A relevância da dimensão estética no ensino: uma experiência de professoras em formação no projeto contação de histórias

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Silva, Maria da Graça Chabalgoity do Nascimento e
Orientador(a): Cunha, Maria Isabel da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1995
Resumo: O presente estudo, fundamentado na abordagem da investigação qualitativa, tem como objetivo central analisar, a partir da compreensão das acadêmicas do 7º semestre do Curso de Pedagogia, como o Projeto Contação de Histórias: uma interlocução com o imaginário infantil, direcionado à dimensão estética, contribui na sua formação como futuras professoras. Foram selecionadas seis professoras em formação, que vivenciaram o Projeto e se dispuseram a participar do estudo. A entrevista semi-estruturada serviu como instrumento principal da coleta de dados. Autores como Tardif (2006), Freire (1987, 2000), Nóvoa (1995), Pimenta (2005), Zeichner (1993), Rios (2006), Pimenta (2005), Cunha (1998) Assmann (1998), Brandão (2003),Veiga (2008), Duarte Jr. (1988), Bettelheim (1976), Ostrower (1986), Trevisan ( 2000) deram a principal sustentação teórica ao estudo e auxiliaram na interpretação dos dados, realizada com os princípios da Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram para a significação da experiência proposta pelo P
id USIN_d400734e01dd6565c776bb4b6c2573dc
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1995
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:06:52Z2015-03-04T20:06:52Z2009-09-29Made available in DSpace on 2015-03-04T20:06:52Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 29O presente estudo, fundamentado na abordagem da investigação qualitativa, tem como objetivo central analisar, a partir da compreensão das acadêmicas do 7º semestre do Curso de Pedagogia, como o Projeto Contação de Histórias: uma interlocução com o imaginário infantil, direcionado à dimensão estética, contribui na sua formação como futuras professoras. Foram selecionadas seis professoras em formação, que vivenciaram o Projeto e se dispuseram a participar do estudo. A entrevista semi-estruturada serviu como instrumento principal da coleta de dados. Autores como Tardif (2006), Freire (1987, 2000), Nóvoa (1995), Pimenta (2005), Zeichner (1993), Rios (2006), Pimenta (2005), Cunha (1998) Assmann (1998), Brandão (2003),Veiga (2008), Duarte Jr. (1988), Bettelheim (1976), Ostrower (1986), Trevisan ( 2000) deram a principal sustentação teórica ao estudo e auxiliaram na interpretação dos dados, realizada com os princípios da Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram para a significação da experiência proposta pelo PThis research, based on a qualitative- investigative approach, aims to analyze how far the Project Story Telling : a mixing with children’s imagination, based on an esthetic emphasis , has contributed in the educational development of teachers. The research has been developed with students of the 7th academic semester of Pedagogy. The six students who took part in the research have had teaching experience. A semi-structured interview has been used as a main tool for the samples. Authors like Tardif(2006),Freire (1987,2000), Nóvoa (1995), Pimenta (2005), Zeichner(1993), Rios (2006), Pimenta (2005), Cunha (1998), Assmann(1998) , Brandão (2003), Veiga (2008), Duarte Jr. (1998), Bettelheim ( 1976), Ostrower (1986), Trevisan (2000), provided the theoretic structure and helped in the interpretation of the data. The results demonstrated the importance of the experience proposed by the Project and emphasized the relevance of it in the comprehension of the students. While analyzing the educatioNenhumaSilva, Maria da Graça Chabalgoity do Nascimento ehttp://lattes.cnpq.br/0157149133885713Cunha, Maria Isabel daUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesA relevância da dimensão estética no ensino: uma experiência de professoras em formação no projeto contação de históriasCiências Humanascurso de pedagogiadimensão estética da formação de professoresensinoliteratura infantilcontação de históriaschildren literatureesthetic dimensionpedagogyteachingstory-tellinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1995info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMariadaGracaSilvaEducacao.pdfMariadaGracaSilvaEducacao.pdfapplication/pdf315909http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1995/1/MariadaGracaSilvaEducacao.pdf381d53334e343cbcdf7696709ca4ad08MD51UNISINOS/19952015-03-10 08:41:31.731oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1995Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T11:41:31Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relevância da dimensão estética no ensino: uma experiência de professoras em formação no projeto contação de histórias
title A relevância da dimensão estética no ensino: uma experiência de professoras em formação no projeto contação de histórias
spellingShingle A relevância da dimensão estética no ensino: uma experiência de professoras em formação no projeto contação de histórias
Silva, Maria da Graça Chabalgoity do Nascimento e
Ciências Humanas
curso de pedagogia
dimensão estética da formação de professores
ensino
literatura infantil
contação de histórias
children literature
esthetic dimension
pedagogy
teaching
story-telling
title_short A relevância da dimensão estética no ensino: uma experiência de professoras em formação no projeto contação de histórias
title_full A relevância da dimensão estética no ensino: uma experiência de professoras em formação no projeto contação de histórias
title_fullStr A relevância da dimensão estética no ensino: uma experiência de professoras em formação no projeto contação de histórias
title_full_unstemmed A relevância da dimensão estética no ensino: uma experiência de professoras em formação no projeto contação de histórias
title_sort A relevância da dimensão estética no ensino: uma experiência de professoras em formação no projeto contação de histórias
author Silva, Maria da Graça Chabalgoity do Nascimento e
author_facet Silva, Maria da Graça Chabalgoity do Nascimento e
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0157149133885713
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria da Graça Chabalgoity do Nascimento e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Maria Isabel da
contributor_str_mv Cunha, Maria Isabel da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
curso de pedagogia
dimensão estética da formação de professores
ensino
literatura infantil
contação de histórias
children literature
esthetic dimension
pedagogy
teaching
story-telling
dc.subject.por.fl_str_mv curso de pedagogia
dimensão estética da formação de professores
ensino
literatura infantil
contação de histórias
dc.subject.eng.fl_str_mv children literature
esthetic dimension
pedagogy
teaching
story-telling
description O presente estudo, fundamentado na abordagem da investigação qualitativa, tem como objetivo central analisar, a partir da compreensão das acadêmicas do 7º semestre do Curso de Pedagogia, como o Projeto Contação de Histórias: uma interlocução com o imaginário infantil, direcionado à dimensão estética, contribui na sua formação como futuras professoras. Foram selecionadas seis professoras em formação, que vivenciaram o Projeto e se dispuseram a participar do estudo. A entrevista semi-estruturada serviu como instrumento principal da coleta de dados. Autores como Tardif (2006), Freire (1987, 2000), Nóvoa (1995), Pimenta (2005), Zeichner (1993), Rios (2006), Pimenta (2005), Cunha (1998) Assmann (1998), Brandão (2003),Veiga (2008), Duarte Jr. (1988), Bettelheim (1976), Ostrower (1986), Trevisan ( 2000) deram a principal sustentação teórica ao estudo e auxiliaram na interpretação dos dados, realizada com os princípios da Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram para a significação da experiência proposta pelo P
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-09-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:06:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:06:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1995
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1995/1/MariadaGracaSilvaEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 381d53334e343cbcdf7696709ca4ad08
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220849843961856