Ensino médio e a construção de projetos de vida das juventudes: história e narrativas do currículo
Ano de defesa: | 2023 |
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Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
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Departamento: |
Escola de Humanidades
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12496 |
Resumo: | A presente tese objetiva investigar os sentidos formativos que estiveram presentes na construção dos projetos de vida, nas experiências dos sujeitos e nos currículos escolares do Ensino Médio brasileiro nas últimas cinco décadas e, dessa maneira, não entende o projeto de vida como componente/disciplina escolar, como vem sendo tratado atualmente. Esta pesquisa, que se inscreve no campo dos Estudos Curriculares, utilizou vertentes contemporâneas da teoria crítica e apostou na potência das entrevistas narrativas à luz da teoria de Goodson, entendendo que questões biográficas podem conectar-se com agendas comuns. O corpus empírico é formado por quatorze narrativas de ex-estudantes de Ensino Médio, os quais concluíram essa trajetória formativa entre as décadas de 1970-2020. Os seguintes sentidos emergiram em torno da construção dos projetos de vida ao longo do tempo: a) a construção do projeto de vida como formação técnica voltada para o prosseguimento dos estudos e para a constituição profissional; b) a construção dos projetos de vida a partir da sua relação com as identidades, as expressões culturais e as habilidades pessoais; c) a construção do projeto como formação para a cidadania com vistas à atuação e à convivência cidadã e democrática. A tese desta pesquisa sustenta que o neoliberalismo tende a fragilizar a construção de projetos de vida consistentes e plurais, os quais alcancem as múltiplas nuances e necessidades da condição juvenil. Portanto, busca adentrar a luta política em torno desse conceito, dos seus objetivos e dos caminhos para a sua construção, entendendo-os como projeto(s) de vida em/com e para a vida em sociedade. Ao defender o conceito plural de projetos e de vidas, esta tese não compactua com o entendimento das políticas atuais sobre projeto de vida e, em contrapartida, reforça o entendimento das juventudes a partir de suas diversas formas de vida, de expressão e suscetíveis a variadas provas e contingências. Assim, aposta-se em um currículo que pense a construção desses projetos em sociedade, ressaltando a dimensão comunitária e coletiva; com a sociedade, entendendo que a escolha precisa ser educada e acompanhada e que os sujeitos não podem ser responsabilizados individualmente por seus fracassos e sucessos; para a vida em sociedade, abarcando a necessidade incontornável de voltar-se para uma vida construída pela via do comum, em que a cidadania e a convivência democrática são elementos essenciais. |
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2023-06-13T13:19:08Z2023-06-13T13:19:08Z2023-03-27Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2023-06-13T13:19:08Z No. of bitstreams: 1 Luthiane Miszak Valença de Oliveira_PROTEGIDO.pdf: 1985581 bytes, checksum: fab5d39785ee42b3a87b2137a73a1e4b (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-13T13:19:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luthiane Miszak Valença de Oliveira_PROTEGIDO.pdf: 1985581 bytes, checksum: fab5d39785ee42b3a87b2137a73a1e4b (MD5) Previous issue date: 2023-03-27A presente tese objetiva investigar os sentidos formativos que estiveram presentes na construção dos projetos de vida, nas experiências dos sujeitos e nos currículos escolares do Ensino Médio brasileiro nas últimas cinco décadas e, dessa maneira, não entende o projeto de vida como componente/disciplina escolar, como vem sendo tratado atualmente. Esta pesquisa, que se inscreve no campo dos Estudos Curriculares, utilizou vertentes contemporâneas da teoria crítica e apostou na potência das entrevistas narrativas à luz da teoria de Goodson, entendendo que questões biográficas podem conectar-se com agendas comuns. O corpus empírico é formado por quatorze narrativas de ex-estudantes de Ensino Médio, os quais concluíram essa trajetória formativa entre as décadas de 1970-2020. Os seguintes sentidos emergiram em torno da construção dos projetos de vida ao longo do tempo: a) a construção do projeto de vida como formação técnica voltada para o prosseguimento dos estudos e para a constituição profissional; b) a construção dos projetos de vida a partir da sua relação com as identidades, as expressões culturais e as habilidades pessoais; c) a construção do projeto como formação para a cidadania com vistas à atuação e à convivência cidadã e democrática. A tese desta pesquisa sustenta que o neoliberalismo tende a fragilizar a construção de projetos de vida consistentes e plurais, os quais alcancem as múltiplas nuances e necessidades da condição juvenil. Portanto, busca adentrar a luta política em torno desse conceito, dos seus objetivos e dos caminhos para a sua construção, entendendo-os como projeto(s) de vida em/com e para a vida em sociedade. Ao defender o conceito plural de projetos e de vidas, esta tese não compactua com o entendimento das políticas atuais sobre projeto de vida e, em contrapartida, reforça o entendimento das juventudes a partir de suas diversas formas de vida, de expressão e suscetíveis a variadas provas e contingências. Assim, aposta-se em um currículo que pense a construção desses projetos em sociedade, ressaltando a dimensão comunitária e coletiva; com a sociedade, entendendo que a escolha precisa ser educada e acompanhada e que os sujeitos não podem ser responsabilizados individualmente por seus fracassos e sucessos; para a vida em sociedade, abarcando a necessidade incontornável de voltar-se para uma vida construída pela via do comum, em que a cidadania e a convivência democrática são elementos essenciais.The thesis aimed at investigating the formative motivation that have been present in the construction of the life project and in the curriculum for the public Brazilian states’ high school in the last five centuries, so it is not, in any matter, related to the concept of life project as a subject/school content. This study is under the circle of Studies about Curriculum, it used contemporary arguments from the critical theory and bet on the potency of the narrative interview in reads of Goodson, I understand that biographical connections may connect to the common agendas. The empirical corpus is made of fourteen narratives by previous students at a High School, who had finished between 1970s to 2020. From the analysis and problematization of the narratives emerged the following topics around the construction of life projects: a) the construction of a life project as a technical constitution aimed on the continuation of studies and for the work life; b) the construction of life projects as from its relation with identities, cultural expression and personal abilities in which each had different doings from their plural lives in society; c) the construction of the plan as a citizenship directed to the performance and the citizen and democratic coexistence. The thesis of this research argues that neoliberalism tends to weaken or hinder the construction of consistent and plural life projects, that should reach multiple youth’s nuances and needs. And, so, it wants to be part of the political fight around this concept and its objectives and ways, I read them as life projects in/for life in society. While advocating for the plural concept of life projects, it is important to reinforce that understanding youth according from its multiple ways in life, expression and susceptible to many tests and contingencies, it should be bet on a curriculum that thinks the construction of these projects in society, highlighting the communitarian and collective dimension, with society perceiving that this journey is not and should not be a solitary path, that choosing needs to be taught and accompanied and its subjects should not be responsible individually for their failures and, successes and, for life in society, being aware of the necessity to go back to a life constructed by the common, in which citizenship and democratic coexistence are essential elements.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorOliveira, Luthiane Miszak Valença dehttp://lattes.cnpq.br/7917048707380735http://lattes.cnpq.br/3180659616699939Silva, Roberto Rafael Dias daUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUnisinosBrasilEscola de HumanidadesEnsino médio e a construção de projetos de vida das juventudes: história e narrativas do currículoACCNPQ::Ciências Humanas::EducaçãoEnsino MédioCurrículoProjeto de vidaEntrevistas narrativasJuventudesHigh schoolCurriculumLife ProjectPersonal narrativesYouthinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12496info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12496/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALLuthiane Miszak Valença de Oliveira_PROTEGIDO.pdfLuthiane Miszak Valença de Oliveira_PROTEGIDO.pdfapplication/pdf1985581http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12496/1/Luthiane+Miszak+Valen%C3%A7a+de+Oliveira_PROTEGIDO.pdffab5d39785ee42b3a87b2137a73a1e4bMD51UNISINOS/124962023-06-13 10:22:28.532oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/12496Ck5PVEE6IENPTE9RVUUgQVFVSSBBIFNVQSBQUsOTUFJJQSBMSUNFTsOHQQoKRXN0YSBsaWNlbsOnYSBkZSBleGVtcGxvIMOpIGZvcm5lY2lkYSBhcGVuYXMgcGFyYSBmaW5zIGluZm9ybWF0aXZvcy4KCkxpY2Vuw6dhIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpDb20gYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgdm9jw6ogKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIMOgIApVbml2ZXJzaWRhZGUgZG8gVmFsZSBkbyBSaW8gZG9zIFNpbm9zIChVTklTSU5PUykgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSAKZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLDtG5pY28gZSAKZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyAKcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgYSBzdWEgdGVzZSBvdSAKZGlzc2VydGHDp8OjbyBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IApjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogCmRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgCm9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSAKaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBURVNFIE9VIERJU1NFUlRBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgCkFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTsODTyBTRUpBIEEgU0lHTEEgREUgClVOSVZFUlNJREFERSwgVk9Dw4ogREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTw4NPIENPTU8gClRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKQSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIApkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbywgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyAKY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2023-06-13T13:22:28Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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