A camiseta e a rua: processos internacionais entre sujeitos pelo vestir

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Calza, Márlon Uliana
Orientador(a): Silveira, Fabrício Lopes da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
Departamento: Escola da Indústria Criativa
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2647
Resumo: A camiseta estampada expressa e representa a grande diversidade cultural exposta nas ruas, vestindo sujeitos que transitam pelo cenário vivo e dinâmico das cidades, produzindo diferentes sentidos, além de interações. Nesta investigação, a ênfase recai não apenas sobre a definição deste meio de comunicação, mas também sobre sua processualidade comunicativa, considerando-se que pode ser percebido e identificado junto à Comunicação Visual Urbana. Mesmo à margem dos muitos objetos estudados pelo campo da Comunicação, a camiseta estampada é marcada por um viés publicitário, no que diz respeito ao seu uso ou abordagem, sendo, ainda, atravessada por lógicas comunicacionais. Deste modo, a discussão aqui é empreendida a partir de uma perspectiva que envolve a interação social como ângulo principal, e o objeto empírico – camiseta estampada – enquanto fenômeno investigado. Sua observação é realizada a partir da utilização de métodos que se aproximam da Pesquisa Etnográfica, com ênfase e destaque para a Fotografia, consi
id USIN_6c2875932364cf03cd3f861ca468f2b9
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2647
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:25:04Z2015-03-05T18:25:04Z2009-03-16Made available in DSpace on 2015-03-05T18:25:04Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 16A camiseta estampada expressa e representa a grande diversidade cultural exposta nas ruas, vestindo sujeitos que transitam pelo cenário vivo e dinâmico das cidades, produzindo diferentes sentidos, além de interações. Nesta investigação, a ênfase recai não apenas sobre a definição deste meio de comunicação, mas também sobre sua processualidade comunicativa, considerando-se que pode ser percebido e identificado junto à Comunicação Visual Urbana. Mesmo à margem dos muitos objetos estudados pelo campo da Comunicação, a camiseta estampada é marcada por um viés publicitário, no que diz respeito ao seu uso ou abordagem, sendo, ainda, atravessada por lógicas comunicacionais. Deste modo, a discussão aqui é empreendida a partir de uma perspectiva que envolve a interação social como ângulo principal, e o objeto empírico – camiseta estampada – enquanto fenômeno investigado. Sua observação é realizada a partir da utilização de métodos que se aproximam da Pesquisa Etnográfica, com ênfase e destaque para a Fotografia, consiThe printed t-shirt expresses and represents the great cultural diversity found on the streets, dressing individuals that walk around in the alive and dynamic scene of the cities, producing different meanings and interactions. In this research, the emphasis is not just on the definition of this medium, but also on its communicative process, considering that it can be perceived and identified at the Urban Visual Communication. Having a small part in the scope of many objects of study in the Area of Communication, the printed t-shirt is marked by an Advertising perspective, related to its use or approach, and also crossed mainly by logical communication. Therefore, this discussion is based on the perspective that involves the social interaction as its main angle, and the empirical object – the printed t-shirt – as the phenomenon investigated. Its observation is based on the use of methods that approaches related to the Ethnographic Research, with emphasis on the Photography, considered as an important Visual MeCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCalza, Márlon Ulianahttp://lattes.cnpq.br/0344627106609671Silveira, Fabrício Lopes daUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaA camiseta e a rua: processos internacionais entre sujeitos pelo vestirCiências Sociais Aplicadascomunicação visual urbanainteraçãocamiseta estampadainteractionurban visual communicationprinted t-shirtinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2647info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALCalzaMarlonUlianaComunicacao.pdfCalzaMarlonUlianaComunicacao.pdfapplication/pdf10017406http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2647/1/CalzaMarlonUlianaComunicacao.pdfa97582ab1428d099888ddd97f67d6c32MD51UNISINOS/26472015-03-18 14:59:33.747oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2647Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-18T17:59:33Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A camiseta e a rua: processos internacionais entre sujeitos pelo vestir
title A camiseta e a rua: processos internacionais entre sujeitos pelo vestir
spellingShingle A camiseta e a rua: processos internacionais entre sujeitos pelo vestir
Calza, Márlon Uliana
Ciências Sociais Aplicadas
comunicação visual urbana
interação
camiseta estampada
interaction
urban visual communication
printed t-shirt
title_short A camiseta e a rua: processos internacionais entre sujeitos pelo vestir
title_full A camiseta e a rua: processos internacionais entre sujeitos pelo vestir
title_fullStr A camiseta e a rua: processos internacionais entre sujeitos pelo vestir
title_full_unstemmed A camiseta e a rua: processos internacionais entre sujeitos pelo vestir
title_sort A camiseta e a rua: processos internacionais entre sujeitos pelo vestir
author Calza, Márlon Uliana
author_facet Calza, Márlon Uliana
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0344627106609671
dc.contributor.author.fl_str_mv Calza, Márlon Uliana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Fabrício Lopes da
contributor_str_mv Silveira, Fabrício Lopes da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
comunicação visual urbana
interação
camiseta estampada
interaction
urban visual communication
printed t-shirt
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação visual urbana
interação
camiseta estampada
dc.subject.eng.fl_str_mv interaction
urban visual communication
printed t-shirt
description A camiseta estampada expressa e representa a grande diversidade cultural exposta nas ruas, vestindo sujeitos que transitam pelo cenário vivo e dinâmico das cidades, produzindo diferentes sentidos, além de interações. Nesta investigação, a ênfase recai não apenas sobre a definição deste meio de comunicação, mas também sobre sua processualidade comunicativa, considerando-se que pode ser percebido e identificado junto à Comunicação Visual Urbana. Mesmo à margem dos muitos objetos estudados pelo campo da Comunicação, a camiseta estampada é marcada por um viés publicitário, no que diz respeito ao seu uso ou abordagem, sendo, ainda, atravessada por lógicas comunicacionais. Deste modo, a discussão aqui é empreendida a partir de uma perspectiva que envolve a interação social como ângulo principal, e o objeto empírico – camiseta estampada – enquanto fenômeno investigado. Sua observação é realizada a partir da utilização de métodos que se aproximam da Pesquisa Etnográfica, com ênfase e destaque para a Fotografia, consi
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:25:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:25:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2647
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2647/1/CalzaMarlonUlianaComunicacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a97582ab1428d099888ddd97f67d6c32
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220853460500480