Diretrizes para prototipagem na construção de cenários: artefato para conversação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Glustack, Cristiano Machado
Orientador(a): Scaletsky, Celso Carnos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Design
Departamento: Escola da Indústria Criativa
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9474
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo propor diretrizes para prototipagem como elemento estruturante da construção de cenários. A prototipagem é abordada como uma performance para criação de artefatos exploratórios. Nessa abordagem, o protótipo é compreendido como artefato crítico: porta um argumento e provoca conversação. Para cumprir o objetivo, foram realizados três procedimentos metodológicos em sequência: pesquisa bibliográfica, entrevistas e workshops. Ao final de cada procedimento foi sintetizado um quadro com indicativos de diretrizes. Através da triangulação desses indicativos, formulou-se seis diretrizes. 1. Reflexões: estimular a criatividade e as ponderações através da curiosidade, aspectos lúdicos e reflexões análogas. 2. Vínculos: as relações construídas entre os atores reverberam engajamento que se estende além do momento do workshop. 3. Deslocamentos: eventualmente os atores vão se deslocar do caminho previsto e isso é desejável. 4. Aprendizagens: o protótipo é essencialmente um objeto de aprendizagem. Estimula-se que essa aprendizagem seja cíclica, recursiva, exploratória e improvisada. 5. Espaços: há uma série de espaços sustentados pela conversação que lastreiam a prototipagem e a construção de cenários. É relevante perceber esses espaços e edificá-los. 6. Intersecções: através da conversação, intermediar uma instância dialógica entre protótipo e teoria. Nessa instância, diferentes atores podem argumentar e expor suas visões, bem como aprender com as visões de outros. Constatou-se que, através da conversação, é possível explorar a construção de cenários e a prototipagem simultaneamente. A conversação é o elemento de nexo entre as duas dinâmicas. Ambas portam uma capacidade de promover vínculos entre os atores, gerar engajamento e aprendizagem. A utilização da prototipagem enquanto performance coletiva e dos protótipos enquanto argumentos plásticos potencializam a narrativa dos cenários. Nessa abordagem, a construção de cenários pode ser interpretada como um espaço de conversação semovente e contínuo. Paralelamente, a prototipagem é uma performance de reflexão-na-ação, aprendizagem recursiva e coletiva.
id USIN_f4882c2b9016e6beaa9d36e1dbaef956
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9474
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2021-01-08T17:55:47Z2021-01-08T17:55:47Z2020-11-16Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2021-01-08T17:55:47Z No. of bitstreams: 1 Cristiano Machado Glustack_.pdf: 3635767 bytes, checksum: 03ed5bd780b401638af12ae870f93339 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-08T17:55:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cristiano Machado Glustack_.pdf: 3635767 bytes, checksum: 03ed5bd780b401638af12ae870f93339 (MD5) Previous issue date: 2020-11-16Esta pesquisa tem como objetivo propor diretrizes para prototipagem como elemento estruturante da construção de cenários. A prototipagem é abordada como uma performance para criação de artefatos exploratórios. Nessa abordagem, o protótipo é compreendido como artefato crítico: porta um argumento e provoca conversação. Para cumprir o objetivo, foram realizados três procedimentos metodológicos em sequência: pesquisa bibliográfica, entrevistas e workshops. Ao final de cada procedimento foi sintetizado um quadro com indicativos de diretrizes. Através da triangulação desses indicativos, formulou-se seis diretrizes. 1. Reflexões: estimular a criatividade e as ponderações através da curiosidade, aspectos lúdicos e reflexões análogas. 2. Vínculos: as relações construídas entre os atores reverberam engajamento que se estende além do momento do workshop. 3. Deslocamentos: eventualmente os atores vão se deslocar do caminho previsto e isso é desejável. 4. Aprendizagens: o protótipo é essencialmente um objeto de aprendizagem. Estimula-se que essa aprendizagem seja cíclica, recursiva, exploratória e improvisada. 5. Espaços: há uma série de espaços sustentados pela conversação que lastreiam a prototipagem e a construção de cenários. É relevante perceber esses espaços e edificá-los. 6. Intersecções: através da conversação, intermediar uma instância dialógica entre protótipo e teoria. Nessa instância, diferentes atores podem argumentar e expor suas visões, bem como aprender com as visões de outros. Constatou-se que, através da conversação, é possível explorar a construção de cenários e a prototipagem simultaneamente. A conversação é o elemento de nexo entre as duas dinâmicas. Ambas portam uma capacidade de promover vínculos entre os atores, gerar engajamento e aprendizagem. A utilização da prototipagem enquanto performance coletiva e dos protótipos enquanto argumentos plásticos potencializam a narrativa dos cenários. Nessa abordagem, a construção de cenários pode ser interpretada como um espaço de conversação semovente e contínuo. Paralelamente, a prototipagem é uma performance de reflexão-na-ação, aprendizagem recursiva e coletiva.This research aims to propose guidelines for prototyping as a structural element of scenario building. Prototyping is approached as a performance for creating exploratory artifacts. In this approach, the prototype is understood as a critical artifact: it carries an argument and provokes conversation. To achieve the objective, three methodological procedures were carried out in sequence: bibliographic research, interviews and workshops. At the end of each procedure, a table with indicative guidelines was synthesized. Through the triangulation of these indicatives, six guidelines were formulated. 1. Reflections: stimulate creativity and reflections through curiosity, playful aspects and similar reflections. 2. Bonds: the relationships built between the actors echo engagement that extends beyond the moment of the workshop. 3. Displacements: eventually the actors will move from the planned path and this is desirable. 4. Learning: the prototype is essentially a learning object. This learning is encouraged to be cyclical, recursive, exploratory and improvised. 5. Spaces: there are a series of spaces supported by conversation that support prototyping and scenario building. It is relevant to understand these spaces and to build them. 6. Intersections: through conversation, intermediate a dialogical instance between prototype and theory. In this instance, different actors can argue and expose their views. As well, these actors can learn from the views of others. It was found that through conversation it is possible to explore the scenario building and prototyping simultaneously. Conversation is the nexus between the two dynamics. Both carry a capacity to foster links between the actors, generate engagement and learning. The use of prototyping as a collective performance and prototypes as plastic arguments enhance the scenario narrative. In this approach, the construction of scenarios can be interpreted as a space for continuous and moving conversation. At the same time, prototyping is a performance of reflection-in-action, recursive and collective learning.NenhumaGlustack, Cristiano Machadohttp://lattes.cnpq.br/3679459358404070http://lattes.cnpq.br/6525779922201302Scaletsky, Celso CarnosUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DesignUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaDiretrizes para prototipagem na construção de cenários: artefato para conversaçãoACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho IndustrialDesign estratégicoPrototipagemConstrução de cenáriosStrategic designPrototypingScenario buildinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9474info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALCristiano Machado Glustack_.pdfCristiano Machado Glustack_.pdfapplication/pdf3635767http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9474/1/Cristiano+Machado+Glustack_.pdf03ed5bd780b401638af12ae870f93339MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9474/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/94742021-01-08 14:56:55.012oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-01-08T17:56:55Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diretrizes para prototipagem na construção de cenários: artefato para conversação
title Diretrizes para prototipagem na construção de cenários: artefato para conversação
spellingShingle Diretrizes para prototipagem na construção de cenários: artefato para conversação
Glustack, Cristiano Machado
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Design estratégico
Prototipagem
Construção de cenários
Strategic design
Prototyping
Scenario building
title_short Diretrizes para prototipagem na construção de cenários: artefato para conversação
title_full Diretrizes para prototipagem na construção de cenários: artefato para conversação
title_fullStr Diretrizes para prototipagem na construção de cenários: artefato para conversação
title_full_unstemmed Diretrizes para prototipagem na construção de cenários: artefato para conversação
title_sort Diretrizes para prototipagem na construção de cenários: artefato para conversação
author Glustack, Cristiano Machado
author_facet Glustack, Cristiano Machado
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3679459358404070
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6525779922201302
dc.contributor.author.fl_str_mv Glustack, Cristiano Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scaletsky, Celso Carnos
contributor_str_mv Scaletsky, Celso Carnos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Design estratégico
Prototipagem
Construção de cenários
Strategic design
Prototyping
Scenario building
dc.subject.por.fl_str_mv Design estratégico
Prototipagem
Construção de cenários
dc.subject.eng.fl_str_mv Strategic design
Prototyping
Scenario building
description Esta pesquisa tem como objetivo propor diretrizes para prototipagem como elemento estruturante da construção de cenários. A prototipagem é abordada como uma performance para criação de artefatos exploratórios. Nessa abordagem, o protótipo é compreendido como artefato crítico: porta um argumento e provoca conversação. Para cumprir o objetivo, foram realizados três procedimentos metodológicos em sequência: pesquisa bibliográfica, entrevistas e workshops. Ao final de cada procedimento foi sintetizado um quadro com indicativos de diretrizes. Através da triangulação desses indicativos, formulou-se seis diretrizes. 1. Reflexões: estimular a criatividade e as ponderações através da curiosidade, aspectos lúdicos e reflexões análogas. 2. Vínculos: as relações construídas entre os atores reverberam engajamento que se estende além do momento do workshop. 3. Deslocamentos: eventualmente os atores vão se deslocar do caminho previsto e isso é desejável. 4. Aprendizagens: o protótipo é essencialmente um objeto de aprendizagem. Estimula-se que essa aprendizagem seja cíclica, recursiva, exploratória e improvisada. 5. Espaços: há uma série de espaços sustentados pela conversação que lastreiam a prototipagem e a construção de cenários. É relevante perceber esses espaços e edificá-los. 6. Intersecções: através da conversação, intermediar uma instância dialógica entre protótipo e teoria. Nessa instância, diferentes atores podem argumentar e expor suas visões, bem como aprender com as visões de outros. Constatou-se que, através da conversação, é possível explorar a construção de cenários e a prototipagem simultaneamente. A conversação é o elemento de nexo entre as duas dinâmicas. Ambas portam uma capacidade de promover vínculos entre os atores, gerar engajamento e aprendizagem. A utilização da prototipagem enquanto performance coletiva e dos protótipos enquanto argumentos plásticos potencializam a narrativa dos cenários. Nessa abordagem, a construção de cenários pode ser interpretada como um espaço de conversação semovente e contínuo. Paralelamente, a prototipagem é uma performance de reflexão-na-ação, aprendizagem recursiva e coletiva.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-08T17:55:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-08T17:55:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9474
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9474/1/Cristiano+Machado+Glustack_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9474/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 03ed5bd780b401638af12ae870f93339
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220903613890560