Saberes mobilizados pelos docentes em suas práticas avaliativas: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Lajeado - RS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Ely, Vanessa Delving
Orientador(a): Cunha, Maria Isabel da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1915
Resumo: A avaliação da aprendizagem constitui-se num tema recorrente no campo pedagógico e motivo de preocupação para os professores e sistemas educativos. Essa condição estimula pesquisas acadêmicas e institucionais, imbricando-se com os saberes docentes e seus modos de produção. Nesse contexto, insere-se este estudo, que procura refletir sobre a prática avaliativa dos professores que atuam no ensino fundamental em escolas da rede pública do Município de Lajeado (RS), especialmente no que diz respeito aos saberes mobilizados pelos professores nas suas práticas avaliativas. A complexidade do tema exigiu a eleição de alguns recortes que propiciaram entendimentos, numa dimensão histórica e cultural, abrigada na subjetividade dos professores, seus protagonistas. Nesse sentido, deu-se especial destaque a questões como: seriam os professores apegados a práticas avaliativas vividas em suas trajetórias escolares? Estariam reproduzindo uma proposta do sistema ou direção da escola ao avaliar? Que concepções de avaliação perme
id USIN_ef4213bf85145930fa6d61b31e4630d2
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1915
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T19:59:50Z2015-03-04T19:59:50Z2006-12-12Made available in DSpace on 2015-03-04T19:59:50Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 12A avaliação da aprendizagem constitui-se num tema recorrente no campo pedagógico e motivo de preocupação para os professores e sistemas educativos. Essa condição estimula pesquisas acadêmicas e institucionais, imbricando-se com os saberes docentes e seus modos de produção. Nesse contexto, insere-se este estudo, que procura refletir sobre a prática avaliativa dos professores que atuam no ensino fundamental em escolas da rede pública do Município de Lajeado (RS), especialmente no que diz respeito aos saberes mobilizados pelos professores nas suas práticas avaliativas. A complexidade do tema exigiu a eleição de alguns recortes que propiciaram entendimentos, numa dimensão histórica e cultural, abrigada na subjetividade dos professores, seus protagonistas. Nesse sentido, deu-se especial destaque a questões como: seriam os professores apegados a práticas avaliativas vividas em suas trajetórias escolares? Estariam reproduzindo uma proposta do sistema ou direção da escola ao avaliar? Que concepções de avaliação permeThe evaluation of learning constitutes in one theme recurrent the pedagogic camp and it is motive of preocupation to the teachears and also to the educatives systems. This condition stimulates institucionals and academics researches, relating with the faculties knowledge and its ways of production. In this context, fills in this study that thinks over evaluation practice from the teachers who work in the fundamental teaching in public branches schools in Lajeado borough, specialy concern about knowledge mobilised from the teachers in their evaluation practice. The complexity of the theme required an election of some cuttings that enable understanding in one historic and cultural dimension, sheltered in the subjectively of the teachers, their protagonists. In this meaning was given special show up to the questions like: would be the teachers attached to the evaluation practice vivid in theirs scholars walk? Would be them reproducing a proposal of the system or direction of school to evaluate? What do concepNenhumaEly, Vanessa Delvinghttp://lattes.cnpq.br/5880507935404970http://lattes.cnpq.br/0157149133885713Cunha, Maria Isabel daUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesSaberes mobilizados pelos docentes em suas práticas avaliativas: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Lajeado - RSCiências Humanasavaliaçãoescolarformaçãoprofessoraprendizagemevaluation on actionfaculties knowledgefaculty educationfundamental teachingpractice in the evaluationevaluation of learniginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1915info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALsaberes mobilizados.pdfsaberes mobilizados.pdfapplication/pdf606736http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1915/1/saberes+mobilizados.pdf5d35f20a8472d639fce717fbb15eb01dMD51UNISINOS/19152015-03-09 14:30:35.937oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1915Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T17:30:35Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saberes mobilizados pelos docentes em suas práticas avaliativas: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Lajeado - RS
title Saberes mobilizados pelos docentes em suas práticas avaliativas: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Lajeado - RS
spellingShingle Saberes mobilizados pelos docentes em suas práticas avaliativas: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Lajeado - RS
Ely, Vanessa Delving
Ciências Humanas
avaliação
escolar
formação
professor
aprendizagem
evaluation on action
faculties knowledge
faculty education
fundamental teaching
practice in the evaluation
evaluation of learnig
title_short Saberes mobilizados pelos docentes em suas práticas avaliativas: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Lajeado - RS
title_full Saberes mobilizados pelos docentes em suas práticas avaliativas: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Lajeado - RS
title_fullStr Saberes mobilizados pelos docentes em suas práticas avaliativas: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Lajeado - RS
title_full_unstemmed Saberes mobilizados pelos docentes em suas práticas avaliativas: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Lajeado - RS
title_sort Saberes mobilizados pelos docentes em suas práticas avaliativas: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Lajeado - RS
author Ely, Vanessa Delving
author_facet Ely, Vanessa Delving
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5880507935404970
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0157149133885713
dc.contributor.author.fl_str_mv Ely, Vanessa Delving
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Maria Isabel da
contributor_str_mv Cunha, Maria Isabel da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
avaliação
escolar
formação
professor
aprendizagem
evaluation on action
faculties knowledge
faculty education
fundamental teaching
practice in the evaluation
evaluation of learnig
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação
escolar
formação
professor
aprendizagem
dc.subject.eng.fl_str_mv evaluation on action
faculties knowledge
faculty education
fundamental teaching
practice in the evaluation
evaluation of learnig
description A avaliação da aprendizagem constitui-se num tema recorrente no campo pedagógico e motivo de preocupação para os professores e sistemas educativos. Essa condição estimula pesquisas acadêmicas e institucionais, imbricando-se com os saberes docentes e seus modos de produção. Nesse contexto, insere-se este estudo, que procura refletir sobre a prática avaliativa dos professores que atuam no ensino fundamental em escolas da rede pública do Município de Lajeado (RS), especialmente no que diz respeito aos saberes mobilizados pelos professores nas suas práticas avaliativas. A complexidade do tema exigiu a eleição de alguns recortes que propiciaram entendimentos, numa dimensão histórica e cultural, abrigada na subjetividade dos professores, seus protagonistas. Nesse sentido, deu-se especial destaque a questões como: seriam os professores apegados a práticas avaliativas vividas em suas trajetórias escolares? Estariam reproduzindo uma proposta do sistema ou direção da escola ao avaliar? Que concepções de avaliação perme
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T19:59:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T19:59:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1915
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1915/1/saberes+mobilizados.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d35f20a8472d639fce717fbb15eb01d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220849333305344