Sala de cinema: da comunicação à experiência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Barra, Douglas Renê
Orientador(a): Costa, Filipe Campelo Xavier da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Design
Departamento: Escola da Indústria Criativa
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12448
Resumo: A presente pesquisa concentra-se em analisar o cinema e o design estratégico na busca pela compreensão da experiência de consumo cinematográfico na indústria brasileira. Assim, estabeleceu-se a problemática deste estudo: Como ocorrem as possíveis relações de experiência entre o espectador e a produção cinematográfica? Como qualificar a experiência do consumo cinematográfico? Para a realização da coleta de dados foi utilizado o estudo de caso, contando com uma produção cinematográfica nacional e outra internacional e as suas estratégias de divulgação. Também foram realizadas entrevistas em profundidade com espectadores de uma produção nacional em cartaz e entrevistas com profissionais especializados no mercado audiovisual. Posteriormente, o conteúdo dos dados coletados foi analisado. Assim, conclui-se que as experiências no consumo cinematográfico não se tornam memoráveis ou extraordinárias quando o filme é exibido de maneira isolada das estratégias de comunicação e de serviços.
id USIN_a2dfdd774716e40e5e6a46ad9c82af4f
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/12448
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2023-06-02T13:15:40Z2023-06-02T13:15:40Z2011-08-30Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2023-06-02T13:15:40Z No. of bitstreams: 1 Douglas Renê Barra_.pdf: 5688411 bytes, checksum: e64c5b8dd146d67d70b78e4b25ce7ec1 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-02T13:15:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Douglas Renê Barra_.pdf: 5688411 bytes, checksum: e64c5b8dd146d67d70b78e4b25ce7ec1 (MD5) Previous issue date: 2011-08-30A presente pesquisa concentra-se em analisar o cinema e o design estratégico na busca pela compreensão da experiência de consumo cinematográfico na indústria brasileira. Assim, estabeleceu-se a problemática deste estudo: Como ocorrem as possíveis relações de experiência entre o espectador e a produção cinematográfica? Como qualificar a experiência do consumo cinematográfico? Para a realização da coleta de dados foi utilizado o estudo de caso, contando com uma produção cinematográfica nacional e outra internacional e as suas estratégias de divulgação. Também foram realizadas entrevistas em profundidade com espectadores de uma produção nacional em cartaz e entrevistas com profissionais especializados no mercado audiovisual. Posteriormente, o conteúdo dos dados coletados foi analisado. Assim, conclui-se que as experiências no consumo cinematográfico não se tornam memoráveis ou extraordinárias quando o filme é exibido de maneira isolada das estratégias de comunicação e de serviços.The research focuses on analyzing the strategic design and the cinema in seeking to understand the consumer experience in the Brazilian cinematographic productions. Once settled, the issue of this study: How the possible experiences of relationship between the viewer and the cinematographic productions occur? How to qualify the experience of the cinema consumption? For data collection, the multiple case study was used, cinematographic productions (one national and one international) and their dissemination strategies, were also conducted interviews with viewers of a brazilian production currently in theaters and interviews with professional experts in the audiovisual market. Afterwards, data were analyzed by content analysis. One of the findings was that the consumer experiences in cinema do not become memorable, or extraordinary, when the movie is shown in isolation to communication strategies and services.NenhumaBarra, Douglas Renêhttp://lattes.cnpq.br/4854790586306146http://lattes.cnpq.br/7106471704531411Costa, Filipe Campelo Xavier daUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DesignUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaSala de cinema: da comunicação à experiênciaACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho IndustrialDesign estratégicoExperiênciaConsumo cinematográficoStrategic designExperienceCinema consumptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12448info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12448/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALDouglas Renê Barra_.pdfDouglas Renê Barra_.pdfapplication/pdf5688411http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12448/1/Douglas+Ren%C3%AA+Barra_.pdfe64c5b8dd146d67d70b78e4b25ce7ec1MD51UNISINOS/124482023-06-02 10:16:45.574oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2023-06-02T13:16:45Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sala de cinema: da comunicação à experiência
title Sala de cinema: da comunicação à experiência
spellingShingle Sala de cinema: da comunicação à experiência
Barra, Douglas Renê
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Design estratégico
Experiência
Consumo cinematográfico
Strategic design
Experience
Cinema consumption
title_short Sala de cinema: da comunicação à experiência
title_full Sala de cinema: da comunicação à experiência
title_fullStr Sala de cinema: da comunicação à experiência
title_full_unstemmed Sala de cinema: da comunicação à experiência
title_sort Sala de cinema: da comunicação à experiência
author Barra, Douglas Renê
author_facet Barra, Douglas Renê
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4854790586306146
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7106471704531411
dc.contributor.author.fl_str_mv Barra, Douglas Renê
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Filipe Campelo Xavier da
contributor_str_mv Costa, Filipe Campelo Xavier da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Design estratégico
Experiência
Consumo cinematográfico
Strategic design
Experience
Cinema consumption
dc.subject.por.fl_str_mv Design estratégico
Experiência
Consumo cinematográfico
dc.subject.eng.fl_str_mv Strategic design
Experience
Cinema consumption
description A presente pesquisa concentra-se em analisar o cinema e o design estratégico na busca pela compreensão da experiência de consumo cinematográfico na indústria brasileira. Assim, estabeleceu-se a problemática deste estudo: Como ocorrem as possíveis relações de experiência entre o espectador e a produção cinematográfica? Como qualificar a experiência do consumo cinematográfico? Para a realização da coleta de dados foi utilizado o estudo de caso, contando com uma produção cinematográfica nacional e outra internacional e as suas estratégias de divulgação. Também foram realizadas entrevistas em profundidade com espectadores de uma produção nacional em cartaz e entrevistas com profissionais especializados no mercado audiovisual. Posteriormente, o conteúdo dos dados coletados foi analisado. Assim, conclui-se que as experiências no consumo cinematográfico não se tornam memoráveis ou extraordinárias quando o filme é exibido de maneira isolada das estratégias de comunicação e de serviços.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-02T13:15:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-02T13:15:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12448
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12448/2/license.txt
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12448/1/Douglas+Ren%C3%AA+Barra_.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 320e21f23402402ac4988605e1edd177
e64c5b8dd146d67d70b78e4b25ce7ec1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220918247817216