Desenvolvimento de um método de design para projetação de uma tecnologia exploratória de natureza metafórica
Ano de defesa: | 2020 |
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Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Design
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Departamento: |
Escola da Indústria Criativa
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9475 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo desenvolver um método de design para mudança de comportamento através da cognição baseado na criação de artefatos exploratórios de natureza metafórica na área do Persuasive Design. A tecnologia exploratória destina-se a ajudar os usuários a explorar e compreender informações sobre si mesmos. Parte-se do pressuposto de que essa tecnologia facilita o processo reflexivo a partir da construção de metáforas pelo próprio sujeito, com o intuito de identificar comportamentos provenientes de processos cognitivos não visíveis, peculiares no estágio motivacional de pré-contemplação do modelo Transteórico. A partir da revisão da literatura e do aprofundamento no entendimento do contexto de mudança de comportamento, buscou-se levantar “elementos" de referência para o processo de mudança no contexto do Design Persuasivo. A revisão demonstrou que existe uma lacuna e uma necessidade de melhor investigar o conceito de Tecnologias Exploratórias, conforme indicado por Dey (2013). A revisão também aponta uma carência de métodos específicos para o desenvolvimento destas tecnologias. O método utilizado foi o da pesquisa-ação através do design, que pressupôs duas etapas. A primeira, através das interações entre Designers (projetistas, técnicos e pessoas ligadas ao contexto da temática) – em workshops para geração de diretrizes projetuais para o desenvolvimento de um artefato. A segunda, por observação participante com intuito de avaliar a interação dos sujeitos voluntários com os artefatos. As diretrizes foram aplicadas, prototipadas e analisadas em três ciclos de projetação, por meio de um Conselho de pesquisa composto por Psicólogo, Design e pelo próprio pesquisador com formação em Design Estratégico. Como resultado foram indicadas onze tecnologias exploratórias, propostas dezenove diretrizes projetuais e criado um Método que apoia os designers no Desenvolvimento de Tecnologias Exploratórias baseado em Metáforas – denominado MDTExM – para mudança de comportamento com foco no bem-estar subjetivo do sujeito. Importante ressaltar, que o principal legado da pesquisa extrapola o próprio método criado. O processo de sua construção poderá servir a outras investigações que buscam desenvolver métodos de design. |
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2021-01-11T12:05:39Z2021-01-11T12:05:39Z2020-11-20Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2021-01-11T12:05:39Z No. of bitstreams: 1 Flávio da Cunha Nerva_.pdf: 15574962 bytes, checksum: 573dc54956a6f457a25972350435dc4c (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-11T12:05:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Flávio da Cunha Nerva_.pdf: 15574962 bytes, checksum: 573dc54956a6f457a25972350435dc4c (MD5) Previous issue date: 2020-11-20Este estudo teve como objetivo desenvolver um método de design para mudança de comportamento através da cognição baseado na criação de artefatos exploratórios de natureza metafórica na área do Persuasive Design. A tecnologia exploratória destina-se a ajudar os usuários a explorar e compreender informações sobre si mesmos. Parte-se do pressuposto de que essa tecnologia facilita o processo reflexivo a partir da construção de metáforas pelo próprio sujeito, com o intuito de identificar comportamentos provenientes de processos cognitivos não visíveis, peculiares no estágio motivacional de pré-contemplação do modelo Transteórico. A partir da revisão da literatura e do aprofundamento no entendimento do contexto de mudança de comportamento, buscou-se levantar “elementos" de referência para o processo de mudança no contexto do Design Persuasivo. A revisão demonstrou que existe uma lacuna e uma necessidade de melhor investigar o conceito de Tecnologias Exploratórias, conforme indicado por Dey (2013). A revisão também aponta uma carência de métodos específicos para o desenvolvimento destas tecnologias. O método utilizado foi o da pesquisa-ação através do design, que pressupôs duas etapas. A primeira, através das interações entre Designers (projetistas, técnicos e pessoas ligadas ao contexto da temática) – em workshops para geração de diretrizes projetuais para o desenvolvimento de um artefato. A segunda, por observação participante com intuito de avaliar a interação dos sujeitos voluntários com os artefatos. As diretrizes foram aplicadas, prototipadas e analisadas em três ciclos de projetação, por meio de um Conselho de pesquisa composto por Psicólogo, Design e pelo próprio pesquisador com formação em Design Estratégico. Como resultado foram indicadas onze tecnologias exploratórias, propostas dezenove diretrizes projetuais e criado um Método que apoia os designers no Desenvolvimento de Tecnologias Exploratórias baseado em Metáforas – denominado MDTExM – para mudança de comportamento com foco no bem-estar subjetivo do sujeito. Importante ressaltar, que o principal legado da pesquisa extrapola o próprio método criado. O processo de sua construção poderá servir a outras investigações que buscam desenvolver métodos de design.This study aimed to develop a design method for behavior change through cognition based on the creation of exploratory artifacts of a metaphorical nature in the area of Persuasive Design. Exploratory technology is designed to help users explore and understand information about themselves. It starts from the assumption that this technology facilitates the reflective process from the construction of metaphors by the subject himself, in order to identify behaviors arising from non-visible cognitive processes, peculiar in the motivational stage of pre-contemplation of the Transteoric model. From the literature review and the deepening of the understanding of the context of behavior change, we sought to raise "elements" of reference for the process of change in the context of Persuasive Design. The review demonstrated that there is a gap and a need for better investigate the concept of Exploratory Technologies, as indicated by Dey (2013). The review also points to a lack of specific methods for the development of these technologies. The method used was that of action research through design, which presupposed two stages. The first, through interactions between designers (designers and technicians) and people linked to the context of the theme - in workshops to generate design guidelines for the development of an artifact. The second, through participant observation in order to evaluate the interaction of volunteer subjects with the artifacts. The guidelines were applied, prototyped and validated in three design cycles, by means of a research council composed by Psychologist, Design and by the researcher with training in Strategic Design. As a result, eleven exploratory technologies were indicated, nineteen design guidelines were proposed and a Method was created that supports designers in the Development of Exploratory Technologies based on Metaphors - called MDTExM - for behavior change focusing on the subject's subjective well-being. It is important to note that the main legacy of the research goes beyond the method created. The construction process may serve other investigations that seek to develop design method.NenhumaNerva, Flávio da Cunhahttp://lattes.cnpq.br/6186185004734180http://lattes.cnpq.br/6525779922201302Tonetto, Leandro Milettohttp://lattes.cnpq.br/6936566634445566Scaletsky, Celso CarnosUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DesignUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaDesenvolvimento de um método de design para projetação de uma tecnologia exploratória de natureza metafóricaACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho IndustrialPersuasãoTecnologia exploratóriaMetáforasDfBC – Design para mudança de comportamentoDfCTC – Design para mudança pela cogniçãoModelo transteóricoMDTExM - desenvolvimento de tecnologias exploratórias baseado em metáforas.Exploratory technologyMetaphorsDfBC - design for behavior changeDfBCTC - design for change through cognitionTranstheoric modelMDExTM - method for the development of exploratory technologies based on metaphorsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9475info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALFlávio da Cunha Nerva_.pdfFlávio da Cunha Nerva_.pdfapplication/pdf15574962http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9475/1/Fl%C3%A1vio+da+Cunha+Nerva_.pdf573dc54956a6f457a25972350435dc4cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9475/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/94752021-01-11 09:06:55.854oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-01-11T12:06:55Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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