Exclusão e formação na instituição escolar pública
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio do Sinos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
|
Departamento: |
Escola de Humanidades
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2119 |
Resumo: | Esta dissertação demonstra a relação entre a exclusão social, o estigma e o sofrimento psíquico por ela gerados, a partir da análise da instituição escolar pública e do processo formativo na vida cotidiana. A importância desse estudo está baseada no entendimento das interações sociais estabelecidas no cotidiano, na construção de novos conceitos e práticas relativas à formação e na trajetória dos sujeitos inseridos nas instituições escolares. O presente trabalho investiga o papel da instituição de ensino mediante o desenvolvimento da formação e do conhecimento, através de uma perspectiva crítica e por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Optou-se em fazer um estudo como forma de pesquisa descritiva, que permitiu a constatação e avaliação da relação entre as variáveis em questão. Para isso, foram realizadas entrevistas com gestoras de duas escolas públicas, que tiveram por base um roteiro composto de questões abertas para livre resposta das entrevistadas. Logo após, foram aplicados questionários co |
id |
USIN_6979be38132f3a07567d21a22cd497d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2119 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T22:00:55Z2015-03-04T22:00:55Z2006-04-19Made available in DSpace on 2015-03-04T22:00:55Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 19Esta dissertação demonstra a relação entre a exclusão social, o estigma e o sofrimento psíquico por ela gerados, a partir da análise da instituição escolar pública e do processo formativo na vida cotidiana. A importância desse estudo está baseada no entendimento das interações sociais estabelecidas no cotidiano, na construção de novos conceitos e práticas relativas à formação e na trajetória dos sujeitos inseridos nas instituições escolares. O presente trabalho investiga o papel da instituição de ensino mediante o desenvolvimento da formação e do conhecimento, através de uma perspectiva crítica e por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Optou-se em fazer um estudo como forma de pesquisa descritiva, que permitiu a constatação e avaliação da relação entre as variáveis em questão. Para isso, foram realizadas entrevistas com gestoras de duas escolas públicas, que tiveram por base um roteiro composto de questões abertas para livre resposta das entrevistadas. Logo após, foram aplicados questionários coThis dissertation demonstrates the relation among the social exclusion, the stigma and the psychological suffering generated by the social exclusion, from the analysis of the public school institution and the formative process on daily life. The importance of this study is based on understanding of the social interaction established on daily life, on the construction of new concepts and practices concerning to formation and on the trajectory of the students inserted in the school institutions. The current job investigates the role of the school institution by means of development of the formation and the knowledge, through critical perspective and by means of approach qualitative and quantitative. It was chosen to make a study as descriptive research form that allowed the notice and assessment of the relation among the variables in question. Thereby, it was carried out interviews with administrators of two public schools that had on base a schedule composed of open questions for free answer from the interviewNenhumaTorman, Ronalisahttp://lattes.cnpq.br/5189666043190057http://lattes.cnpq.br/5121360004451480Lopes, José RogérioUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesExclusão e formação na instituição escolar públicaCiências Sociais Aplicadasestigmaexclusão socialformaçãoinstituição escolarsofrimentoformationschool institutionsocial exclusionstigmasufferinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2119info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALA exclusao e formacao.pdfA exclusao e formacao.pdfapplication/pdf2060429http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2119/1/A+exclusao+e+formacao.pdfc10cf0403978a526633508621f3867d4MD51UNISINOS/21192015-03-10 16:27:58.55oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2119Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T19:27:58Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Exclusão e formação na instituição escolar pública |
title |
Exclusão e formação na instituição escolar pública |
spellingShingle |
Exclusão e formação na instituição escolar pública Torman, Ronalisa Ciências Sociais Aplicadas estigma exclusão social formação instituição escolar sofrimento formation school institution social exclusion stigma suffering |
title_short |
Exclusão e formação na instituição escolar pública |
title_full |
Exclusão e formação na instituição escolar pública |
title_fullStr |
Exclusão e formação na instituição escolar pública |
title_full_unstemmed |
Exclusão e formação na instituição escolar pública |
title_sort |
Exclusão e formação na instituição escolar pública |
author |
Torman, Ronalisa |
author_facet |
Torman, Ronalisa |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5189666043190057 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5121360004451480 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torman, Ronalisa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, José Rogério |
contributor_str_mv |
Lopes, José Rogério |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas estigma exclusão social formação instituição escolar sofrimento formation school institution social exclusion stigma suffering |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estigma exclusão social formação instituição escolar sofrimento |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
formation school institution social exclusion stigma suffering |
description |
Esta dissertação demonstra a relação entre a exclusão social, o estigma e o sofrimento psíquico por ela gerados, a partir da análise da instituição escolar pública e do processo formativo na vida cotidiana. A importância desse estudo está baseada no entendimento das interações sociais estabelecidas no cotidiano, na construção de novos conceitos e práticas relativas à formação e na trajetória dos sujeitos inseridos nas instituições escolares. O presente trabalho investiga o papel da instituição de ensino mediante o desenvolvimento da formação e do conhecimento, através de uma perspectiva crítica e por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Optou-se em fazer um estudo como forma de pesquisa descritiva, que permitiu a constatação e avaliação da relação entre as variáveis em questão. Para isso, foram realizadas entrevistas com gestoras de duas escolas públicas, que tiveram por base um roteiro composto de questões abertas para livre resposta das entrevistadas. Logo após, foram aplicados questionários co |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-04-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T22:00:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T22:00:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2119 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2119/1/A+exclusao+e+formacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c10cf0403978a526633508621f3867d4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797220850445844480 |