Design estratégico aplicado a mídias tradicionais: como o design pode colaborar para reposicionar o rádio no ambiente digital?
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Design
|
Departamento: |
Escola da Indústria Criativa
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5698 |
Resumo: | O mercado da comunicação atualmente passa por um período de instabilidade e incerteza, onde os caminhos de continuidade ou de inovação nos negócios das mídias não estão bem claros. Novos processos e práticas digitais redefinem o contexto do rádio, demandando soluções projetuais diferentes das existentes historicamente. É nesse contexto que o presente trabalho foi desenvolvido, buscando avaliar como o design estratégico pode apoiar a projetação de cenários futuros para o rádio. Para alcançar este objetivo, foram realizadas diferentes formas de coleta de dados, destacando-se a busca de benchmarks locais, nacionais e internacionais, e entrevistas com especialistas do rádio. Além disso, o presente autor possui mais de 20 anos de experiência no mercado do rádio, a qual impactou na construção da presente dissertação. A pesquisa desenvolvida teve como resultado a identificação de cenários possíveis para o futuro do rádio, trazendo diferentes perspectivas de uso de tecnologia, do papel do ouvinte e do papel do comunicador. Os cenários projetados foram então utilizados como referência para o desenvolvimento de protótipos, como forma de experimentação e aprendizagem. Os quatro cenários desenvolvidos foram denominados: Rádio Robô, Rádio Expandido, Rádio Parceiro, Talk Radio. Dentre os resultados, cabe ainda destacar que os elementos projetuais foram aplicadas em um processo de planejamento especifico para a rádio Atlântida FM, desenvolvendo o conceito de multiplataforma. A presente pesquisa apresenta ainda propostas para a transformação dos ouvintes/usuários em possíveis e relevantes colaboradores culturais. |
id |
USIN_4ed98084d60880d94a8a0b28eaf61bf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/5698 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-09-14T13:28:05Z2016-09-14T13:28:05Z2016-02-29Submitted by Silvana Teresinha Dornelles Studzinski (sstudzinski) on 2016-09-14T13:28:04Z No. of bitstreams: 1 Iglenho Burtet Bernardes_.pdf: 5442476 bytes, checksum: 56f837d05d9c6cde56c40cd6183471e0 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-14T13:28:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Iglenho Burtet Bernardes_.pdf: 5442476 bytes, checksum: 56f837d05d9c6cde56c40cd6183471e0 (MD5) Previous issue date: 2016-02-29O mercado da comunicação atualmente passa por um período de instabilidade e incerteza, onde os caminhos de continuidade ou de inovação nos negócios das mídias não estão bem claros. Novos processos e práticas digitais redefinem o contexto do rádio, demandando soluções projetuais diferentes das existentes historicamente. É nesse contexto que o presente trabalho foi desenvolvido, buscando avaliar como o design estratégico pode apoiar a projetação de cenários futuros para o rádio. Para alcançar este objetivo, foram realizadas diferentes formas de coleta de dados, destacando-se a busca de benchmarks locais, nacionais e internacionais, e entrevistas com especialistas do rádio. Além disso, o presente autor possui mais de 20 anos de experiência no mercado do rádio, a qual impactou na construção da presente dissertação. A pesquisa desenvolvida teve como resultado a identificação de cenários possíveis para o futuro do rádio, trazendo diferentes perspectivas de uso de tecnologia, do papel do ouvinte e do papel do comunicador. Os cenários projetados foram então utilizados como referência para o desenvolvimento de protótipos, como forma de experimentação e aprendizagem. Os quatro cenários desenvolvidos foram denominados: Rádio Robô, Rádio Expandido, Rádio Parceiro, Talk Radio. Dentre os resultados, cabe ainda destacar que os elementos projetuais foram aplicadas em um processo de planejamento especifico para a rádio Atlântida FM, desenvolvendo o conceito de multiplataforma. A presente pesquisa apresenta ainda propostas para a transformação dos ouvintes/usuários em possíveis e relevantes colaboradores culturais.The communication market is currently undergoing a period of instability and uncertainty, where the continuity of paths or innovation in the media business are not very clear. New digital processes constantly redefine sectors, impacting the radio industry and demanding new solutions. It is in this context that this work was developed, trying to evaluate how the strategic design can support the design of the future scenarios for the radio. To achieve this objective, different forms of data collecting were used, giving emphasis on the search for benchmarks (local, national and international) and interviews with radio specialists. Moreover, the present author has more than 20 years of experience in the radio market, which impacted in the making of this dissertation. The developed research had as a result the identification of possible scenarios for the future of the radio, bringing different perspectives of technology, role of audience and role of communicator. The scenarios projected were then utilized as reference to the development of prototypes, as a form of experimenting and learning. The four established scenarios were denominated: Robot Radio, Expanded Radio, Partner Radio and Talk Radio. Among the results, it is important to point out that the design prototypes were applied in a process of specific planning for the radio station Atlântida FM, developing a concept of multiplatform. The present research presents proposals for a transformation of the audience in possible and relevant cultural collaborators.NenhumaBernardes, Iglenho Burtethttp://lattes.cnpq.br/1321450477905358Borba, Gustavo Severo deUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DesignUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaDesign estratégico aplicado a mídias tradicionais: como o design pode colaborar para reposicionar o rádio no ambiente digital?ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho IndustrialRádioDesign estratégicoComunicaçãoCenáriosStrategic designCommunicationScenariosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5698info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALIglenho Burtet Bernardes_.pdfIglenho Burtet Bernardes_.pdfapplication/pdf5442476http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5698/1/Iglenho+Burtet+Bernardes_.pdf56f837d05d9c6cde56c40cd6183471e0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5698/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/56982016-09-14 10:29:55.802oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2016-09-14T13:29:55Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Design estratégico aplicado a mídias tradicionais: como o design pode colaborar para reposicionar o rádio no ambiente digital? |
title |
Design estratégico aplicado a mídias tradicionais: como o design pode colaborar para reposicionar o rádio no ambiente digital? |
spellingShingle |
Design estratégico aplicado a mídias tradicionais: como o design pode colaborar para reposicionar o rádio no ambiente digital? Bernardes, Iglenho Burtet ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial Rádio Design estratégico Comunicação Cenários Strategic design Communication Scenarios |
title_short |
Design estratégico aplicado a mídias tradicionais: como o design pode colaborar para reposicionar o rádio no ambiente digital? |
title_full |
Design estratégico aplicado a mídias tradicionais: como o design pode colaborar para reposicionar o rádio no ambiente digital? |
title_fullStr |
Design estratégico aplicado a mídias tradicionais: como o design pode colaborar para reposicionar o rádio no ambiente digital? |
title_full_unstemmed |
Design estratégico aplicado a mídias tradicionais: como o design pode colaborar para reposicionar o rádio no ambiente digital? |
title_sort |
Design estratégico aplicado a mídias tradicionais: como o design pode colaborar para reposicionar o rádio no ambiente digital? |
author |
Bernardes, Iglenho Burtet |
author_facet |
Bernardes, Iglenho Burtet |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1321450477905358 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardes, Iglenho Burtet |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borba, Gustavo Severo de |
contributor_str_mv |
Borba, Gustavo Severo de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial Rádio Design estratégico Comunicação Cenários Strategic design Communication Scenarios |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rádio Design estratégico Comunicação Cenários |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Strategic design Communication Scenarios |
description |
O mercado da comunicação atualmente passa por um período de instabilidade e incerteza, onde os caminhos de continuidade ou de inovação nos negócios das mídias não estão bem claros. Novos processos e práticas digitais redefinem o contexto do rádio, demandando soluções projetuais diferentes das existentes historicamente. É nesse contexto que o presente trabalho foi desenvolvido, buscando avaliar como o design estratégico pode apoiar a projetação de cenários futuros para o rádio. Para alcançar este objetivo, foram realizadas diferentes formas de coleta de dados, destacando-se a busca de benchmarks locais, nacionais e internacionais, e entrevistas com especialistas do rádio. Além disso, o presente autor possui mais de 20 anos de experiência no mercado do rádio, a qual impactou na construção da presente dissertação. A pesquisa desenvolvida teve como resultado a identificação de cenários possíveis para o futuro do rádio, trazendo diferentes perspectivas de uso de tecnologia, do papel do ouvinte e do papel do comunicador. Os cenários projetados foram então utilizados como referência para o desenvolvimento de protótipos, como forma de experimentação e aprendizagem. Os quatro cenários desenvolvidos foram denominados: Rádio Robô, Rádio Expandido, Rádio Parceiro, Talk Radio. Dentre os resultados, cabe ainda destacar que os elementos projetuais foram aplicadas em um processo de planejamento especifico para a rádio Atlântida FM, desenvolvendo o conceito de multiplataforma. A presente pesquisa apresenta ainda propostas para a transformação dos ouvintes/usuários em possíveis e relevantes colaboradores culturais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-14T13:28:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-09-14T13:28:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-02-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5698 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Design |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5698/1/Iglenho+Burtet+Bernardes_.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5698/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
56f837d05d9c6cde56c40cd6183471e0 320e21f23402402ac4988605e1edd177 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797220882210357248 |