Infância e memórias de professoras de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Homrich, Marcele Teixeira
Orientador(a): Fischer, Beatriz T. D.
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1977
Resumo: A presente pesquisa, que tem como foco infância e memórias de professoras de educação infantil, parte da seguinte questão: como as memórias de infância estão relacionadas à prática de professoras de educação infantil? Tomou-se como ponto de partida as concepções de infância trazidas por Áries; a seguir, foram apontadas algumas idéias dos manuais desenvolvidos por Erasmo - Civilidade Pueril, e pela Companhia de Jesus - a Ratio Studiorum, e por Comenius - a Didática Magna, além da tese de Neil Postman sobre o suposto desaparecimento da infância. Optou-se por dimensões da psicanálise como um dos referenciais para interpretação dos depoimentos colhidos. Para tal, foram considerados o texto Totem e Tabu de Freud, assim como as discussões acerca das relações possíveis entre psicanálise e educação, especificamente complexo de Édipo e docência, trazidas por: Kupfer, Lajonquiére, Pereira e Millot. A pesquisa delineou-se como qualitativa, optando-se pela história oral, com entrevistas seguidas de transcrições. Alguns m
id USIN_5fee4ff9740d447329b1fd1c66eb7d17
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1977
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:05:58Z2015-03-04T20:05:58Z2009-04-13Made available in DSpace on 2015-03-04T20:05:58Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 13A presente pesquisa, que tem como foco infância e memórias de professoras de educação infantil, parte da seguinte questão: como as memórias de infância estão relacionadas à prática de professoras de educação infantil? Tomou-se como ponto de partida as concepções de infância trazidas por Áries; a seguir, foram apontadas algumas idéias dos manuais desenvolvidos por Erasmo - Civilidade Pueril, e pela Companhia de Jesus - a Ratio Studiorum, e por Comenius - a Didática Magna, além da tese de Neil Postman sobre o suposto desaparecimento da infância. Optou-se por dimensões da psicanálise como um dos referenciais para interpretação dos depoimentos colhidos. Para tal, foram considerados o texto Totem e Tabu de Freud, assim como as discussões acerca das relações possíveis entre psicanálise e educação, especificamente complexo de Édipo e docência, trazidas por: Kupfer, Lajonquiére, Pereira e Millot. A pesquisa delineou-se como qualitativa, optando-se pela história oral, com entrevistas seguidas de transcrições. Alguns mThe present research, which aims at childhood and the memories of young education teachers, bases on the following question: how are childhood memories related to the young education teachers’ practice? It was taken as a starting point for the childhood conceptions brought by Ariès. After that, some ideas on the manuals developed by Erasmo were pointed out – Puerile Civility and by Jesus Company – a Ratio Studiorum, and by Comenius – the Magna Didactic as well as the Neil Postman thesis on the supposed disappearance of childhood. Psychoanalysis dimensions were chosen as one of the references for the interpretation of the collected testimonials. For such a task, the text Totem and Taboo from Freud was considered along with the discussions about possible relations between psychoanalysis and education, specifically the Oedipus complex and docence brought by Kupfer, Lajonquiére, Pereira and Millot. The research was characterized as qualitative, with oral history and interviews followed by the transcriptions. SomeNenhumaHomrich, Marcele Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/8085073893881510http://lattes.cnpq.br/4948105804186093Fischer, Beatriz T. D.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesInfância e memórias de professoras de educação infantilCiências Humanasinfânciaprofessoras de educação infantilpsicanálisememóriaschildhoodpsychoanalysisyoung education teachersmemoriesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1977info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMarceleHomrichEducacao.pdfMarceleHomrichEducacao.pdfapplication/pdf429020http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1977/1/MarceleHomrichEducacao.pdffaf096e6782361e9e10a884e6acad774MD51UNISINOS/19772015-03-09 17:49:47.155oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1977Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T20:49:47Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Infância e memórias de professoras de educação infantil
title Infância e memórias de professoras de educação infantil
spellingShingle Infância e memórias de professoras de educação infantil
Homrich, Marcele Teixeira
Ciências Humanas
infância
professoras de educação infantil
psicanálise
memórias
childhood
psychoanalysis
young education teachers
memories
title_short Infância e memórias de professoras de educação infantil
title_full Infância e memórias de professoras de educação infantil
title_fullStr Infância e memórias de professoras de educação infantil
title_full_unstemmed Infância e memórias de professoras de educação infantil
title_sort Infância e memórias de professoras de educação infantil
author Homrich, Marcele Teixeira
author_facet Homrich, Marcele Teixeira
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8085073893881510
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4948105804186093
dc.contributor.author.fl_str_mv Homrich, Marcele Teixeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fischer, Beatriz T. D.
contributor_str_mv Fischer, Beatriz T. D.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
infância
professoras de educação infantil
psicanálise
memórias
childhood
psychoanalysis
young education teachers
memories
dc.subject.por.fl_str_mv infância
professoras de educação infantil
psicanálise
memórias
dc.subject.eng.fl_str_mv childhood
psychoanalysis
young education teachers
memories
description A presente pesquisa, que tem como foco infância e memórias de professoras de educação infantil, parte da seguinte questão: como as memórias de infância estão relacionadas à prática de professoras de educação infantil? Tomou-se como ponto de partida as concepções de infância trazidas por Áries; a seguir, foram apontadas algumas idéias dos manuais desenvolvidos por Erasmo - Civilidade Pueril, e pela Companhia de Jesus - a Ratio Studiorum, e por Comenius - a Didática Magna, além da tese de Neil Postman sobre o suposto desaparecimento da infância. Optou-se por dimensões da psicanálise como um dos referenciais para interpretação dos depoimentos colhidos. Para tal, foram considerados o texto Totem e Tabu de Freud, assim como as discussões acerca das relações possíveis entre psicanálise e educação, especificamente complexo de Édipo e docência, trazidas por: Kupfer, Lajonquiére, Pereira e Millot. A pesquisa delineou-se como qualitativa, optando-se pela história oral, com entrevistas seguidas de transcrições. Alguns m
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-04-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:05:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:05:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1977
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1977/1/MarceleHomrichEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv faf096e6782361e9e10a884e6acad774
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220849806213120