Consumo de moda sustentável: uma análise experimental cross-cultural de consumidores brasileiros e norte-americanos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Pontin, Paola Zandonai
Orientador(a): Matos, Celso Augusto de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Departamento: Escola de Gestão e Negócios
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12369
Resumo: Representando uma das indústrias mais poluentes, a moda poderá utilizar, até 2030, mais de 100 bilhões de metros cúbicos de água para produzir itens que tendem a ser descartados em menos de um ano após a compra. As empresas, cientes destes impactos e dos movimentos apoiados pelos consumidores, tal como o slow fashion, passaram a identificar alternativas para incluir a sustentabilidade em seus processos e produtos. Neste contexto, o presente trabalho busca entender os efeitos do nível de transparência ao apelo sustentável em coleções de moda na atitude e na intenção de compra de consumidores brasileiros e norteamericanos, utilizando o país como moderador desta interação. Para tal, um experimento cross-cultural é conduzido, utilizando a teoria do comportamento planejado como framework teórico para o modelo proposto. Os resultados demonstram que existe uma relação significativa entre coleções sustentáveis e atitude, assim como com intenção de compra e que tais relações são intensificadas quanto mais informação o consumidor recebe a respeito da sustentabilidade presente no produto e nos processos. Ainda, a atitude atua como mediador da relação entre sustentabilidade e intenção de compra. A moderação da cultura também é confirmada no caso de consumidores brasileiros, em que a sustentabilidade impacta positivamente na atitude e intenção de compra de coleções de moda, aumentando em condições de alta transparência. Por outro lado, no caso de consumidores norte-americanos, os resultados da moderação da variável cultura não são significativos para demonstrar impacto nas variáveis analisadas. Neste sentido, os achados indicam possíveis caminhos para que marcas de moda comuniquem suas práticas sustentáveis, assim como complementa pesquisas anteriores realizadas na área.
id USIN_472952ab2bee80358667ca3346aaab63
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/12369
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2023-04-22T15:26:35Z2023-04-22T15:26:35Z2023-01-16Submitted by Maicon Juliano Schmidt (maicons) on 2023-04-22T15:26:35Z No. of bitstreams: 1 Paola Zandonai Pontin_.pdf: 1208054 bytes, checksum: 5104b70631b05366445cd51c7a8931db (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-22T15:26:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paola Zandonai Pontin_.pdf: 1208054 bytes, checksum: 5104b70631b05366445cd51c7a8931db (MD5) Previous issue date: 2023-01-16Representando uma das indústrias mais poluentes, a moda poderá utilizar, até 2030, mais de 100 bilhões de metros cúbicos de água para produzir itens que tendem a ser descartados em menos de um ano após a compra. As empresas, cientes destes impactos e dos movimentos apoiados pelos consumidores, tal como o slow fashion, passaram a identificar alternativas para incluir a sustentabilidade em seus processos e produtos. Neste contexto, o presente trabalho busca entender os efeitos do nível de transparência ao apelo sustentável em coleções de moda na atitude e na intenção de compra de consumidores brasileiros e norteamericanos, utilizando o país como moderador desta interação. Para tal, um experimento cross-cultural é conduzido, utilizando a teoria do comportamento planejado como framework teórico para o modelo proposto. Os resultados demonstram que existe uma relação significativa entre coleções sustentáveis e atitude, assim como com intenção de compra e que tais relações são intensificadas quanto mais informação o consumidor recebe a respeito da sustentabilidade presente no produto e nos processos. Ainda, a atitude atua como mediador da relação entre sustentabilidade e intenção de compra. A moderação da cultura também é confirmada no caso de consumidores brasileiros, em que a sustentabilidade impacta positivamente na atitude e intenção de compra de coleções de moda, aumentando em condições de alta transparência. Por outro lado, no caso de consumidores norte-americanos, os resultados da moderação da variável cultura não são significativos para demonstrar impacto nas variáveis analisadas. Neste sentido, os achados indicam possíveis caminhos para que marcas de moda comuniquem suas práticas sustentáveis, assim como complementa pesquisas anteriores realizadas na área.Representing one of the most polluting industries, fashion may use, by 2030, more than 100 billion cubic meters of water to produce items that are discarded in less than one year after its purchase. Companies, aware of these impacts and the movements supported by consumers, such as the slow fashion, are identifying alternatives to include sustainability in their processes and products. In this context, this paper aims to understand the effects of the level of transparency on the sustainable appeal in fashion collections on the attitude and on the purchase intention of Brazilian and North American consumers, using the country as a moderator of these interactions. For this, a cross-cultural experiment is conducted, using the theory of planned behavior as the theoretical framework for the proposed model. The results demonstrate that there is a significant relation between sustainable collections and attitude, as well as purchase intention. These relations are intensified the more information the consumer receives about the sustainability aspects present in the product and its processes. Also, attitude plays a mediator role in the relation between sustainability and purchase intention. The moderation of culture is also confirmed in the case of Brazilian consumers, in which sustainability positively impacts attitude and purchase intention of fashion collections, increasing in conditions of high transparency. On the other hand, for North American consumers, the moderation results are not significant to demonstrate the impact on the analyzed variables. Moreover, the findings indicate possible ways for fashion brands to communicate their sustainable practices, as well as it complements previous research carried out in the field.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorPontin, Paola Zandonaihttp://lattes.cnpq.br/1649471799533145http://lattes.cnpq.br/0706941781603769Matos, Celso Augusto deUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosConsumo de moda sustentável: uma análise experimental cross-cultural de consumidores brasileiros e norte-americanosACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoConsumo sustentávelModaSustentabilidadeTeoria do comportamento planejadoFashionSustainabilitySustainable consumptionTheory of planned behaviorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12369info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12369/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALPaola Zandonai Pontin_.pdfPaola Zandonai Pontin_.pdfapplication/pdf1208054http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12369/1/Paola+Zandonai+Pontin_.pdf5104b70631b05366445cd51c7a8931dbMD51UNISINOS/123692023-04-22 12:27:12.842oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/12369Ck5PVEE6IENPTE9RVUUgQVFVSSBBIFNVQSBQUsOTUFJJQSBMSUNFTsOHQQoKRXN0YSBsaWNlbsOnYSBkZSBleGVtcGxvIMOpIGZvcm5lY2lkYSBhcGVuYXMgcGFyYSBmaW5zIGluZm9ybWF0aXZvcy4KCkxpY2Vuw6dhIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpDb20gYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgdm9jw6ogKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIMOgIApVbml2ZXJzaWRhZGUgZG8gVmFsZSBkbyBSaW8gZG9zIFNpbm9zIChVTklTSU5PUykgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSAKZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLDtG5pY28gZSAKZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyAKcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgYSBzdWEgdGVzZSBvdSAKZGlzc2VydGHDp8OjbyBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IApjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogCmRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgCm9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSAKaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBURVNFIE9VIERJU1NFUlRBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgCkFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTsODTyBTRUpBIEEgU0lHTEEgREUgClVOSVZFUlNJREFERSwgVk9Dw4ogREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTw4NPIENPTU8gClRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKQSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIApkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbywgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyAKY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2023-04-22T15:27:12Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumo de moda sustentável: uma análise experimental cross-cultural de consumidores brasileiros e norte-americanos
title Consumo de moda sustentável: uma análise experimental cross-cultural de consumidores brasileiros e norte-americanos
spellingShingle Consumo de moda sustentável: uma análise experimental cross-cultural de consumidores brasileiros e norte-americanos
Pontin, Paola Zandonai
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Consumo sustentável
Moda
Sustentabilidade
Teoria do comportamento planejado
Fashion
Sustainability
Sustainable consumption
Theory of planned behavior
title_short Consumo de moda sustentável: uma análise experimental cross-cultural de consumidores brasileiros e norte-americanos
title_full Consumo de moda sustentável: uma análise experimental cross-cultural de consumidores brasileiros e norte-americanos
title_fullStr Consumo de moda sustentável: uma análise experimental cross-cultural de consumidores brasileiros e norte-americanos
title_full_unstemmed Consumo de moda sustentável: uma análise experimental cross-cultural de consumidores brasileiros e norte-americanos
title_sort Consumo de moda sustentável: uma análise experimental cross-cultural de consumidores brasileiros e norte-americanos
author Pontin, Paola Zandonai
author_facet Pontin, Paola Zandonai
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1649471799533145
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0706941781603769
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontin, Paola Zandonai
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matos, Celso Augusto de
contributor_str_mv Matos, Celso Augusto de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Consumo sustentável
Moda
Sustentabilidade
Teoria do comportamento planejado
Fashion
Sustainability
Sustainable consumption
Theory of planned behavior
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo sustentável
Moda
Sustentabilidade
Teoria do comportamento planejado
dc.subject.eng.fl_str_mv Fashion
Sustainability
Sustainable consumption
Theory of planned behavior
description Representando uma das indústrias mais poluentes, a moda poderá utilizar, até 2030, mais de 100 bilhões de metros cúbicos de água para produzir itens que tendem a ser descartados em menos de um ano após a compra. As empresas, cientes destes impactos e dos movimentos apoiados pelos consumidores, tal como o slow fashion, passaram a identificar alternativas para incluir a sustentabilidade em seus processos e produtos. Neste contexto, o presente trabalho busca entender os efeitos do nível de transparência ao apelo sustentável em coleções de moda na atitude e na intenção de compra de consumidores brasileiros e norteamericanos, utilizando o país como moderador desta interação. Para tal, um experimento cross-cultural é conduzido, utilizando a teoria do comportamento planejado como framework teórico para o modelo proposto. Os resultados demonstram que existe uma relação significativa entre coleções sustentáveis e atitude, assim como com intenção de compra e que tais relações são intensificadas quanto mais informação o consumidor recebe a respeito da sustentabilidade presente no produto e nos processos. Ainda, a atitude atua como mediador da relação entre sustentabilidade e intenção de compra. A moderação da cultura também é confirmada no caso de consumidores brasileiros, em que a sustentabilidade impacta positivamente na atitude e intenção de compra de coleções de moda, aumentando em condições de alta transparência. Por outro lado, no caso de consumidores norte-americanos, os resultados da moderação da variável cultura não são significativos para demonstrar impacto nas variáveis analisadas. Neste sentido, os achados indicam possíveis caminhos para que marcas de moda comuniquem suas práticas sustentáveis, assim como complementa pesquisas anteriores realizadas na área.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-22T15:26:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-22T15:26:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-01-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12369
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12369/2/license.txt
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12369/1/Paola+Zandonai+Pontin_.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 320e21f23402402ac4988605e1edd177
5104b70631b05366445cd51c7a8931db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220917943730176