Revistas: configuração do relacionamento entre homem e mulher como estratégia de segmentação do público

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Casali, Caroline
Orientador(a): Duarte, Elizabeth Bastos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
Departamento: Escola da Indústria Criativa
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2600
Resumo: A segmentação do público constitui-se em uma ferramenta para a manutenção da mídia impressa revista no mercado mundializado e funciona como aparato para que esse tipo de publicação acompanhe as mudanças de seu leitor e atualize-o. Nessa dinâmica de segmentação, a maior parte dos periódicos funda-se na divisão por gêneros – feminino e masculino. A presente dissertação tem como meta a investigação da relação que a revista segmentada por gênero propõe ao leitor, através do exame das estratégias discursivas e configurações expressivas de que ela se utiliza no processo de atribuição de valores concernentes ao segmento de público que pretende atingir. Para tanto, o trabalho focaliza o tratamento do tema relacionamento entre homem e mulher nas revistas femininas Nova e Malu e nas masculinas Vip e PHT, utilizando uma metodologia fundada na semiótica discursiva (Greimas), articulada com a noção de mito barthesiano e com a classificação de variações enunciativas proposta por Verón. Os resultados desta pesquisa demonstr
id USIN_d54cf76af7f2ed29c9a59be067a2a5c2
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2600
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:23:08Z2015-03-05T18:23:08Z2006-04-19Made available in DSpace on 2015-03-05T18:23:08Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 19A segmentação do público constitui-se em uma ferramenta para a manutenção da mídia impressa revista no mercado mundializado e funciona como aparato para que esse tipo de publicação acompanhe as mudanças de seu leitor e atualize-o. Nessa dinâmica de segmentação, a maior parte dos periódicos funda-se na divisão por gêneros – feminino e masculino. A presente dissertação tem como meta a investigação da relação que a revista segmentada por gênero propõe ao leitor, através do exame das estratégias discursivas e configurações expressivas de que ela se utiliza no processo de atribuição de valores concernentes ao segmento de público que pretende atingir. Para tanto, o trabalho focaliza o tratamento do tema relacionamento entre homem e mulher nas revistas femininas Nova e Malu e nas masculinas Vip e PHT, utilizando uma metodologia fundada na semiótica discursiva (Greimas), articulada com a noção de mito barthesiano e com a classificação de variações enunciativas proposta por Verón. Os resultados desta pesquisa demonstrPublic segmentation has become a tool to managing printed-media magazine in the global market. It works as an apparatus for this sort of publication to follow the changes of its readers and be updated. Under this segmentation dynamics, most periodicals are based in gender division - feminine and masculine. This dissertation aims at investigating the relationship the public-segmented magazine presents the reader through the analysis of discursive strategies and expressive features used in the process of attributing values regarding the segment of the public targeted at. To do so, the work focuses the treatment given to the thematic of relationship between man and woman in the feminine magazines Nova and Malu and the masculine Vip and PHT, through an analysis method based on Greima’s discursive semiotics, articulated to the notion of Barthesian myth and the Verón’s classification of enunciative variations. The results show basically that the two masculine periodicals use very similar discursive strategies and eCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCasali, Carolinehttp://lattes.cnpq.br/0039985271324456http://lattes.cnpq.br/3200128190656063Duarte, Elizabeth BastosUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaRevistas: configuração do relacionamento entre homem e mulher como estratégia de segmentação do públicoCiências Sociais Aplicadasconfiguração discursivadiscursive configurationgendergêneropublic segmentationsegmentação do leitormagazinerevistasdiscursive configurationgenderpublic segmentationmagazineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2600info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALRevistas configuracao.pdfRevistas configuracao.pdfapplication/pdf10186339http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2600/1/Revistas+configuracao.pdfe931cbc4a745f6946caef28389862420MD51UNISINOS/26002015-03-17 17:23:31.882oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2600Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T20:23:31Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Revistas: configuração do relacionamento entre homem e mulher como estratégia de segmentação do público
title Revistas: configuração do relacionamento entre homem e mulher como estratégia de segmentação do público
spellingShingle Revistas: configuração do relacionamento entre homem e mulher como estratégia de segmentação do público
Casali, Caroline
Ciências Sociais Aplicadas
configuração discursiva
discursive configuration
gender
gênero
public segmentation
segmentação do leitor
magazine
revistas
discursive configuration
gender
public segmentation
magazine
title_short Revistas: configuração do relacionamento entre homem e mulher como estratégia de segmentação do público
title_full Revistas: configuração do relacionamento entre homem e mulher como estratégia de segmentação do público
title_fullStr Revistas: configuração do relacionamento entre homem e mulher como estratégia de segmentação do público
title_full_unstemmed Revistas: configuração do relacionamento entre homem e mulher como estratégia de segmentação do público
title_sort Revistas: configuração do relacionamento entre homem e mulher como estratégia de segmentação do público
author Casali, Caroline
author_facet Casali, Caroline
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0039985271324456
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3200128190656063
dc.contributor.author.fl_str_mv Casali, Caroline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Duarte, Elizabeth Bastos
contributor_str_mv Duarte, Elizabeth Bastos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
configuração discursiva
discursive configuration
gender
gênero
public segmentation
segmentação do leitor
magazine
revistas
discursive configuration
gender
public segmentation
magazine
dc.subject.por.fl_str_mv configuração discursiva
discursive configuration
gender
gênero
public segmentation
segmentação do leitor
magazine
revistas
dc.subject.eng.fl_str_mv discursive configuration
gender
public segmentation
magazine
description A segmentação do público constitui-se em uma ferramenta para a manutenção da mídia impressa revista no mercado mundializado e funciona como aparato para que esse tipo de publicação acompanhe as mudanças de seu leitor e atualize-o. Nessa dinâmica de segmentação, a maior parte dos periódicos funda-se na divisão por gêneros – feminino e masculino. A presente dissertação tem como meta a investigação da relação que a revista segmentada por gênero propõe ao leitor, através do exame das estratégias discursivas e configurações expressivas de que ela se utiliza no processo de atribuição de valores concernentes ao segmento de público que pretende atingir. Para tanto, o trabalho focaliza o tratamento do tema relacionamento entre homem e mulher nas revistas femininas Nova e Malu e nas masculinas Vip e PHT, utilizando uma metodologia fundada na semiótica discursiva (Greimas), articulada com a noção de mito barthesiano e com a classificação de variações enunciativas proposta por Verón. Os resultados desta pesquisa demonstr
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-04-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:23:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:23:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2600
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2600/1/Revistas+configuracao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e931cbc4a745f6946caef28389862420
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220853354594304