Exclusão e formação na instituição escolar pública

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Torman, Ronalisa
Orientador(a): Lopes, José Rogério
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2119
Resumo: Esta dissertação demonstra a relação entre a exclusão social, o estigma e o sofrimento psíquico por ela gerados, a partir da análise da instituição escolar pública e do processo formativo na vida cotidiana. A importância desse estudo está baseada no entendimento das interações sociais estabelecidas no cotidiano, na construção de novos conceitos e práticas relativas à formação e na trajetória dos sujeitos inseridos nas instituições escolares. O presente trabalho investiga o papel da instituição de ensino mediante o desenvolvimento da formação e do conhecimento, através de uma perspectiva crítica e por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Optou-se em fazer um estudo como forma de pesquisa descritiva, que permitiu a constatação e avaliação da relação entre as variáveis em questão. Para isso, foram realizadas entrevistas com gestoras de duas escolas públicas, que tiveram por base um roteiro composto de questões abertas para livre resposta das entrevistadas. Logo após, foram aplicados questionários co
id USIN_6979be38132f3a07567d21a22cd497d4
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2119
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T22:00:55Z2015-03-04T22:00:55Z2006-04-19Made available in DSpace on 2015-03-04T22:00:55Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 19Esta dissertação demonstra a relação entre a exclusão social, o estigma e o sofrimento psíquico por ela gerados, a partir da análise da instituição escolar pública e do processo formativo na vida cotidiana. A importância desse estudo está baseada no entendimento das interações sociais estabelecidas no cotidiano, na construção de novos conceitos e práticas relativas à formação e na trajetória dos sujeitos inseridos nas instituições escolares. O presente trabalho investiga o papel da instituição de ensino mediante o desenvolvimento da formação e do conhecimento, através de uma perspectiva crítica e por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Optou-se em fazer um estudo como forma de pesquisa descritiva, que permitiu a constatação e avaliação da relação entre as variáveis em questão. Para isso, foram realizadas entrevistas com gestoras de duas escolas públicas, que tiveram por base um roteiro composto de questões abertas para livre resposta das entrevistadas. Logo após, foram aplicados questionários coThis dissertation demonstrates the relation among the social exclusion, the stigma and the psychological suffering generated by the social exclusion, from the analysis of the public school institution and the formative process on daily life. The importance of this study is based on understanding of the social interaction established on daily life, on the construction of new concepts and practices concerning to formation and on the trajectory of the students inserted in the school institutions. The current job investigates the role of the school institution by means of development of the formation and the knowledge, through critical perspective and by means of approach qualitative and quantitative. It was chosen to make a study as descriptive research form that allowed the notice and assessment of the relation among the variables in question. Thereby, it was carried out interviews with administrators of two public schools that had on base a schedule composed of open questions for free answer from the interviewNenhumaTorman, Ronalisahttp://lattes.cnpq.br/5189666043190057http://lattes.cnpq.br/5121360004451480Lopes, José RogérioUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesExclusão e formação na instituição escolar públicaCiências Sociais Aplicadasestigmaexclusão socialformaçãoinstituição escolarsofrimentoformationschool institutionsocial exclusionstigmasufferinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2119info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALA exclusao e formacao.pdfA exclusao e formacao.pdfapplication/pdf2060429http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2119/1/A+exclusao+e+formacao.pdfc10cf0403978a526633508621f3867d4MD51UNISINOS/21192015-03-10 16:27:58.55oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2119Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T19:27:58Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Exclusão e formação na instituição escolar pública
title Exclusão e formação na instituição escolar pública
spellingShingle Exclusão e formação na instituição escolar pública
Torman, Ronalisa
Ciências Sociais Aplicadas
estigma
exclusão social
formação
instituição escolar
sofrimento
formation
school institution
social exclusion
stigma
suffering
title_short Exclusão e formação na instituição escolar pública
title_full Exclusão e formação na instituição escolar pública
title_fullStr Exclusão e formação na instituição escolar pública
title_full_unstemmed Exclusão e formação na instituição escolar pública
title_sort Exclusão e formação na instituição escolar pública
author Torman, Ronalisa
author_facet Torman, Ronalisa
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5189666043190057
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5121360004451480
dc.contributor.author.fl_str_mv Torman, Ronalisa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, José Rogério
contributor_str_mv Lopes, José Rogério
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
estigma
exclusão social
formação
instituição escolar
sofrimento
formation
school institution
social exclusion
stigma
suffering
dc.subject.por.fl_str_mv estigma
exclusão social
formação
instituição escolar
sofrimento
dc.subject.eng.fl_str_mv formation
school institution
social exclusion
stigma
suffering
description Esta dissertação demonstra a relação entre a exclusão social, o estigma e o sofrimento psíquico por ela gerados, a partir da análise da instituição escolar pública e do processo formativo na vida cotidiana. A importância desse estudo está baseada no entendimento das interações sociais estabelecidas no cotidiano, na construção de novos conceitos e práticas relativas à formação e na trajetória dos sujeitos inseridos nas instituições escolares. O presente trabalho investiga o papel da instituição de ensino mediante o desenvolvimento da formação e do conhecimento, através de uma perspectiva crítica e por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Optou-se em fazer um estudo como forma de pesquisa descritiva, que permitiu a constatação e avaliação da relação entre as variáveis em questão. Para isso, foram realizadas entrevistas com gestoras de duas escolas públicas, que tiveram por base um roteiro composto de questões abertas para livre resposta das entrevistadas. Logo após, foram aplicados questionários co
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-04-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T22:00:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T22:00:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2119
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2119/1/A+exclusao+e+formacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c10cf0403978a526633508621f3867d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220850445844480