A sala de aula universitária como espaço de inovação: investigando o curso de nutrição da Unisinos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Pedroso, Maísa Beltrame
Orientador(a): Cunha, Maria Isabel da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1884
Resumo: Este trabalho está centrado nas práticas pedagógicas consideradas significativas pelos estudantes do Curso de Nutrição da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e no protagonismo das professoras que as desenvolvem. Procurou perceber se essas experiências significam inovação na perspectiva de uma ruptura paradigmática, compreendendo a inovação como um processo descontínuo, de rupturas com as formas tradicionais do ensinar e aprender. Dentro desse propósito buscou também compreender como os professores, percebidos como inovadores por seus alunos, construíram suas trajetórias docentes, identificando os processos que instituem suas práticas pedagógicas. Foram utilizados a metodologia qualitativa e os princípios da abordagem etnográfica na expectativa de compreender os processos no contexto social onde são produzidos, a partir de sua história e contingências de produção. Para a realização da pesquisa, foram selecionados, como interlocutores, trinta e nove alunos e quatro professores do Curso de Nutrição.
id USIN_817fc13140573aa477f1557ebe23fd4c
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1884
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T19:56:48Z2015-03-04T19:56:48Z2006-04-17Made available in DSpace on 2015-03-04T19:56:48Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 17Este trabalho está centrado nas práticas pedagógicas consideradas significativas pelos estudantes do Curso de Nutrição da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e no protagonismo das professoras que as desenvolvem. Procurou perceber se essas experiências significam inovação na perspectiva de uma ruptura paradigmática, compreendendo a inovação como um processo descontínuo, de rupturas com as formas tradicionais do ensinar e aprender. Dentro desse propósito buscou também compreender como os professores, percebidos como inovadores por seus alunos, construíram suas trajetórias docentes, identificando os processos que instituem suas práticas pedagógicas. Foram utilizados a metodologia qualitativa e os princípios da abordagem etnográfica na expectativa de compreender os processos no contexto social onde são produzidos, a partir de sua história e contingências de produção. Para a realização da pesquisa, foram selecionados, como interlocutores, trinta e nove alunos e quatro professores do Curso de Nutrição.This work is based on the pedagogical practices that are considered significant by the students of the Nutrition Course at the Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS and the advocacy of the lecturers that developed these practices. It was sought to discover whether these experiences signified innovation in the sense of a paradigmatic break, understanding innovation as a discontinuous process, of ruptures with the traditional forms of teaching and learning. Within this goal, it was also sought to understand how the lecturers, seen as innovators by their students, constructed the route to follow as educators, identifying the processes instituted in their pedagogical practice. A qualitative methodology and the principles of an ethnographic approach were used in the expectation of understanding the processes in the social context under which they were produced, on the basis of their history and the contingencies of their production. To carry out the research thirty nine students and four lecturers fromNenhumaPedroso, Maísa Beltramehttp://lattes.cnpq.br/1430078159524726http://lattes.cnpq.br/0157149133885713Cunha, Maria Isabel daUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesA sala de aula universitária como espaço de inovação: investigando o curso de nutrição da UnisinosCiências Humanasaprendizagem significativacurso de Nutriçãoinovação pedagógicapedagogia universitáriasaberes docenteseducator knowledgeinnovation pedagogymeaningful learningNutrition courseuniversity pedagogyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1884info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALA sala de aula universitaria.pdfA sala de aula universitaria.pdfapplication/pdf995443http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1884/1/A+sala+de+aula+universitaria.pdf94980249a937c45a2ee7840e75588d82MD51UNISINOS/18842015-03-09 12:45:03.984oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1884Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T15:45:03Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A sala de aula universitária como espaço de inovação: investigando o curso de nutrição da Unisinos
title A sala de aula universitária como espaço de inovação: investigando o curso de nutrição da Unisinos
spellingShingle A sala de aula universitária como espaço de inovação: investigando o curso de nutrição da Unisinos
Pedroso, Maísa Beltrame
Ciências Humanas
aprendizagem significativa
curso de Nutrição
inovação pedagógica
pedagogia universitária
saberes docentes
educator knowledge
innovation pedagogy
meaningful learning
Nutrition course
university pedagogy
title_short A sala de aula universitária como espaço de inovação: investigando o curso de nutrição da Unisinos
title_full A sala de aula universitária como espaço de inovação: investigando o curso de nutrição da Unisinos
title_fullStr A sala de aula universitária como espaço de inovação: investigando o curso de nutrição da Unisinos
title_full_unstemmed A sala de aula universitária como espaço de inovação: investigando o curso de nutrição da Unisinos
title_sort A sala de aula universitária como espaço de inovação: investigando o curso de nutrição da Unisinos
author Pedroso, Maísa Beltrame
author_facet Pedroso, Maísa Beltrame
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1430078159524726
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0157149133885713
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, Maísa Beltrame
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Maria Isabel da
contributor_str_mv Cunha, Maria Isabel da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
aprendizagem significativa
curso de Nutrição
inovação pedagógica
pedagogia universitária
saberes docentes
educator knowledge
innovation pedagogy
meaningful learning
Nutrition course
university pedagogy
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem significativa
curso de Nutrição
inovação pedagógica
pedagogia universitária
saberes docentes
dc.subject.eng.fl_str_mv educator knowledge
innovation pedagogy
meaningful learning
Nutrition course
university pedagogy
description Este trabalho está centrado nas práticas pedagógicas consideradas significativas pelos estudantes do Curso de Nutrição da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e no protagonismo das professoras que as desenvolvem. Procurou perceber se essas experiências significam inovação na perspectiva de uma ruptura paradigmática, compreendendo a inovação como um processo descontínuo, de rupturas com as formas tradicionais do ensinar e aprender. Dentro desse propósito buscou também compreender como os professores, percebidos como inovadores por seus alunos, construíram suas trajetórias docentes, identificando os processos que instituem suas práticas pedagógicas. Foram utilizados a metodologia qualitativa e os princípios da abordagem etnográfica na expectativa de compreender os processos no contexto social onde são produzidos, a partir de sua história e contingências de produção. Para a realização da pesquisa, foram selecionados, como interlocutores, trinta e nove alunos e quatro professores do Curso de Nutrição.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-04-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T19:56:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T19:56:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1884
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1884/1/A+sala+de+aula+universitaria.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 94980249a937c45a2ee7840e75588d82
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220849263050752