O terror no cinema brasileiro contemporâneo: uma abordagem monadológica de Trabalhar Cansa e Mangue Negro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Lima, Rafael Garcez
Orientador(a): La Cruz, Sonia Estela Montaño
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
Departamento: Escola da Indústria Criativa
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8754
Resumo: Esta dissertação aborda o terror em filmes brasileiros contemporâneos, particularmente na obra de Marco Dutra e Rodrigo Aragão. O terror aqui é pensado como um virtual (BERGSON, 2006; DELEUZE, 2008) que se atualiza no cinema, mas não apenas nele. Estas atualizações carregam sentidos de terror e medo da época em que estes filmes emergem. Para compreender os modos em que o terror se atualiza nos filmes dos cineastas escolhidos, pensamos suas obras em forma de Mônadas (BENJAMIN, 2006) que tornam um filme contemporâneo (AGAMBEN 2009) de muitos outros. Entre as considerações finais, percebemos que os medos de não garantir um futuro e o medo de não garantir a integridade física, são os construtos contemporâneos que mais se atualizam nos filmes em questão, e na época em que eles emergem.
id USIN_e212bf71e96407bfdbf0c8b7a14845f7
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/8754
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2019-08-22T16:34:52Z2019-08-22T16:34:52Z2019-04-24Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2019-08-22T16:34:52Z No. of bitstreams: 1 Rafael Garcez Lima_ .pdf: 1896408 bytes, checksum: 3e79e3a674914f1120f4dcb8e7164bdd (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-22T16:34:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rafael Garcez Lima_ .pdf: 1896408 bytes, checksum: 3e79e3a674914f1120f4dcb8e7164bdd (MD5) Previous issue date: 2019-04-24Esta dissertação aborda o terror em filmes brasileiros contemporâneos, particularmente na obra de Marco Dutra e Rodrigo Aragão. O terror aqui é pensado como um virtual (BERGSON, 2006; DELEUZE, 2008) que se atualiza no cinema, mas não apenas nele. Estas atualizações carregam sentidos de terror e medo da época em que estes filmes emergem. Para compreender os modos em que o terror se atualiza nos filmes dos cineastas escolhidos, pensamos suas obras em forma de Mônadas (BENJAMIN, 2006) que tornam um filme contemporâneo (AGAMBEN 2009) de muitos outros. Entre as considerações finais, percebemos que os medos de não garantir um futuro e o medo de não garantir a integridade física, são os construtos contemporâneos que mais se atualizam nos filmes em questão, e na época em que eles emergem.This dissertation approaches the terror in contemporary Brazilian films, particularly in the work of Marco Dutra and Rodrigo Aragão. Terror here is thought of as a virtual (BERGSON, 2006; DELEUZE, 2008) that is updated in the cinema, but not only. These updates carry meanings of terror and fear of the time when these films emerge. In order to understand the ways in which terror is updated in the chosen filmmakers, we think of their works in the form of Monads (BENJAMIN, 2006) that make a contemporary film (AGAMBEN 2009) of many others. Among the final considerations, we perceive that fears not guaranteeing a future and the fear of not guaranteeing physical integrity are the contemporary constructs that are most updated in the films in question and at the time they emerge.NenhumaLima, Rafael GarcezRafael Garcez Limahttp://lattes.cnpq.br/9654736235562553La Cruz, Sonia Estela MontañoUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaO terror no cinema brasileiro contemporâneo: uma abordagem monadológica de Trabalhar Cansa e Mangue NegroACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoTerrorCinemaContemporâneoImagens TécnicasConstrução de Sentidos de TerrorCinema brasileiroAudiovisualidadesTerrorCinemaContemporaryTechnical ImagesConstruction of Senses of TerrorBrazilian cinemaAudiovisualsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8754info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALRafael Garcez Lima_ .pdfRafael Garcez Lima_ .pdfapplication/pdf1896408http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/8754/1/Rafael+Garcez+Lima_+.pdf3e79e3a674914f1120f4dcb8e7164bddMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/8754/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/87542019-08-22 13:36:59.11oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2019-08-22T16:36:59Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O terror no cinema brasileiro contemporâneo: uma abordagem monadológica de Trabalhar Cansa e Mangue Negro
title O terror no cinema brasileiro contemporâneo: uma abordagem monadológica de Trabalhar Cansa e Mangue Negro
spellingShingle O terror no cinema brasileiro contemporâneo: uma abordagem monadológica de Trabalhar Cansa e Mangue Negro
Lima, Rafael Garcez
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Terror
Cinema
Contemporâneo
Imagens Técnicas
Construção de Sentidos de Terror
Cinema brasileiro
Audiovisualidades
Terror
Cinema
Contemporary
Technical Images
Construction of Senses of Terror
Brazilian cinema
Audiovisuals
title_short O terror no cinema brasileiro contemporâneo: uma abordagem monadológica de Trabalhar Cansa e Mangue Negro
title_full O terror no cinema brasileiro contemporâneo: uma abordagem monadológica de Trabalhar Cansa e Mangue Negro
title_fullStr O terror no cinema brasileiro contemporâneo: uma abordagem monadológica de Trabalhar Cansa e Mangue Negro
title_full_unstemmed O terror no cinema brasileiro contemporâneo: uma abordagem monadológica de Trabalhar Cansa e Mangue Negro
title_sort O terror no cinema brasileiro contemporâneo: uma abordagem monadológica de Trabalhar Cansa e Mangue Negro
author Lima, Rafael Garcez
author_facet Lima, Rafael Garcez
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv Rafael Garcez Lima
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9654736235562553
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Rafael Garcez
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv La Cruz, Sonia Estela Montaño
contributor_str_mv La Cruz, Sonia Estela Montaño
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Terror
Cinema
Contemporâneo
Imagens Técnicas
Construção de Sentidos de Terror
Cinema brasileiro
Audiovisualidades
Terror
Cinema
Contemporary
Technical Images
Construction of Senses of Terror
Brazilian cinema
Audiovisuals
dc.subject.por.fl_str_mv Terror
Cinema
Contemporâneo
Imagens Técnicas
Construção de Sentidos de Terror
Cinema brasileiro
Audiovisualidades
dc.subject.eng.fl_str_mv Terror
Cinema
Contemporary
Technical Images
Construction of Senses of Terror
Brazilian cinema
Audiovisuals
description Esta dissertação aborda o terror em filmes brasileiros contemporâneos, particularmente na obra de Marco Dutra e Rodrigo Aragão. O terror aqui é pensado como um virtual (BERGSON, 2006; DELEUZE, 2008) que se atualiza no cinema, mas não apenas nele. Estas atualizações carregam sentidos de terror e medo da época em que estes filmes emergem. Para compreender os modos em que o terror se atualiza nos filmes dos cineastas escolhidos, pensamos suas obras em forma de Mônadas (BENJAMIN, 2006) que tornam um filme contemporâneo (AGAMBEN 2009) de muitos outros. Entre as considerações finais, percebemos que os medos de não garantir um futuro e o medo de não garantir a integridade física, são os construtos contemporâneos que mais se atualizam nos filmes em questão, e na época em que eles emergem.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-22T16:34:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-22T16:34:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8754
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/8754/1/Rafael+Garcez+Lima_+.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/8754/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e79e3a674914f1120f4dcb8e7164bdd
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220896569556992