Cartazes circulantes: Atores, instituições e ambientes de manifestações midiatizadas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Neves, Manoella Maria Pinto Moreira das
Orientador(a): Ferreira, Jairo Getulio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
Departamento: Escola da Indústria Criativa
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6395
Resumo: O cartaz, na sociedade em vias de midiatização, desprende-se ainda mais do suporte físico da cartolina e se mostra elemento de ingresso e performance nas manifestações contemporâneas ocorridas no Brasil e no mundo. Nesta tese, o cartaz estudado é o usado e apropriado em manifestações recentes, mais pontualmente nas de junho de 2013, no Brasil. Nas ambiências por onde passa, o cartaz é adaptado e registrado conforme as técnicas, regras e intenções de cada espaço: rua/praça - redes sociais digitais/espaço virtual - mídia tradicional/plateia. Sendo suporte físico, sendo imagem, sendo postado ou seu conteúdo sendo transformado em hashtag, as ambiências são marcadas na passagem do cartaz. E, para além de ser um suporte físico, o cartaz contém mensagem constituída em interação e circulação. Agenciando a circulação, os sentidos circulam e o cartaz se apresenta signo circulante. A tese é, nesse sentido, um esforço de registro de compreensão sobre circulação discursiva e ambiências midiatizadas desta circulação. O trabalho é referenciado teoricamente a partir de autores que tratam o tema midiatização e suas lógicas, circulação, fluxos e ambiências, em particular, alguns dos professores que dão sustentação à Linha de Pesquisa 4 do Programa do qual esta pesquisa está inscrita, são eles: Ferreira (2006, 2007, 2012, 2013, 2016), Braga (2013, 2012, 2011, 2010, 2007, 2006), Fausto Neto (2015, 2010, 2008) e Rosa (2014, 2012). Diante da necessidade de colocar em evidência o cartaz, utiliza-se, especialmente, Moles (2004). A questão Semiótica que perpassa a pesquisa baseia-se em Peirce (2013,2005) e Bakhtin (1997,1992), a partir do que suas concepções se aproximam, a saber, o valor do signo para além do objeto que representa e que, ao mesmo instante, o contém – esta aproximação foi possível através de Santaella (1994) e Santaella e Nörth (2004). Véron (2013, 2005,1997) é o autor que permite a relação entre semiótica e circulação. E por Mata (1992) são delineados os espaços de ambiência da circulação do cartaz. Assim, a pretensão teórica e metodológica desta tese é registrar uma experiência social de produção de circuitos de circulação e marcação de ambiências midiatizadas, a partir do uso e apropriação do cartaz nas Manifestações de Junho de 2013, no Brasil.
id USIN_da818807c310e8b8f6a5ea1aa9968131
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/6395
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2017-06-28T14:36:55Z2017-06-28T14:36:55Z2017-04-06Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2017-06-28T14:36:55Z No. of bitstreams: 1 Manoella Maria Pinto Moreira das Neves_.pdf: 3698535 bytes, checksum: a517540a36ec7cd0c7756fdb64432b03 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-28T14:36:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Manoella Maria Pinto Moreira das Neves_.pdf: 3698535 bytes, checksum: a517540a36ec7cd0c7756fdb64432b03 (MD5) Previous issue date: 2017-04-06O cartaz, na sociedade em vias de midiatização, desprende-se ainda mais do suporte físico da cartolina e se mostra elemento de ingresso e performance nas manifestações contemporâneas ocorridas no Brasil e no mundo. Nesta tese, o cartaz estudado é o usado e apropriado em manifestações recentes, mais pontualmente nas de junho de 2013, no Brasil. Nas ambiências por onde passa, o cartaz é adaptado e registrado conforme as técnicas, regras e intenções de cada espaço: rua/praça - redes sociais digitais/espaço virtual - mídia tradicional/plateia. Sendo suporte físico, sendo imagem, sendo postado ou seu conteúdo sendo transformado em hashtag, as ambiências são marcadas na passagem do cartaz. E, para além de ser um suporte físico, o cartaz contém mensagem constituída em interação e circulação. Agenciando a circulação, os sentidos circulam e o cartaz se apresenta signo circulante. A tese é, nesse sentido, um esforço de registro de compreensão sobre circulação discursiva e ambiências midiatizadas desta circulação. O trabalho é referenciado teoricamente a partir de autores que tratam o tema midiatização e suas lógicas, circulação, fluxos e ambiências, em particular, alguns dos professores que dão sustentação à Linha de Pesquisa 4 do Programa do qual esta pesquisa está inscrita, são eles: Ferreira (2006, 2007, 2012, 2013, 2016), Braga (2013, 2012, 2011, 2010, 2007, 2006), Fausto Neto (2015, 2010, 2008) e Rosa (2014, 2012). Diante da necessidade de colocar em evidência o cartaz, utiliza-se, especialmente, Moles (2004). A questão Semiótica que perpassa a pesquisa baseia-se em Peirce (2013,2005) e Bakhtin (1997,1992), a partir do que suas concepções se aproximam, a saber, o valor do signo para além do objeto que representa e que, ao mesmo instante, o contém – esta aproximação foi possível através de Santaella (1994) e Santaella e Nörth (2004). Véron (2013, 2005,1997) é o autor que permite a relação entre semiótica e circulação. E por Mata (1992) são delineados os espaços de ambiência da circulação do cartaz. Assim, a pretensão teórica e metodológica desta tese é registrar uma experiência social de produção de circuitos de circulação e marcação de ambiências midiatizadas, a partir do uso e apropriação do cartaz nas Manifestações de Junho de 2013, no Brasil.The poster, in the society in the process of mediatization, detaches itself even more from the physical support of the cardboard and shows itself as an element of entry and performance in the contemporary manifestations occurring in Brazil and in the world. In this thesis, the poster studied is the one used and appropriate in recent manifestations, most punctually in June 2013, in Brazil. In the ambiences where it passes, the poster is adapted and registered according to the techniques, rules and intentions of each space: street / square - digital social networks / virtual space - traditional media / audience. Being physical support, being image, being posted or its content being transformed into hashtag, the ambiences are marked in the passage of the poster. And, in addition to being a physical medium, the poster contains a message consisting of interaction and circulation. Managing the circulation, the senses circulate and the poster appears as a circulating sign. The thesis is, in this sense, an effort to register understanding about discursive circulation and mediated ambiences of this circulation. The work is theoretically referenced from authors who deal with the topic of mediatization and its logics, circulation, flows and ambiences, in particular, some of the professors who give support to Research Line 4 of the Program of which this research is inscribed are: Ferreira (2006, 2007, 2012, 2013, 2016), Braga (2013, 2012, 2011, 2010, 2007, 2006), Fausto Neto (2015, 2010, 2008) e Rosa (2014, 2012).. Faced with the need to highlight the poster, Moles (2004) was specially the reference. The question Semiotics that runs through the research is based on Peirce (2007,2005) and Bakhtin (1997,1992), from which their conceptions approach, namely, the value of the sign beyond the object it represents and that at the same time contains it - this approximation was possible through Santaella (1994) and Santaella and Nörth (2004). Véron (2013, 2005, 1997) is the author who allows the relation between semiotics and circulation. And by Mata (1992) are outlined the spaces of ambience of the circulation of the poster. Thus, the theoretical and methodological pretension of this thesis is to register a social experience of production of circuits of circulation and marking of mediatized ambiences, from the use and appropriation of the poster in the Manifestations of June of 2013, in Brazil.PRODEP - Programa de Desenvolvimento de PessoalPROPEP - Pró reitoria de Pós Graduação e PesquisaUFAL - Universidade Federal de AlagoasNeves, Manoella Maria Pinto Moreira dashttp://lattes.cnpq.br/3169740241773273http://lattes.cnpq.br/8243334414084240Ferreira, Jairo GetulioUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaCartazes circulantes: Atores, instituições e ambientes de manifestações midiatizadasACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoMidiatizaçãoCirculação discursivaAmbiênciasCartazManifestaçãoMidiatizationDiscursive circulationAmbiencesPosterManifestationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6395info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALManoella Maria Pinto Moreira das Neves_.pdfManoella Maria Pinto Moreira das Neves_.pdfapplication/pdf3698535http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6395/1/Manoella+Maria+Pinto+Moreira+das+Neves_.pdfa517540a36ec7cd0c7756fdb64432b03MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6395/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/63952017-06-28 11:51:32.482oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2017-06-28T14:51:32Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cartazes circulantes: Atores, instituições e ambientes de manifestações midiatizadas
title Cartazes circulantes: Atores, instituições e ambientes de manifestações midiatizadas
spellingShingle Cartazes circulantes: Atores, instituições e ambientes de manifestações midiatizadas
Neves, Manoella Maria Pinto Moreira das
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Midiatização
Circulação discursiva
Ambiências
Cartaz
Manifestação
Midiatization
Discursive circulation
Ambiences
Poster
Manifestation
title_short Cartazes circulantes: Atores, instituições e ambientes de manifestações midiatizadas
title_full Cartazes circulantes: Atores, instituições e ambientes de manifestações midiatizadas
title_fullStr Cartazes circulantes: Atores, instituições e ambientes de manifestações midiatizadas
title_full_unstemmed Cartazes circulantes: Atores, instituições e ambientes de manifestações midiatizadas
title_sort Cartazes circulantes: Atores, instituições e ambientes de manifestações midiatizadas
author Neves, Manoella Maria Pinto Moreira das
author_facet Neves, Manoella Maria Pinto Moreira das
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3169740241773273
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8243334414084240
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Manoella Maria Pinto Moreira das
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Jairo Getulio
contributor_str_mv Ferreira, Jairo Getulio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Midiatização
Circulação discursiva
Ambiências
Cartaz
Manifestação
Midiatization
Discursive circulation
Ambiences
Poster
Manifestation
dc.subject.por.fl_str_mv Midiatização
Circulação discursiva
Ambiências
Cartaz
Manifestação
dc.subject.eng.fl_str_mv Midiatization
Discursive circulation
Ambiences
Poster
Manifestation
description O cartaz, na sociedade em vias de midiatização, desprende-se ainda mais do suporte físico da cartolina e se mostra elemento de ingresso e performance nas manifestações contemporâneas ocorridas no Brasil e no mundo. Nesta tese, o cartaz estudado é o usado e apropriado em manifestações recentes, mais pontualmente nas de junho de 2013, no Brasil. Nas ambiências por onde passa, o cartaz é adaptado e registrado conforme as técnicas, regras e intenções de cada espaço: rua/praça - redes sociais digitais/espaço virtual - mídia tradicional/plateia. Sendo suporte físico, sendo imagem, sendo postado ou seu conteúdo sendo transformado em hashtag, as ambiências são marcadas na passagem do cartaz. E, para além de ser um suporte físico, o cartaz contém mensagem constituída em interação e circulação. Agenciando a circulação, os sentidos circulam e o cartaz se apresenta signo circulante. A tese é, nesse sentido, um esforço de registro de compreensão sobre circulação discursiva e ambiências midiatizadas desta circulação. O trabalho é referenciado teoricamente a partir de autores que tratam o tema midiatização e suas lógicas, circulação, fluxos e ambiências, em particular, alguns dos professores que dão sustentação à Linha de Pesquisa 4 do Programa do qual esta pesquisa está inscrita, são eles: Ferreira (2006, 2007, 2012, 2013, 2016), Braga (2013, 2012, 2011, 2010, 2007, 2006), Fausto Neto (2015, 2010, 2008) e Rosa (2014, 2012). Diante da necessidade de colocar em evidência o cartaz, utiliza-se, especialmente, Moles (2004). A questão Semiótica que perpassa a pesquisa baseia-se em Peirce (2013,2005) e Bakhtin (1997,1992), a partir do que suas concepções se aproximam, a saber, o valor do signo para além do objeto que representa e que, ao mesmo instante, o contém – esta aproximação foi possível através de Santaella (1994) e Santaella e Nörth (2004). Véron (2013, 2005,1997) é o autor que permite a relação entre semiótica e circulação. E por Mata (1992) são delineados os espaços de ambiência da circulação do cartaz. Assim, a pretensão teórica e metodológica desta tese é registrar uma experiência social de produção de circuitos de circulação e marcação de ambiências midiatizadas, a partir do uso e apropriação do cartaz nas Manifestações de Junho de 2013, no Brasil.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-28T14:36:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-28T14:36:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6395
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6395/1/Manoella+Maria+Pinto+Moreira+das+Neves_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6395/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a517540a36ec7cd0c7756fdb64432b03
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220886557753344