Universidade e projeto político-pedagógico: diálogos possíveis fomentando formações emancipatórias

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Fagundes, Maurício Cesar Vitória
Orientador(a): Cunha, Maria Isabel da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2094
Resumo: O estudo reflete sobre a possibilidade de um Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma universidade pública, de intencionalidade emancipatória, impactar a formação e ação profissional de seus acadêmicos. A opção metodológica que orientou a pesquisa foi pautada nos princípios da investigação qualitativa por meio de um estudo de caso de natureza etnográfica. Os principais instrumentos utilizados para a apreensão e entendimento da realidade pesquisada foram a observação participante, a análise de documentos e os diálogos no campo. Os acadêmicos se constituíram nos sujeitos centrais desta pesquisa incluindo, também, os professores e técnicos para entender o contexto geral do processo formativo. A orientação epistemológica que balizou o diálogo com os sujeitos baseou-se nos princípios da dialética, lançando mão de categorias como totalidade, contradição e mediação. O texto se constitui a partir da trajetória de vida do pesquisador, destacando a imersão no mundo do trabalho e a compreensão de como o trabalho no camp
id USIN_93bf50b14b1ee921775fb4de4291cd99
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2094
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T21:16:03Z2015-03-04T21:16:03Z2009-02-26Made available in DSpace on 2015-03-04T21:16:03Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 26O estudo reflete sobre a possibilidade de um Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma universidade pública, de intencionalidade emancipatória, impactar a formação e ação profissional de seus acadêmicos. A opção metodológica que orientou a pesquisa foi pautada nos princípios da investigação qualitativa por meio de um estudo de caso de natureza etnográfica. Os principais instrumentos utilizados para a apreensão e entendimento da realidade pesquisada foram a observação participante, a análise de documentos e os diálogos no campo. Os acadêmicos se constituíram nos sujeitos centrais desta pesquisa incluindo, também, os professores e técnicos para entender o contexto geral do processo formativo. A orientação epistemológica que balizou o diálogo com os sujeitos baseou-se nos princípios da dialética, lançando mão de categorias como totalidade, contradição e mediação. O texto se constitui a partir da trajetória de vida do pesquisador, destacando a imersão no mundo do trabalho e a compreensão de como o trabalho no campThe study reflects the possibility of a Political-Pedagogical Project (PPP) of a public university, is intent emancipatory, impacting the training and professional action of its academics. The option that has guided the research methodology was based on the principles of qualitative research through a case study of ethnographic nature. The main instruments used for grasping and understanding of reality were searched the observation, the analysis of documents and dialogues in the field. The scholars were formed in the central subject of this research, including, also, teachers and technicians to understand the general context of the training process. The epistemological orientation balizou that the dialogue with the subject based on the principles of dialectics, making use of categories as a whole, contradiction and mediation. The text is founded upon the life trajectory of the researcher, highlighting the immersion into the world of work and understanding of how the work in the field of education could directUniversidade do Vale do Rio dos SinosFagundes, Maurício Cesar Vitóriahttp://lattes.cnpq.br/3453061683909782http://lattes.cnpq.br/0157149133885713Cunha, Maria Isabel daUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesUniversidade e projeto político-pedagógico: diálogos possíveis fomentando formações emancipatóriasCiências Humanasautonomiacurrículo emancipatóriodialéticadiálogoeducação superiorensino de graduaçãouniversidadeprojeto político-pedagógicoautonomycurriculum emancipatorydialecticsdialoguehigher educationundergraduate educationuniversitypolitical and educational projectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2094info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMauricioFagundesEducacao.pdfMauricioFagundesEducacao.pdfapplication/pdf1168201http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2094/1/MauricioFagundesEducacao.pdf810b96c90f3f038a32822deb099642c0MD51UNISINOS/20942015-03-10 11:59:31.713oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2094Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:59:31Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Universidade e projeto político-pedagógico: diálogos possíveis fomentando formações emancipatórias
title Universidade e projeto político-pedagógico: diálogos possíveis fomentando formações emancipatórias
spellingShingle Universidade e projeto político-pedagógico: diálogos possíveis fomentando formações emancipatórias
Fagundes, Maurício Cesar Vitória
Ciências Humanas
autonomia
currículo emancipatório
dialética
diálogo
educação superior
ensino de graduação
universidade
projeto político-pedagógico
autonomy
curriculum emancipatory
dialectics
dialogue
higher education
undergraduate education
university
political and educational project
title_short Universidade e projeto político-pedagógico: diálogos possíveis fomentando formações emancipatórias
title_full Universidade e projeto político-pedagógico: diálogos possíveis fomentando formações emancipatórias
title_fullStr Universidade e projeto político-pedagógico: diálogos possíveis fomentando formações emancipatórias
title_full_unstemmed Universidade e projeto político-pedagógico: diálogos possíveis fomentando formações emancipatórias
title_sort Universidade e projeto político-pedagógico: diálogos possíveis fomentando formações emancipatórias
author Fagundes, Maurício Cesar Vitória
author_facet Fagundes, Maurício Cesar Vitória
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3453061683909782
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0157149133885713
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes, Maurício Cesar Vitória
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Maria Isabel da
contributor_str_mv Cunha, Maria Isabel da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
autonomia
currículo emancipatório
dialética
diálogo
educação superior
ensino de graduação
universidade
projeto político-pedagógico
autonomy
curriculum emancipatory
dialectics
dialogue
higher education
undergraduate education
university
political and educational project
dc.subject.por.fl_str_mv autonomia
currículo emancipatório
dialética
diálogo
educação superior
ensino de graduação
universidade
projeto político-pedagógico
dc.subject.eng.fl_str_mv autonomy
curriculum emancipatory
dialectics
dialogue
higher education
undergraduate education
university
political and educational project
description O estudo reflete sobre a possibilidade de um Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma universidade pública, de intencionalidade emancipatória, impactar a formação e ação profissional de seus acadêmicos. A opção metodológica que orientou a pesquisa foi pautada nos princípios da investigação qualitativa por meio de um estudo de caso de natureza etnográfica. Os principais instrumentos utilizados para a apreensão e entendimento da realidade pesquisada foram a observação participante, a análise de documentos e os diálogos no campo. Os acadêmicos se constituíram nos sujeitos centrais desta pesquisa incluindo, também, os professores e técnicos para entender o contexto geral do processo formativo. A orientação epistemológica que balizou o diálogo com os sujeitos baseou-se nos princípios da dialética, lançando mão de categorias como totalidade, contradição e mediação. O texto se constitui a partir da trajetória de vida do pesquisador, destacando a imersão no mundo do trabalho e a compreensão de como o trabalho no camp
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2094
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2094/1/MauricioFagundesEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 810b96c90f3f038a32822deb099642c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220850391318528