As dimensões ética e política como componentes curriculares dos cursos de licenciatura: a perspectiva dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Guzzo, Valdemir
Orientador(a): Cunha, Maria Isabel da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2101
Resumo: As questões éticas e políticas como componentes indissociáveis na formação acadêmica são o objeto desse estudo. Tomam-se, para tal, os Cursos de Licenciatura que, no Brasil, formam professores para a educação básica. Os significados éticos e políticos das ações docentes foram analisados a partir de depoimentos de estudantes concluintes de diferentes Cursos de Licenciatura. Fundamentado teoricamente a partir do ideário freireano, que vivenciou o cotidiano do sistema de educação nacional, e tendo como apoio pensadores que têm na formação docente sua linha investigativa de pesquisas, o estudo alicerça-se em uma abordagem qualitativa, utilizando princípios etnográficos de pesquisa. Assume as dimensões ética e política como base de uma formação docente emancipatória. Compreende a ética como a reflexão sobre o ato moral que legitima as relações sociais, introduzindo, no ambiente educativo, a dimensão do sujeito, questionando os princípios e os fundamentos do campo humano ligados à autonomia, à disciplina e ao própr
id USIN_baed0be9a74e0012e849d1175ae49664
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2101
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T21:16:48Z2015-03-04T21:16:48Z2009-12-18Made available in DSpace on 2015-03-04T21:16:48Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 18As questões éticas e políticas como componentes indissociáveis na formação acadêmica são o objeto desse estudo. Tomam-se, para tal, os Cursos de Licenciatura que, no Brasil, formam professores para a educação básica. Os significados éticos e políticos das ações docentes foram analisados a partir de depoimentos de estudantes concluintes de diferentes Cursos de Licenciatura. Fundamentado teoricamente a partir do ideário freireano, que vivenciou o cotidiano do sistema de educação nacional, e tendo como apoio pensadores que têm na formação docente sua linha investigativa de pesquisas, o estudo alicerça-se em uma abordagem qualitativa, utilizando princípios etnográficos de pesquisa. Assume as dimensões ética e política como base de uma formação docente emancipatória. Compreende a ética como a reflexão sobre o ato moral que legitima as relações sociais, introduzindo, no ambiente educativo, a dimensão do sujeito, questionando os princípios e os fundamentos do campo humano ligados à autonomia, à disciplina e ao próprEthical and political issues as inseparable components in the academic background are the object of this study. Undergraduate courses whose students graduate to be teachers in elementary schools are taken to this purpose. The ethical and political meanings of the teaching actions were analyzed from interviews with graduating students from different courses. Based theoretically on the ideas of Paulo Freire, who experienced the everyday life of the educational system in Brazil, and supported by thinkers who have the teacher formation as a research line, this study is grounded in a qualitative analysis, using ethnographic principles of research. This study assumes the ethical and political dimensions as the basis of an emancipatory formation of teachers. It understands ethics as a reflection on the moral act that legitimate the social relationships, introducing, in the educational environment, the dimension of the subject, questioning the principles and fundamentals of the human being related to autonomy, discipNenhumaGuzzo, Valdemirhttp://lattes.cnpq.br/3989438085108172http://lattes.cnpq.br/0157149133885713Cunha, Maria Isabel daUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesAs dimensões ética e política como componentes curriculares dos cursos de licenciatura: a perspectiva dos estudantesCiências Humanascurrículoética na formaçãolicenciaturaspolítica na formaçãoformação inicial de professorescurriculumethics in the formationlicentiatespolitics in the formationinitial formation of teachersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2101info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALValdemirGuzzoEducacao.pdfValdemirGuzzoEducacao.pdfapplication/pdf948927http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2101/1/ValdemirGuzzoEducacao.pdf2b1986f3d024673c323ed171e36e2975MD51UNISINOS/21012015-03-10 13:35:52.391oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2101Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T16:35:52Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As dimensões ética e política como componentes curriculares dos cursos de licenciatura: a perspectiva dos estudantes
title As dimensões ética e política como componentes curriculares dos cursos de licenciatura: a perspectiva dos estudantes
spellingShingle As dimensões ética e política como componentes curriculares dos cursos de licenciatura: a perspectiva dos estudantes
Guzzo, Valdemir
Ciências Humanas
currículo
ética na formação
licenciaturas
política na formação
formação inicial de professores
curriculum
ethics in the formation
licentiates
politics in the formation
initial formation of teachers
title_short As dimensões ética e política como componentes curriculares dos cursos de licenciatura: a perspectiva dos estudantes
title_full As dimensões ética e política como componentes curriculares dos cursos de licenciatura: a perspectiva dos estudantes
title_fullStr As dimensões ética e política como componentes curriculares dos cursos de licenciatura: a perspectiva dos estudantes
title_full_unstemmed As dimensões ética e política como componentes curriculares dos cursos de licenciatura: a perspectiva dos estudantes
title_sort As dimensões ética e política como componentes curriculares dos cursos de licenciatura: a perspectiva dos estudantes
author Guzzo, Valdemir
author_facet Guzzo, Valdemir
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3989438085108172
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0157149133885713
dc.contributor.author.fl_str_mv Guzzo, Valdemir
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Maria Isabel da
contributor_str_mv Cunha, Maria Isabel da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
currículo
ética na formação
licenciaturas
política na formação
formação inicial de professores
curriculum
ethics in the formation
licentiates
politics in the formation
initial formation of teachers
dc.subject.por.fl_str_mv currículo
ética na formação
licenciaturas
política na formação
formação inicial de professores
dc.subject.eng.fl_str_mv curriculum
ethics in the formation
licentiates
politics in the formation
initial formation of teachers
description As questões éticas e políticas como componentes indissociáveis na formação acadêmica são o objeto desse estudo. Tomam-se, para tal, os Cursos de Licenciatura que, no Brasil, formam professores para a educação básica. Os significados éticos e políticos das ações docentes foram analisados a partir de depoimentos de estudantes concluintes de diferentes Cursos de Licenciatura. Fundamentado teoricamente a partir do ideário freireano, que vivenciou o cotidiano do sistema de educação nacional, e tendo como apoio pensadores que têm na formação docente sua linha investigativa de pesquisas, o estudo alicerça-se em uma abordagem qualitativa, utilizando princípios etnográficos de pesquisa. Assume as dimensões ética e política como base de uma formação docente emancipatória. Compreende a ética como a reflexão sobre o ato moral que legitima as relações sociais, introduzindo, no ambiente educativo, a dimensão do sujeito, questionando os princípios e os fundamentos do campo humano ligados à autonomia, à disciplina e ao própr
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2101
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2101/1/ValdemirGuzzoEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b1986f3d024673c323ed171e36e2975
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220850405998592