“Welcome to the desert of the real” : uma proposta teóricometodológica de cartografia de franquia de cultura pop a partir de matrix

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Becko, Larissa Tamborindenguy
Orientador(a): Amaral, Adriana da Rosa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
Departamento: Escola da Indústria Criativa
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12214
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal mapear e analisar as dinâmicas e lógicas das franquias de cultura pop a partir da franquia de Matrix. Por meio da compreensão da franquia como universo ficcional, buscou-se traçar e discutir as características que compõem esses sistemas midiáticos e seu funcionamento enquanto modelo de negócio centrado no consumo e no engajamento dos fãs e dos consumidores. Tendo como arranjo metodológico a cartografia e a teoria fundamentada, foi realizada uma análise que contemplou postagens realizadas em portais de conteúdo sobre o lançamento do longa-metragem Matrix Resurrections (2021), além de entrevistas e grupo focal com fãs e produtores de conteúdo envolvidos com o universo ficcional, com o objetivo de verificar as novas configurações da franquia no contexto contemporâneo. Como resultado, a tese propõe o entendimento das franquias de cultura pop como complexos conjuntos de elementos, atores, estruturas, fluxos etc. que se estabelecem a partir de três dimensões principais: midiática, mercadológica e de consumo.
id USIN_b5674d7fcbe5592a82a8a049e7a2e501
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/12214
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2023-02-28T19:18:27Z2023-02-28T19:18:27Z2022-12-15Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2023-02-28T19:18:27Z No. of bitstreams: 1 Larissa Becko_PROTEGIDO.pdf: 7640494 bytes, checksum: 20a25f247c4151b14e916941d936272e (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-28T19:18:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Larissa Becko_PROTEGIDO.pdf: 7640494 bytes, checksum: 20a25f247c4151b14e916941d936272e (MD5) Previous issue date: 2022-12-15Este trabalho tem como objetivo principal mapear e analisar as dinâmicas e lógicas das franquias de cultura pop a partir da franquia de Matrix. Por meio da compreensão da franquia como universo ficcional, buscou-se traçar e discutir as características que compõem esses sistemas midiáticos e seu funcionamento enquanto modelo de negócio centrado no consumo e no engajamento dos fãs e dos consumidores. Tendo como arranjo metodológico a cartografia e a teoria fundamentada, foi realizada uma análise que contemplou postagens realizadas em portais de conteúdo sobre o lançamento do longa-metragem Matrix Resurrections (2021), além de entrevistas e grupo focal com fãs e produtores de conteúdo envolvidos com o universo ficcional, com o objetivo de verificar as novas configurações da franquia no contexto contemporâneo. Como resultado, a tese propõe o entendimento das franquias de cultura pop como complexos conjuntos de elementos, atores, estruturas, fluxos etc. que se estabelecem a partir de três dimensões principais: midiática, mercadológica e de consumo.The main objective of this work is to map and analyze the dynamics and logic of pop culture franchises based on the Matrix franchise. From the understanding of the franchise as a fictional universe, we sought to outline and discuss the characteristics that make up these media systems and their functioning as a business model centered on consumption and on the engagement of fans and consumers. Using cartography and grounded theory as a methodological arrangement, an analysis was carried out that included posts made on content portals about the release of the feature film Matrix Resurrections (2021) as well as interviews and a focus group with fans and content producers involved with the fictional universe with the objective of verifying the new configurations of the franchise in the contemporary context. As a result, the thesis proposes the understanding of pop culture franchises as complex sets of elements, actors, structures, flows, etc. that are established from three main dimensions: media, marketing and consumption.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorBecko, Larissa Tamborindenguyhttp://lattes.cnpq.br/2305267175695707http://lattes.cnpq.br/8210260553342144Amaral, Adriana da RosaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria Criativa“Welcome to the desert of the real” : uma proposta teóricometodológica de cartografia de franquia de cultura pop a partir de matrixACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoFranquiaCultura popConsumoFãsFandomMatrixFranchisePop cultureConsumptionFansinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12214info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12214/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALLarissa Becko_PROTEGIDO.pdfLarissa Becko_PROTEGIDO.pdfapplication/pdf7640494http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12214/1/Larissa+Becko_PROTEGIDO.pdf20a25f247c4151b14e916941d936272eMD51UNISINOS/122142023-02-28 16:20:35.048oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2023-02-28T19:20:35Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Welcome to the desert of the real” : uma proposta teóricometodológica de cartografia de franquia de cultura pop a partir de matrix
title “Welcome to the desert of the real” : uma proposta teóricometodológica de cartografia de franquia de cultura pop a partir de matrix
spellingShingle “Welcome to the desert of the real” : uma proposta teóricometodológica de cartografia de franquia de cultura pop a partir de matrix
Becko, Larissa Tamborindenguy
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Franquia
Cultura pop
Consumo
Fãs
Fandom
Matrix
Franchise
Pop culture
Consumption
Fans
title_short “Welcome to the desert of the real” : uma proposta teóricometodológica de cartografia de franquia de cultura pop a partir de matrix
title_full “Welcome to the desert of the real” : uma proposta teóricometodológica de cartografia de franquia de cultura pop a partir de matrix
title_fullStr “Welcome to the desert of the real” : uma proposta teóricometodológica de cartografia de franquia de cultura pop a partir de matrix
title_full_unstemmed “Welcome to the desert of the real” : uma proposta teóricometodológica de cartografia de franquia de cultura pop a partir de matrix
title_sort “Welcome to the desert of the real” : uma proposta teóricometodológica de cartografia de franquia de cultura pop a partir de matrix
author Becko, Larissa Tamborindenguy
author_facet Becko, Larissa Tamborindenguy
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2305267175695707
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8210260553342144
dc.contributor.author.fl_str_mv Becko, Larissa Tamborindenguy
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amaral, Adriana da Rosa
contributor_str_mv Amaral, Adriana da Rosa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Franquia
Cultura pop
Consumo
Fãs
Fandom
Matrix
Franchise
Pop culture
Consumption
Fans
dc.subject.por.fl_str_mv Franquia
Cultura pop
Consumo
Fãs
dc.subject.eng.fl_str_mv Fandom
Matrix
Franchise
Pop culture
Consumption
Fans
description Este trabalho tem como objetivo principal mapear e analisar as dinâmicas e lógicas das franquias de cultura pop a partir da franquia de Matrix. Por meio da compreensão da franquia como universo ficcional, buscou-se traçar e discutir as características que compõem esses sistemas midiáticos e seu funcionamento enquanto modelo de negócio centrado no consumo e no engajamento dos fãs e dos consumidores. Tendo como arranjo metodológico a cartografia e a teoria fundamentada, foi realizada uma análise que contemplou postagens realizadas em portais de conteúdo sobre o lançamento do longa-metragem Matrix Resurrections (2021), além de entrevistas e grupo focal com fãs e produtores de conteúdo envolvidos com o universo ficcional, com o objetivo de verificar as novas configurações da franquia no contexto contemporâneo. Como resultado, a tese propõe o entendimento das franquias de cultura pop como complexos conjuntos de elementos, atores, estruturas, fluxos etc. que se estabelecem a partir de três dimensões principais: midiática, mercadológica e de consumo.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T19:18:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-28T19:18:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12214
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12214/2/license.txt
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12214/1/Larissa+Becko_PROTEGIDO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 320e21f23402402ac4988605e1edd177
20a25f247c4151b14e916941d936272e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220917245378560