Inovação na cadeia de valor em serviços : aplicação da curva da riqueza em empresas do setor de telecomunicações

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Macedo, Luís Gustavo Junqueira de
Orientador(a): Júnior, José Antônio Valle Antunes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Departamento: Escola de Gestão e Negócios
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6699
Resumo: Este trabalho trata da temática da inovação ao longo da cadeia de valor em ambiente de organizações de telecomunicações. As atividades de inovação podem ocorrer ao longo de todos os estágios das atividades na empresa, e tornam-se um meio para incremento da competitividade das organizações no cenário de forte concorrência. O presente estudo utiliza a abordagem qualitativa exploratória para analisar os dados coletados por meio de entrevistas realizadas entre fevereiro e junho de 2017. Foram cinco profissionais entrevistados que pertencem à área de vendas e estão distribuídos nas quatro principais empresas do setor, mais um quinto que trabalha em uma organização considerada entrante. Com base no estudo, apresentou-se uma caracterização do setor e das empresas pesquisadas, identificando exemplos práticos de atividades de inovação em cada organização e de que forma estas agregam valor ao cliente. Para proceder com a análise comparativa dos resultados, utilizou-se um modelo gráfico chamado de “Curva da Riqueza” que originalmente foi criada por Pantaleão, Antunes Junior e Pellegrin (2007) com o objetivo de associar os conceitos de inovação encontrados no manual de OSLO e a cadeia de valor na forma mais específica dos estágios das atividades das organizações da indústria de transformação. Com a utilização do modelo, o estudo apresentou o comportamento da Curva da Riqueza para cada uma das empresas e para o setor, no que diz respeito aos estágios das atividades e ao valor de apropriação. Observou-se nos casos analisados que a inovação ocorre de forma incremental, com foco principal nas ações de gestão da marca e desenvolvimento de novos serviços calçados essencialmente no desenvolvimento de novas tecnologias na área de tecnologia da informação. Em contra partida, as atividades de inovação no desenvolvimento de processos e serviços de pós-vendas parecem estar relegadas ao menor tratamento, impactando na percepção de qualidade tanto dos clientes quanto dos próprios profissionais. A empresa entrante trata em primeiro plano as atividades de inovação no desenvolvimento de processos, entrega e logística de materiais, e por esse motivo, a Curva da Riqueza dessa organização tem formato invertido à versão original, utilizada em indústrias de produtos.
id USIN_cd3dc24f9fdec682d58fbe58c895806d
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/6699
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2017-10-16T15:14:38Z2017-10-16T15:14:38Z2017-06-26Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2017-10-16T15:14:38Z No. of bitstreams: 1 Luís Gustavo Junqueira de Macedo_.pdf: 1860304 bytes, checksum: 85bb013c6d76d24a98c76e5c14948a34 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-16T15:14:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luís Gustavo Junqueira de Macedo_.pdf: 1860304 bytes, checksum: 85bb013c6d76d24a98c76e5c14948a34 (MD5) Previous issue date: 2017-06-26Este trabalho trata da temática da inovação ao longo da cadeia de valor em ambiente de organizações de telecomunicações. As atividades de inovação podem ocorrer ao longo de todos os estágios das atividades na empresa, e tornam-se um meio para incremento da competitividade das organizações no cenário de forte concorrência. O presente estudo utiliza a abordagem qualitativa exploratória para analisar os dados coletados por meio de entrevistas realizadas entre fevereiro e junho de 2017. Foram cinco profissionais entrevistados que pertencem à área de vendas e estão distribuídos nas quatro principais empresas do setor, mais um quinto que trabalha em uma organização considerada entrante. Com base no estudo, apresentou-se uma caracterização do setor e das empresas pesquisadas, identificando exemplos práticos de atividades de inovação em cada organização e de que forma estas agregam valor ao cliente. Para proceder com a análise comparativa dos resultados, utilizou-se um modelo gráfico chamado de “Curva da Riqueza” que originalmente foi criada por Pantaleão, Antunes Junior e Pellegrin (2007) com o objetivo de associar os conceitos de inovação encontrados no manual de OSLO e a cadeia de valor na forma mais específica dos estágios das atividades das organizações da indústria de transformação. Com a utilização do modelo, o estudo apresentou o comportamento da Curva da Riqueza para cada uma das empresas e para o setor, no que diz respeito aos estágios das atividades e ao valor de apropriação. Observou-se nos casos analisados que a inovação ocorre de forma incremental, com foco principal nas ações de gestão da marca e desenvolvimento de novos serviços calçados essencialmente no desenvolvimento de novas tecnologias na área de tecnologia da informação. Em contra partida, as atividades de inovação no desenvolvimento de processos e serviços de pós-vendas parecem estar relegadas ao menor tratamento, impactando na percepção de qualidade tanto dos clientes quanto dos próprios profissionais. A empresa entrante trata em primeiro plano as atividades de inovação no desenvolvimento de processos, entrega e logística de materiais, e por esse motivo, a Curva da Riqueza dessa organização tem formato invertido à versão original, utilizada em indústrias de produtos.This paper deals with the theme of innovation along the value chain in the environment of telecommunications organizations. Innovation activities can occur throughout all stages of the company's activities and become a means to increase the competitiveness of organizations in the context of strong competition. The present study uses the qualitative exploratory approach to analyze data collected through interviews conducted between February and March 2017. Five professionals interviewed belong to the sales area and are distributed in the four main companies in the sector, plus a fifth that works in an organization considered incoming. Based on the study, a kind of characterization of the sector and the companies surveyed was presented, identifying practical examples of innovation activities in each organization and how they can add value to the customer. To facilitate the comparative analysis of the results, a graphic model called the Curva da Riqueza was originally created by Pantaleão, Antunes Junior e Pellegrin (2007) with the objective of associating the innovation concepts found in the OSLO manual and the value chain in the most specific form of the stages of the activities in an organizations of the transformation industry. With the use of the model, the study presented the behavior of the Curva da Riqueza for each of the companies and for the sector, regarding the stages of activities and the value of appropriation. It was observed in the analyzed cases that innovation occurs incrementally, with a main focus on brand management actions and the development of new services, mainly in the development of new technologies in the area of information technology. On the other hand, innovation activities in the development of processes and after-sales services seem to be relegated to the lowest treatment, impacting the quality perception of both the customers and the professionals themselves. The exception is the incoming company that focuses on innovation activities in process development, delivery and material logistics, and for that reason, the Curva da Riqueza of this organization has an inverted format to the original version used in product industries.NenhumaMacedo, Luís Gustavo Junqueira dehttp://lattes.cnpq.br/6801711530487096http://lattes.cnpq.br/2828871234344046Júnior, José Antônio Valle AntunesUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosInovação na cadeia de valor em serviços : aplicação da curva da riqueza em empresas do setor de telecomunicaçõesACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoInovaçãoCadeia de valorServiçosTelecomunicaçõesInnovationValue chainServicesTelecommunicationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6699info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALLuís Gustavo Junqueira de Macedo_.pdfLuís Gustavo Junqueira de Macedo_.pdfapplication/pdf1860304http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6699/1/Lu%C3%ADs+Gustavo+Junqueira+de+Macedo_.pdf85bb013c6d76d24a98c76e5c14948a34MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6699/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/66992017-10-16 13:17:27.693oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2017-10-16T15:17:27Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inovação na cadeia de valor em serviços : aplicação da curva da riqueza em empresas do setor de telecomunicações
title Inovação na cadeia de valor em serviços : aplicação da curva da riqueza em empresas do setor de telecomunicações
spellingShingle Inovação na cadeia de valor em serviços : aplicação da curva da riqueza em empresas do setor de telecomunicações
Macedo, Luís Gustavo Junqueira de
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Inovação
Cadeia de valor
Serviços
Telecomunicações
Innovation
Value chain
Services
Telecommunications
title_short Inovação na cadeia de valor em serviços : aplicação da curva da riqueza em empresas do setor de telecomunicações
title_full Inovação na cadeia de valor em serviços : aplicação da curva da riqueza em empresas do setor de telecomunicações
title_fullStr Inovação na cadeia de valor em serviços : aplicação da curva da riqueza em empresas do setor de telecomunicações
title_full_unstemmed Inovação na cadeia de valor em serviços : aplicação da curva da riqueza em empresas do setor de telecomunicações
title_sort Inovação na cadeia de valor em serviços : aplicação da curva da riqueza em empresas do setor de telecomunicações
author Macedo, Luís Gustavo Junqueira de
author_facet Macedo, Luís Gustavo Junqueira de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6801711530487096
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2828871234344046
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Luís Gustavo Junqueira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Júnior, José Antônio Valle Antunes
contributor_str_mv Júnior, José Antônio Valle Antunes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Inovação
Cadeia de valor
Serviços
Telecomunicações
Innovation
Value chain
Services
Telecommunications
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Cadeia de valor
Serviços
Telecomunicações
dc.subject.eng.fl_str_mv Innovation
Value chain
Services
Telecommunications
description Este trabalho trata da temática da inovação ao longo da cadeia de valor em ambiente de organizações de telecomunicações. As atividades de inovação podem ocorrer ao longo de todos os estágios das atividades na empresa, e tornam-se um meio para incremento da competitividade das organizações no cenário de forte concorrência. O presente estudo utiliza a abordagem qualitativa exploratória para analisar os dados coletados por meio de entrevistas realizadas entre fevereiro e junho de 2017. Foram cinco profissionais entrevistados que pertencem à área de vendas e estão distribuídos nas quatro principais empresas do setor, mais um quinto que trabalha em uma organização considerada entrante. Com base no estudo, apresentou-se uma caracterização do setor e das empresas pesquisadas, identificando exemplos práticos de atividades de inovação em cada organização e de que forma estas agregam valor ao cliente. Para proceder com a análise comparativa dos resultados, utilizou-se um modelo gráfico chamado de “Curva da Riqueza” que originalmente foi criada por Pantaleão, Antunes Junior e Pellegrin (2007) com o objetivo de associar os conceitos de inovação encontrados no manual de OSLO e a cadeia de valor na forma mais específica dos estágios das atividades das organizações da indústria de transformação. Com a utilização do modelo, o estudo apresentou o comportamento da Curva da Riqueza para cada uma das empresas e para o setor, no que diz respeito aos estágios das atividades e ao valor de apropriação. Observou-se nos casos analisados que a inovação ocorre de forma incremental, com foco principal nas ações de gestão da marca e desenvolvimento de novos serviços calçados essencialmente no desenvolvimento de novas tecnologias na área de tecnologia da informação. Em contra partida, as atividades de inovação no desenvolvimento de processos e serviços de pós-vendas parecem estar relegadas ao menor tratamento, impactando na percepção de qualidade tanto dos clientes quanto dos próprios profissionais. A empresa entrante trata em primeiro plano as atividades de inovação no desenvolvimento de processos, entrega e logística de materiais, e por esse motivo, a Curva da Riqueza dessa organização tem formato invertido à versão original, utilizada em indústrias de produtos.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-16T15:14:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-16T15:14:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6699
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6699/1/Lu%C3%ADs+Gustavo+Junqueira+de+Macedo_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6699/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 85bb013c6d76d24a98c76e5c14948a34
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220887795073024