Estudo de um sistema de propulsão de veículos elétricos populares

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Luczkiewicz, Claudinilson Alves
Orientador(a): Crovato, César David Paredes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Departamento: Escola Politécnica
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6095
Resumo: Esta pesquisa objetiva explorar a alternativa de propulsão automotiva elétrica e apresentar uma proposta de utilização de equipamentos industriais produzidos em larga escala que possam ser inseridos no subsistema de propulsão de um veículo elétrico com características populares, para, dessa forma, oferecer uma alternativa de rápida inserção dos veículos em centros urbanos. As características de potência e torque da alternativa proposta foram investigadas através da dinâmica longitudinal veicular e dos equipamentos existentes comercializados. São avaliadas três configurações de propulsão, sendo um propulsor elétrico conectado de forma única, com dois propulsores independentes conectados nas rodas traseiras e com quatro propulsores independentes conectados diretamente nas rodas. Foram avaliados também aspectos econômicos, podendo em certos casos apresentar custos atrativos ao consumidor final. Os principais resultados, de acordo com as características técnicas dos equipamentos, a viabilidade econômica e o peso, demonstram que a potência mínima necessária para o desempenho do subsistema de tração deve ser de 33,70 kW com o consumo de energia de 19,10 kWh, estando distribuído na configuração com dois propulsores independentes conectados nas rodas traseiras.
id USIN_dc374437f3dc51a0fab4e4ae023c622e
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/6095
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2017-03-16T13:17:39Z2017-03-16T13:17:39Z2017-02-07Submitted by Silvana Teresinha Dornelles Studzinski (sstudzinski) on 2017-03-16T13:17:39Z No. of bitstreams: 1 Claudinilson Alves Luczkiewicz_.pdf: 1630762 bytes, checksum: 2bfd6665aa09c3c9c751c44c759f2463 (MD5)Made available in DSpace on 2017-03-16T13:17:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudinilson Alves Luczkiewicz_.pdf: 1630762 bytes, checksum: 2bfd6665aa09c3c9c751c44c759f2463 (MD5) Previous issue date: 2017-02-07Esta pesquisa objetiva explorar a alternativa de propulsão automotiva elétrica e apresentar uma proposta de utilização de equipamentos industriais produzidos em larga escala que possam ser inseridos no subsistema de propulsão de um veículo elétrico com características populares, para, dessa forma, oferecer uma alternativa de rápida inserção dos veículos em centros urbanos. As características de potência e torque da alternativa proposta foram investigadas através da dinâmica longitudinal veicular e dos equipamentos existentes comercializados. São avaliadas três configurações de propulsão, sendo um propulsor elétrico conectado de forma única, com dois propulsores independentes conectados nas rodas traseiras e com quatro propulsores independentes conectados diretamente nas rodas. Foram avaliados também aspectos econômicos, podendo em certos casos apresentar custos atrativos ao consumidor final. Os principais resultados, de acordo com as características técnicas dos equipamentos, a viabilidade econômica e o peso, demonstram que a potência mínima necessária para o desempenho do subsistema de tração deve ser de 33,70 kW com o consumo de energia de 19,10 kWh, estando distribuído na configuração com dois propulsores independentes conectados nas rodas traseiras.The objective of this study is to explore the alternative of electric automotive propulsion and present a proposal for the use of industrial equipment ever produced on a large scale that can be inserted to the propulsion subsystem of an electric vehicle with popular features, and thus offer an alternative fast integration of vehicles in urban centers. The power and torque characteristics of the alternative proposal were investigated for longitudinal vehicle dynamics and its equipment sold. Three driving settings are evaluated, and an electric thruster connected in a unique way, with two independent propellers connected to the rear wheels and four independent drivers directly connected to the wheels. It is also observed the characteristic of economic viability may present attractive costs to the final consumer. The main results, according to the technical characteristics of the equipment, economic viability and weight, show that the minimum power required for the performance of the traction subsystem should be 33.70 kW with energy consumption of 19.10 kWh and distributed in the configuration with two independent propellers connected to the rear wheels.UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos SinosLuczkiewicz, Claudinilson Alveshttp://lattes.cnpq.br/1056426756102014http://lattes.cnpq.br/5358345733596307Crovato, César David ParedesUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUnisinosBrasilEscola PolitécnicaEstudo de um sistema de propulsão de veículos elétricos popularesACCNPQ::Engenharias::Engenharia ElétricaPropulsão alternativaVeículos elétricos popularesEquipamentos industriais em veículos elétricosAlternative propulsionPopular electric vehiclesIndustrial equipment for electric vehiclesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6095info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALClaudinilson Alves Luczkiewicz_.pdfClaudinilson Alves Luczkiewicz_.pdfapplication/pdf1630762http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6095/1/Claudinilson+Alves+Luczkiewicz_.pdf2bfd6665aa09c3c9c751c44c759f2463MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6095/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/60952017-03-16 10:18:49.218oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/6095Ck5PVEE6IENPTE9RVUUgQVFVSSBBIFNVQSBQUsOTUFJJQSBMSUNFTsOHQQoKRXN0YSBsaWNlbsOnYSBkZSBleGVtcGxvIMOpIGZvcm5lY2lkYSBhcGVuYXMgcGFyYSBmaW5zIGluZm9ybWF0aXZvcy4KCkxpY2Vuw6dhIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpDb20gYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgdm9jw6ogKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIMOgIApVbml2ZXJzaWRhZGUgZG8gVmFsZSBkbyBSaW8gZG9zIFNpbm9zIChVTklTSU5PUykgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSAKZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLDtG5pY28gZSAKZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyAKcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgYSBzdWEgdGVzZSBvdSAKZGlzc2VydGHDp8OjbyBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IApjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogCmRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgCm9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSAKaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBURVNFIE9VIERJU1NFUlRBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgCkFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTsODTyBTRUpBIEEgU0lHTEEgREUgClVOSVZFUlNJREFERSwgVk9Dw4ogREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTw4NPIENPTU8gClRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKQSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIApkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbywgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyAKY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2017-03-16T13:18:49Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo de um sistema de propulsão de veículos elétricos populares
title Estudo de um sistema de propulsão de veículos elétricos populares
spellingShingle Estudo de um sistema de propulsão de veículos elétricos populares
Luczkiewicz, Claudinilson Alves
ACCNPQ::Engenharias::Engenharia Elétrica
Propulsão alternativa
Veículos elétricos populares
Equipamentos industriais em veículos elétricos
Alternative propulsion
Popular electric vehicles
Industrial equipment for electric vehicles
title_short Estudo de um sistema de propulsão de veículos elétricos populares
title_full Estudo de um sistema de propulsão de veículos elétricos populares
title_fullStr Estudo de um sistema de propulsão de veículos elétricos populares
title_full_unstemmed Estudo de um sistema de propulsão de veículos elétricos populares
title_sort Estudo de um sistema de propulsão de veículos elétricos populares
author Luczkiewicz, Claudinilson Alves
author_facet Luczkiewicz, Claudinilson Alves
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1056426756102014
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5358345733596307
dc.contributor.author.fl_str_mv Luczkiewicz, Claudinilson Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Crovato, César David Paredes
contributor_str_mv Crovato, César David Paredes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Engenharias::Engenharia Elétrica
topic ACCNPQ::Engenharias::Engenharia Elétrica
Propulsão alternativa
Veículos elétricos populares
Equipamentos industriais em veículos elétricos
Alternative propulsion
Popular electric vehicles
Industrial equipment for electric vehicles
dc.subject.por.fl_str_mv Propulsão alternativa
Veículos elétricos populares
Equipamentos industriais em veículos elétricos
dc.subject.eng.fl_str_mv Alternative propulsion
Popular electric vehicles
Industrial equipment for electric vehicles
description Esta pesquisa objetiva explorar a alternativa de propulsão automotiva elétrica e apresentar uma proposta de utilização de equipamentos industriais produzidos em larga escala que possam ser inseridos no subsistema de propulsão de um veículo elétrico com características populares, para, dessa forma, oferecer uma alternativa de rápida inserção dos veículos em centros urbanos. As características de potência e torque da alternativa proposta foram investigadas através da dinâmica longitudinal veicular e dos equipamentos existentes comercializados. São avaliadas três configurações de propulsão, sendo um propulsor elétrico conectado de forma única, com dois propulsores independentes conectados nas rodas traseiras e com quatro propulsores independentes conectados diretamente nas rodas. Foram avaliados também aspectos econômicos, podendo em certos casos apresentar custos atrativos ao consumidor final. Os principais resultados, de acordo com as características técnicas dos equipamentos, a viabilidade econômica e o peso, demonstram que a potência mínima necessária para o desempenho do subsistema de tração deve ser de 33,70 kW com o consumo de energia de 19,10 kWh, estando distribuído na configuração com dois propulsores independentes conectados nas rodas traseiras.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-16T13:17:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-16T13:17:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6095
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola Politécnica
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6095/1/Claudinilson+Alves+Luczkiewicz_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6095/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2bfd6665aa09c3c9c751c44c759f2463
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220884272906240