Direito e inovação: a eficiência do sistema regulatório aeroportuário a partir da otimização do tempo organizacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Stefenon, Gabriel Rambo
Orientador(a): Pellin, Daniela Regina
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Direito da Empresa e dos Negócios
Departamento: Escola de Direito
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9729
Resumo: O tema infraestrutura aeroportuária remete o pesquisador a um setor substancialmente impactado pelos mais diversos estímulos mercadológicos, econômicos globais, sociais e políticos nacionais. Os recentes avanços no nível de investimento, resultados de políticas públicas de desestatização prevista no Programa Nacional de Desestatização, amenizaram perturbações das globalizações e pressões sociais de uma anterior realidade de infraestrutura precária, com baixos e ineficientes investimentos e inadequado serviço público prestado aos usuários dos aeroportos brasileiros. A evolução do modelo de Estado foi acompanhada pela formação da estrutura normativa do sistema regulatório, através da criação das agências reguladoras, fazendo deste, um dos mercados de maior mudança estrutural normativa. Destaca-se que estas alterações ocorreram de forma abrupta, gerando problemas comunicacionais na relação público-privada que, devido ao excesso regulatório e a necessidade de tomadas de decisões céleres, causou desordem informacional e, consequentemente, ineficiente gestão do tempo entre a adequada estrutura normativa e sua função regulatória. Nessa pequena demonstração do contexto e do problema é que a pesquisa tem como hipótese usar inovação tecnológica como meio de organizar as informações dessa complexidade regulatória do setor de infraestrutura aeroportuária, por meio do acoplamento estrutural entre Direito e Inovação, suportado pela Constituição Federal, Lei de Inovação e Programa Nacional de Aviação Civil. Por isso o objetivo geral da pesquisa é criar um protótipo que organize as normas técnico-legais aplicáveis aos projetos de infraestrutura aeroportuária. É preciso inovar para que seja possível melhorar o acesso informacional, gerir o tempo e a eficiência nas tomadas de decisões, servindo de incentivo a novos investimentos no setor. Como objetivos específicos, a pesquisa pretende contextualizar constitucionalmente e globalmente a infraestrutura aeroportuária; uma vez compreendido o cenário, diante da desordem informacional, estudar o tempo na formação da estrutura do sistema regulatório e consequentemente a ineficiência na função operacional sistêmica; por fim, propor um meio que reduza esta variável. Com isso, através do acoplamento estrutural entre sistema jurídico e inovação apresentar plataforma digital de inovação jurídica para a gestão jurídica regulatória. A metodologia tem como abordagem a teoria dos sistemas sociais de Niklas Luhmann e técnica de pesquisa a revisão bibliográfica nacional e estrangeira; já na construção do protótipo organizacional de inovação digital, a metodologia Design Science Research. Como resultado de pesquisa a plataforma digital baseada na tecnologia de software do tipo aplicativo móvel desenvolvido e disponibilizado no Google Play, em sua versão beta.
id USIN_eba3a50aec9a65f5ae3190c8cf6f0bd9
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9729
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2021-04-30T17:00:12Z2021-04-30T17:00:12Z2020-12-21Submitted by Tatiane Vieira da Costa (tatianec) on 2021-04-30T17:00:12Z No. of bitstreams: 1 Gabriel Rambo Stefenon_.pdf: 1739384 bytes, checksum: de43f1a64c8152a8b099a2162baf55f8 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-30T17:00:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gabriel Rambo Stefenon_.pdf: 1739384 bytes, checksum: de43f1a64c8152a8b099a2162baf55f8 (MD5) Previous issue date: 2020-12-21O tema infraestrutura aeroportuária remete o pesquisador a um setor substancialmente impactado pelos mais diversos estímulos mercadológicos, econômicos globais, sociais e políticos nacionais. Os recentes avanços no nível de investimento, resultados de políticas públicas de desestatização prevista no Programa Nacional de Desestatização, amenizaram perturbações das globalizações e pressões sociais de uma anterior realidade de infraestrutura precária, com baixos e ineficientes investimentos e inadequado serviço público prestado aos usuários dos aeroportos brasileiros. A evolução do modelo de Estado foi acompanhada pela formação da estrutura normativa do sistema regulatório, através da criação das agências reguladoras, fazendo deste, um dos mercados de maior mudança estrutural normativa. Destaca-se que estas alterações ocorreram de forma abrupta, gerando problemas comunicacionais na relação público-privada que, devido ao excesso regulatório e a necessidade de tomadas de decisões céleres, causou desordem informacional e, consequentemente, ineficiente gestão do tempo entre a adequada estrutura normativa e sua função regulatória. Nessa pequena demonstração do contexto e do problema é que a pesquisa tem como hipótese usar inovação tecnológica como meio de organizar as informações dessa complexidade regulatória do setor de infraestrutura aeroportuária, por meio do acoplamento estrutural entre Direito e Inovação, suportado pela Constituição Federal, Lei de Inovação e Programa Nacional de Aviação Civil. Por isso o objetivo geral da pesquisa é criar um protótipo que organize as normas técnico-legais aplicáveis aos projetos de infraestrutura aeroportuária. É preciso inovar para que seja possível melhorar o acesso informacional, gerir o tempo e a eficiência nas tomadas de decisões, servindo de incentivo a novos investimentos no setor. Como objetivos específicos, a pesquisa pretende contextualizar constitucionalmente e globalmente a infraestrutura aeroportuária; uma vez compreendido o cenário, diante da desordem informacional, estudar o tempo na formação da estrutura do sistema regulatório e consequentemente a ineficiência na função operacional sistêmica; por fim, propor um meio que reduza esta variável. Com isso, através do acoplamento estrutural entre sistema jurídico e inovação apresentar plataforma digital de inovação jurídica para a gestão jurídica regulatória. A metodologia tem como abordagem a teoria dos sistemas sociais de Niklas Luhmann e técnica de pesquisa a revisão bibliográfica nacional e estrangeira; já na construção do protótipo organizacional de inovação digital, a metodologia Design Science Research. Como resultado de pesquisa a plataforma digital baseada na tecnologia de software do tipo aplicativo móvel desenvolvido e disponibilizado no Google Play, em sua versão beta.The airport infrastructure theme refers the researcher to a sector substantially impacted by the most diverse national market, economic, social and political incentives. The recent advances in the level of investment, results of public privatization policies foreseen in the National Privatization Program, alleviated disturbances of globalizations and social pressures from a previous reality of precarious infrastructure, with low and inefficient investments and inadequate public service provided to airport users. Brazilians. The evolution of the State model was accompanied by the formation of the normative structure of the regulatory system, through the creation of regulatory agencies, making this one of the markets with the greatest normative structural change. It is noteworthy that these changes occurred abruptly, generating communication problems in the public-private relationship, which, due to regulatory excess and the need for quick decision-making, caused informational disorder and, consequently, inefficient time management between the appropriate regulatory framework and its regulatory function. In this small demonstration of the context and the problem that the research has the hypothesis of using technological innovation as a means of organizing information on this regulatory complexity in the airport infrastructure sector through the structural coupling between Law and Innovation, supported by the Federal Constitution, Law of Innovation and National Civil Aviation Program. For this reason, the general objective of the research is to create a prototype that organizes the technical-legal standards applicable to airport infrastructure projects. It is necessary to innovate so that it is possible to improve information access, manage time and efficiency in decision making, serving as an incentive for new investments in the sector. As specific objectives, the research intends to contextualize the airport infrastructure constitutionally and globally; once the scenario is understood, in the face of informational disorder, studying time in the formation of the regulatory system structure and consequently the inefficiency in the systemic operational function; finally, to propose a means to reduce this variable. Thus, through the structural coupling between the legal system and innovation sytem, it presents a digital platform for legal innovation for regulatory legal management. The methodology approaches Niklas Luhmann's theory of social systems and research technique of national and foreign bibliographic review; in the construction of the organizational prototype for digital innovation, the Design Science Research methodology. As a result of research, a digital platform based on software technology of the mobile application type developed and made available on Google Play in its beta version is presented.NenhumaStefenon, Gabriel Rambohttp://lattes.cnpq.br/8962572217907641Pellin, Daniela ReginaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Direito da Empresa e dos NegóciosUnisinosBrasilEscola de DireitoDireito e inovação: a eficiência do sistema regulatório aeroportuário a partir da otimização do tempo organizacionalACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::DireitoInfraestrutura aeroportuáriaExcesso regulatórioCaos informacionalInovaçãoSistema jurídicoAirport infrastructureRegulatory excessInformational chaosInnovationJuridical systeminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9729info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALGabriel Rambo Stefenon_.pdfGabriel Rambo Stefenon_.pdfapplication/pdf1739384http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9729/1/Gabriel+Rambo+Stefenon_.pdfde43f1a64c8152a8b099a2162baf55f8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9729/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/97292021-04-30 14:01:11.81oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-04-30T17:01:11Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Direito e inovação: a eficiência do sistema regulatório aeroportuário a partir da otimização do tempo organizacional
title Direito e inovação: a eficiência do sistema regulatório aeroportuário a partir da otimização do tempo organizacional
spellingShingle Direito e inovação: a eficiência do sistema regulatório aeroportuário a partir da otimização do tempo organizacional
Stefenon, Gabriel Rambo
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Direito
Infraestrutura aeroportuária
Excesso regulatório
Caos informacional
Inovação
Sistema jurídico
Airport infrastructure
Regulatory excess
Informational chaos
Innovation
Juridical system
title_short Direito e inovação: a eficiência do sistema regulatório aeroportuário a partir da otimização do tempo organizacional
title_full Direito e inovação: a eficiência do sistema regulatório aeroportuário a partir da otimização do tempo organizacional
title_fullStr Direito e inovação: a eficiência do sistema regulatório aeroportuário a partir da otimização do tempo organizacional
title_full_unstemmed Direito e inovação: a eficiência do sistema regulatório aeroportuário a partir da otimização do tempo organizacional
title_sort Direito e inovação: a eficiência do sistema regulatório aeroportuário a partir da otimização do tempo organizacional
author Stefenon, Gabriel Rambo
author_facet Stefenon, Gabriel Rambo
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8962572217907641
dc.contributor.author.fl_str_mv Stefenon, Gabriel Rambo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pellin, Daniela Regina
contributor_str_mv Pellin, Daniela Regina
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Direito
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Direito
Infraestrutura aeroportuária
Excesso regulatório
Caos informacional
Inovação
Sistema jurídico
Airport infrastructure
Regulatory excess
Informational chaos
Innovation
Juridical system
dc.subject.por.fl_str_mv Infraestrutura aeroportuária
Excesso regulatório
Caos informacional
Inovação
Sistema jurídico
dc.subject.eng.fl_str_mv Airport infrastructure
Regulatory excess
Informational chaos
Innovation
Juridical system
description O tema infraestrutura aeroportuária remete o pesquisador a um setor substancialmente impactado pelos mais diversos estímulos mercadológicos, econômicos globais, sociais e políticos nacionais. Os recentes avanços no nível de investimento, resultados de políticas públicas de desestatização prevista no Programa Nacional de Desestatização, amenizaram perturbações das globalizações e pressões sociais de uma anterior realidade de infraestrutura precária, com baixos e ineficientes investimentos e inadequado serviço público prestado aos usuários dos aeroportos brasileiros. A evolução do modelo de Estado foi acompanhada pela formação da estrutura normativa do sistema regulatório, através da criação das agências reguladoras, fazendo deste, um dos mercados de maior mudança estrutural normativa. Destaca-se que estas alterações ocorreram de forma abrupta, gerando problemas comunicacionais na relação público-privada que, devido ao excesso regulatório e a necessidade de tomadas de decisões céleres, causou desordem informacional e, consequentemente, ineficiente gestão do tempo entre a adequada estrutura normativa e sua função regulatória. Nessa pequena demonstração do contexto e do problema é que a pesquisa tem como hipótese usar inovação tecnológica como meio de organizar as informações dessa complexidade regulatória do setor de infraestrutura aeroportuária, por meio do acoplamento estrutural entre Direito e Inovação, suportado pela Constituição Federal, Lei de Inovação e Programa Nacional de Aviação Civil. Por isso o objetivo geral da pesquisa é criar um protótipo que organize as normas técnico-legais aplicáveis aos projetos de infraestrutura aeroportuária. É preciso inovar para que seja possível melhorar o acesso informacional, gerir o tempo e a eficiência nas tomadas de decisões, servindo de incentivo a novos investimentos no setor. Como objetivos específicos, a pesquisa pretende contextualizar constitucionalmente e globalmente a infraestrutura aeroportuária; uma vez compreendido o cenário, diante da desordem informacional, estudar o tempo na formação da estrutura do sistema regulatório e consequentemente a ineficiência na função operacional sistêmica; por fim, propor um meio que reduza esta variável. Com isso, através do acoplamento estrutural entre sistema jurídico e inovação apresentar plataforma digital de inovação jurídica para a gestão jurídica regulatória. A metodologia tem como abordagem a teoria dos sistemas sociais de Niklas Luhmann e técnica de pesquisa a revisão bibliográfica nacional e estrangeira; já na construção do protótipo organizacional de inovação digital, a metodologia Design Science Research. Como resultado de pesquisa a plataforma digital baseada na tecnologia de software do tipo aplicativo móvel desenvolvido e disponibilizado no Google Play, em sua versão beta.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-30T17:00:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-30T17:00:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9729
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Direito da Empresa e dos Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9729/1/Gabriel+Rambo+Stefenon_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9729/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv de43f1a64c8152a8b099a2162baf55f8
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220905642885120