas como prática de gerenciamento de impressão no contexto das divulgações financeiras, e como forma de engajamento da audiência nas mídias sociais, não foi verificada uma maior extensão de sua utilização nos casos em que há melhores indicadores referentes à administração dos cofres públicos. Considerando que poucos trabalhos abordam o emprego de informações relacionadas à contabilidade em mídias sociais governamentais, a pesquisa contribui para a literatura da área e destaca a necessidade de ampliar a disseminação de conhecimento para viabilizar a transparência e a participação da sociedade.
id USIN_36ba1325e7e081158443650a880cd807
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/12146
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2023-01-27T13:55:31Z2023-01-27T13:55:31Z2022-11-22Submitted by Maicon Juliano Schmidt (maicons) on 2023-01-27T13:55:31Z No. of bitstreams: 1 Juliana Daniela Rodrigues Mancuso_.pdf: 2527013 bytes, checksum: cdb44cab0e0ca78cd725f9d6efdc81b6 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-27T13:55:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana Daniela Rodrigues Mancuso_.pdf: 2527013 bytes, checksum: cdb44cab0e0ca78cd725f9d6efdc81b6 (MD5) Previous issue date: 2022-11-22A pesquisa abordou a relação entre as divulgações em mídias sociais com temáticas relacionadas às finanças públicas por governos subnacionais brasileiros e o desempenho financeiro alcançado. O embasamento teórico partiu das lentes da teoria da escolha pública, considerando que a motivação política de reeleição leva à utilização de informações referentes a resultados positivos como estratégia de gerenciamento de impressão, visando transmitir a imagem de eficiência da gestão aos stakeholders. Foram analisados dados referentes às contas no Twitter de 151 entes, envolvendo estados, Distrito Federal e municípios com mais de 100 mil habitantes, abrangendo o período de 2016 a 2021. A identificação das postagens com conteúdos relacionados às finanças governamentais contou com a utilização de palavras-chave representativas do tema, passando por técnicas de préprocessamento de textos. Foi verificada uma baixa proporção de divulgações financeiras na mídia social pela amostra. Os testes de regressão Poisson e Binomial Negativa relacionando variáveis representativas da situação financeira governamental, oriundas de estudos prévios e da legislação fiscal, ao volume de utilização do tema nas publicações dos entes no Twitter, indicaram que a execução orçamentária corrente, as despesas com pessoal e os investimentos apresentam efeitos no fenômeno. Adicionalmente, foram encontradas relações com o tamanho da população, o tipo de ente, a competição política, a renda, a educação, a faixa etária da população, o tempo de existência da conta e o período da pandemia de COVID-19. Embora a utilização de recursos visuais seja tratada por pesquisas como prática de gerenciamento de impressão no contexto das divulgações financeiras, e como forma de engajamento da audiência nas mídias sociais, não foi verificada uma maior extensão de sua utilização nos casos em que há melhores indicadores referentes à administração dos cofres públicos. Considerando que poucos trabalhos abordam o emprego de informações relacionadas à contabilidade em mídias sociais governamentais, a pesquisa contribui para a literatura da área e destaca a necessidade de ampliar a disseminação de conhecimento para viabilizar a transparência e a participação da sociedade.The research addressed the connection between social media posts with themes related to public finances by Brazilian subnational governments and the financial performance achieved. The theoretical basis came from the lens of public choice theory, considering that the political motivation of reelection leads to the use of information regarding positive results as a strategy of impression management, with the goal of conveying the image of management efficiency to stakeholders. Data referring to the Twitter accounts of 151 entities, involving states, the federal district and municipalities with more than 100,000 inhabitants, covering the period from 2016 to 2021, were analyzed. The identification of posts with content related to government finances relied on the use of keywords representative of the theme, using text pre-processing techniques. A low proportion of financial disclosures on social media was verified by the sample. The Poisson and Negative Binomial regression tests relating variables representing the government's financial situation, derived from previous studies and fiscal legislation, to the volume of use of the theme in the entities' publications on Twitter, indicated that the current budget execution, personnel expenses and the investments had effects on the phenomenon. Additionally, correlations were found related to the size of the population, the type of entity, political competition, income, education, age group, time of existence of the account and the period of the COVID-19 pandemic. Although the use of visual resources is often seen as an impression management resource in the context of financial disclosures and as a significant tool in a greater engagement of the audience on social media, a greater extent of their use was not verified in cases where there are better indicators relating to the administration of public coffers. Considering that few studies address the use of information related to accounting in governmental social media, the research contributes to the literature in the area and highlights the need to disseminate knowledge to foster transparency and participation of civil society.NenhumaMancuso, Juliana Daniela Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/4554766884964800http://lattes.cnpq.br/8877104687154282Decourt, Roberto FrotaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências ContábeisUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosGerenciamento de impressão e divulgação de informações financeiras em mídias sociais por entes públicos brasileirosACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências ContábeisMídias sociaisDivulgações financeirasSetor públicoSocial mediaFinancial disclosurePublic sectorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12146info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12146/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALJuliana Daniela Rodrigues Mancuso_.pdfJuliana Daniela Rodrigues Mancuso_.pdfapplication/pdf2527013http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12146/1/Juliana+Daniela+Rodrigues+Mancuso_.pdfcdb44cab0e0ca78cd725f9d6efdc81b6MD51UNISINOS/121462023-01-27 10:56:00.694oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2023-01-27T13:56Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gerenciamento de impressão e divulgação de informações financeiras em mídias sociais por entes públicos brasileiros
title Gerenciamento de impressão e divulgação de informações financeiras em mídias sociais por entes públicos brasileiros
spellingShingle Gerenciamento de impressão e divulgação de informações financeiras em mídias sociais por entes públicos brasileiros
Mancuso, Juliana Daniela Rodrigues
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis
Mídias sociais
Divulgações financeiras
Setor público
Social media
Financial disclosure
Public sector
title_short Gerenciamento de impressão e divulgação de informações financeiras em mídias sociais por entes públicos brasileiros
title_full Gerenciamento de impressão e divulgação de informações financeiras em mídias sociais por entes públicos brasileiros
title_fullStr Gerenciamento de impressão e divulgação de informações financeiras em mídias sociais por entes públicos brasileiros
title_full_unstemmed Gerenciamento de impressão e divulgação de informações financeiras em mídias sociais por entes públicos brasileiros
title_sort Gerenciamento de impressão e divulgação de informações financeiras em mídias sociais por entes públicos brasileiros
author Mancuso, Juliana Daniela Rodrigues
author_facet Mancuso, Juliana Daniela Rodrigues
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4554766884964800
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8877104687154282
dc.contributor.author.fl_str_mv Mancuso, Juliana Daniela Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Decourt, Roberto Frota
contributor_str_mv Decourt, Roberto Frota
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis
Mídias sociais
Divulgações financeiras
Setor público
Social media
Financial disclosure
Public sector
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias sociais
Divulgações financeiras
Setor público
dc.subject.eng.fl_str_mv Social media
Financial disclosure
Public sector
description A pesquisa abordou a relação entre as divulgações em mídias sociais com temáticas relacionadas às finanças públicas por governos subnacionais brasileiros e o desempenho financeiro alcançado. O embasamento teórico partiu das lentes da teoria da escolha pública, considerando que a motivação política de reeleição leva à utilização de informações referentes a resultados positivos como estratégia de gerenciamento de impressão, visando transmitir a imagem de eficiência da gestão aos stakeholders. Foram analisados dados referentes às contas no Twitter de 151 entes, envolvendo estados, Distrito Federal e municípios com mais de 100 mil habitantes, abrangendo o período de 2016 a 2021. A identificação das postagens com conteúdos relacionados às finanças governamentais contou com a utilização de palavras-chave representativas do tema, passando por técnicas de préprocessamento de textos. Foi verificada uma baixa proporção de divulgações financeiras na mídia social pela amostra. Os testes de regressão Poisson e Binomial Negativa relacionando variáveis representativas da situação financeira governamental, oriundas de estudos prévios e da legislação fiscal, ao volume de utilização do tema nas publicações dos entes no Twitter, indicaram que a execução orçamentária corrente, as despesas com pessoal e os investimentos apresentam efeitos no fenômeno. Adicionalmente, foram encontradas relações com o tamanho da população, o tipo de ente, a competição política, a renda, a educação, a faixa etária da população, o tempo de existência da conta e o período da pandemia de COVID-19. Embora a utilização de recursos visuais seja tratada por pesquisas como prática de gerenciamento de impressão no contexto das divulgações financeiras, e como forma de engajamento da audiência nas mídias sociais, não foi verificada uma maior extensão de sua utilização nos casos em que há melhores indicadores referentes à administração dos cofres públicos. Considerando que poucos trabalhos abordam o emprego de informações relacionadas à contabilidade em mídias sociais governamentais, a pesquisa contribui para a literatura da área e destaca a necessidade de ampliar a disseminação de conhecimento para viabilizar a transparência e a participação da sociedade.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-27T13:55:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-27T13:55:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12146
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12146/2/license.txt
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12146/1/Juliana+Daniela+Rodrigues+Mancuso_.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 320e21f23402402ac4988605e1edd177
cdb44cab0e0ca78cd725f9d6efdc81b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220916826996736