Saberes mobilizados pelos docentes em suas práticas avaliativas: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Lajeado - RS
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio do Sinos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Escola de Humanidades
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1915 |
Resumo: | A avaliação da aprendizagem constitui-se num tema recorrente no campo pedagógico e motivo de preocupação para os professores e sistemas educativos. Essa condição estimula pesquisas acadêmicas e institucionais, imbricando-se com os saberes docentes e seus modos de produção. Nesse contexto, insere-se este estudo, que procura refletir sobre a prática avaliativa dos professores que atuam no ensino fundamental em escolas da rede pública do Município de Lajeado (RS), especialmente no que diz respeito aos saberes mobilizados pelos professores nas suas práticas avaliativas. A complexidade do tema exigiu a eleição de alguns recortes que propiciaram entendimentos, numa dimensão histórica e cultural, abrigada na subjetividade dos professores, seus protagonistas. Nesse sentido, deu-se especial destaque a questões como: seriam os professores apegados a práticas avaliativas vividas em suas trajetórias escolares? Estariam reproduzindo uma proposta do sistema ou direção da escola ao avaliar? Que concepções de avaliação perme |
id |
USIN_ef4213bf85145930fa6d61b31e4630d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1915 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T19:59:50Z2015-03-04T19:59:50Z2006-12-12Made available in DSpace on 2015-03-04T19:59:50Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 12A avaliação da aprendizagem constitui-se num tema recorrente no campo pedagógico e motivo de preocupação para os professores e sistemas educativos. Essa condição estimula pesquisas acadêmicas e institucionais, imbricando-se com os saberes docentes e seus modos de produção. Nesse contexto, insere-se este estudo, que procura refletir sobre a prática avaliativa dos professores que atuam no ensino fundamental em escolas da rede pública do Município de Lajeado (RS), especialmente no que diz respeito aos saberes mobilizados pelos professores nas suas práticas avaliativas. A complexidade do tema exigiu a eleição de alguns recortes que propiciaram entendimentos, numa dimensão histórica e cultural, abrigada na subjetividade dos professores, seus protagonistas. Nesse sentido, deu-se especial destaque a questões como: seriam os professores apegados a práticas avaliativas vividas em suas trajetórias escolares? Estariam reproduzindo uma proposta do sistema ou direção da escola ao avaliar? Que concepções de avaliação permeThe evaluation of learning constitutes in one theme recurrent the pedagogic camp and it is motive of preocupation to the teachears and also to the educatives systems. This condition stimulates institucionals and academics researches, relating with the faculties knowledge and its ways of production. In this context, fills in this study that thinks over evaluation practice from the teachers who work in the fundamental teaching in public branches schools in Lajeado borough, specialy concern about knowledge mobilised from the teachers in their evaluation practice. The complexity of the theme required an election of some cuttings that enable understanding in one historic and cultural dimension, sheltered in the subjectively of the teachers, their protagonists. In this meaning was given special show up to the questions like: would be the teachers attached to the evaluation practice vivid in theirs scholars walk? Would be them reproducing a proposal of the system or direction of school to evaluate? What do concepNenhumaEly, Vanessa Delvinghttp://lattes.cnpq.br/5880507935404970http://lattes.cnpq.br/0157149133885713Cunha, Maria Isabel daUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesSaberes mobilizados pelos docentes em suas práticas avaliativas: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Lajeado - RSCiências Humanasavaliaçãoescolarformaçãoprofessoraprendizagemevaluation on actionfaculties knowledgefaculty educationfundamental teachingpractice in the evaluationevaluation of learniginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1915info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALsaberes mobilizados.pdfsaberes mobilizados.pdfapplication/pdf606736http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1915/1/saberes+mobilizados.pdf5d35f20a8472d639fce717fbb15eb01dMD51UNISINOS/19152015-03-09 14:30:35.937oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1915Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T17:30:35Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Saberes mobilizados pelos docentes em suas práticas avaliativas: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Lajeado - RS |
title |
Saberes mobilizados pelos docentes em suas práticas avaliativas: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Lajeado - RS |
spellingShingle |
Saberes mobilizados pelos docentes em suas práticas avaliativas: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Lajeado - RS Ely, Vanessa Delving Ciências Humanas avaliação escolar formação professor aprendizagem evaluation on action faculties knowledge faculty education fundamental teaching practice in the evaluation evaluation of learnig |
title_short |
Saberes mobilizados pelos docentes em suas práticas avaliativas: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Lajeado - RS |
title_full |
Saberes mobilizados pelos docentes em suas práticas avaliativas: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Lajeado - RS |
title_fullStr |
Saberes mobilizados pelos docentes em suas práticas avaliativas: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Lajeado - RS |
title_full_unstemmed |
Saberes mobilizados pelos docentes em suas práticas avaliativas: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Lajeado - RS |
title_sort |
Saberes mobilizados pelos docentes em suas práticas avaliativas: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Lajeado - RS |
author |
Ely, Vanessa Delving |
author_facet |
Ely, Vanessa Delving |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5880507935404970 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0157149133885713 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ely, Vanessa Delving |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Maria Isabel da |
contributor_str_mv |
Cunha, Maria Isabel da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas avaliação escolar formação professor aprendizagem evaluation on action faculties knowledge faculty education fundamental teaching practice in the evaluation evaluation of learnig |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação escolar formação professor aprendizagem |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
evaluation on action faculties knowledge faculty education fundamental teaching practice in the evaluation evaluation of learnig |
description |
A avaliação da aprendizagem constitui-se num tema recorrente no campo pedagógico e motivo de preocupação para os professores e sistemas educativos. Essa condição estimula pesquisas acadêmicas e institucionais, imbricando-se com os saberes docentes e seus modos de produção. Nesse contexto, insere-se este estudo, que procura refletir sobre a prática avaliativa dos professores que atuam no ensino fundamental em escolas da rede pública do Município de Lajeado (RS), especialmente no que diz respeito aos saberes mobilizados pelos professores nas suas práticas avaliativas. A complexidade do tema exigiu a eleição de alguns recortes que propiciaram entendimentos, numa dimensão histórica e cultural, abrigada na subjetividade dos professores, seus protagonistas. Nesse sentido, deu-se especial destaque a questões como: seriam os professores apegados a práticas avaliativas vividas em suas trajetórias escolares? Estariam reproduzindo uma proposta do sistema ou direção da escola ao avaliar? Que concepções de avaliação perme |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T19:59:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T19:59:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1915 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1915/1/saberes+mobilizados.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5d35f20a8472d639fce717fbb15eb01d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797220849333305344 |