As contribuições da orientação empreendedora na internacionalização: um estudo de caso no miolo wine group

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Lindemam, André Carvalho
Orientador(a): Bitencourt, Claudia Cristina
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Departamento: Escola de Gestão e Negócios
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4205
Resumo: A partir da aplicação do conceito de empreendedorismo à organização surge a orientação empreendedora (OE), que se refere ao processo empreendedor no nível organizacional. A orientação empreendedora focaliza-se nos métodos, práticas e estilos de tomada de decisão usados para agir de forma empreendedora. Uma das formas de se perceber a OE de uma organização é através das suas dimensões: inovação, propensão ao risco e proatividade. Esta dissertação busca analisar a OE no contexto internacional. Neste sentido, destaca que as empresas interessadas em operar no mercado internacional precisam de criatividade, proatividade e cálculo de risco, para conseguir superar as dificuldades impostas pelo mercado. Em relação às operações no mercado internacional, a inserção das empresas brasileiras nesse mercado é considerada tardia em comparação às suas concorrentes de nações desenvolvidas. Realizar operações internacionais requer o desenvolvimento de estratégias deliberadas, que permitam o ingresso de produtos, tecnologias, gestão, recursos humanos, entre outros recursos de uma empresa, em país estrangeiro. Também envolve escolher a melhor estratégia, seja por exportação, contratual ou por investimentos, e requer da empresa ações pertinentes à superação de barreiras existentes à internacionalização, seja para entrada e/ou operações. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, analisa, através de estudo de caso único, como o empreendedorismo no nível organizacional - aqui especificado como orientação empreendedora (OE) através de suas dimensões inovação, propensão ao risco e proatividade, bem como os seus elementos constitutivos - contribui no contexto de internacionalização de um grupo vinícola brasileiro, representado pelo Miolo Wine Group (MWG). Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade e análise documental. Os principais resultados encontrados destacam que a OE contribui no processo de internacionalização do MWG através: da entrada em mercados estratégicos, na redução da barreira da falta de associação entre Brasil e o vinho de qualidade, na diferenciação dos seus produtos em relação aos demais produtos brasileiros na competição internacional, tecnologia avançada, qualidade dos produtos, no aproveitamento do potencial de algumas regiões ainda não exploradas, sendo benchmarking internacional, aumentando o volume de vendas, na identificação de ameaças e planejamento global, na identificação de inovações e através do fortalecimento da marca.
id USIN_f4a2345bcac02aa941d860a9815277a3
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/4205
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-07-03T17:40:01Z2015-07-03T17:40:01Z2010-10-23Submitted by Silvana Teresinha Dornelles Studzinski (sstudzinski) on 2015-07-03T17:40:01Z No. of bitstreams: 1 AndreCarvalhoLindemam.pdf: 929527 bytes, checksum: 60b2d11de24543bd40bd55f690859780 (MD5)Made available in DSpace on 2015-07-03T17:40:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AndreCarvalhoLindemam.pdf: 929527 bytes, checksum: 60b2d11de24543bd40bd55f690859780 (MD5) Previous issue date: 2011A partir da aplicação do conceito de empreendedorismo à organização surge a orientação empreendedora (OE), que se refere ao processo empreendedor no nível organizacional. A orientação empreendedora focaliza-se nos métodos, práticas e estilos de tomada de decisão usados para agir de forma empreendedora. Uma das formas de se perceber a OE de uma organização é através das suas dimensões: inovação, propensão ao risco e proatividade. Esta dissertação busca analisar a OE no contexto internacional. Neste sentido, destaca que as empresas interessadas em operar no mercado internacional precisam de criatividade, proatividade e cálculo de risco, para conseguir superar as dificuldades impostas pelo mercado. Em relação às operações no mercado internacional, a inserção das empresas brasileiras nesse mercado é considerada tardia em comparação às suas concorrentes de nações desenvolvidas. Realizar operações internacionais requer o desenvolvimento de estratégias deliberadas, que permitam o ingresso de produtos, tecnologias, gestão, recursos humanos, entre outros recursos de uma empresa, em país estrangeiro. Também envolve escolher a melhor estratégia, seja por exportação, contratual ou por investimentos, e requer da empresa ações pertinentes à superação de barreiras existentes à internacionalização, seja para entrada e/ou operações. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, analisa, através de estudo de caso único, como o empreendedorismo no nível organizacional - aqui especificado como orientação empreendedora (OE) através de suas dimensões inovação, propensão ao risco e proatividade, bem como os seus elementos constitutivos - contribui no contexto de internacionalização de um grupo vinícola brasileiro, representado pelo Miolo Wine Group (MWG). Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade e análise documental. Os principais resultados encontrados destacam que a OE contribui no processo de internacionalização do MWG através: da entrada em mercados estratégicos, na redução da barreira da falta de associação entre Brasil e o vinho de qualidade, na diferenciação dos seus produtos em relação aos demais produtos brasileiros na competição internacional, tecnologia avançada, qualidade dos produtos, no aproveitamento do potencial de algumas regiões ainda não exploradas, sendo benchmarking internacional, aumentando o volume de vendas, na identificação de ameaças e planejamento global, na identificação de inovações e através do fortalecimento da marca.By applying the concept of entrepreneurship to the organization comes to entrepreneurial orientation (EO), which refers to the entrepreneurial process, at the organizational level. The entrepreneurial orientation refers to the methods, practices and styles of decision making used to act in an entrepreneurial way. One way to realize the OE of an organization is through its dimensions: innovation, risk propensity and proactivity. Companies interested in operating in international markets, need creativity, proactivity and risk calculation, to help them to overcome the difficulties imposed by the market. Regarding operations in the international market, Brazilian companies are considered late for its inclusion in comparison to its competitors from developed nations. International operations requires determination of strategies that could allow the inflow of products, technologies, management, human resources and other resources of a company in a foreign country. It also involves choosing the best strategy, whether for export or investment contract and requires the company, appropriate actions to overcome barriers to internationalization, both for entry and / or operations. This research is qualitative in nature and examines, through a single case study, how entrepreneurship at the organizational level, here specified as entrepreneurial orientation (EO) through its dimensions, which are: innovation, risk propensity and proactivity, and their constituent elements, contribute in the context of internationalization of Brazilian wine group, represented by Inside Wine Group. Data were collected through in-depth interviews and documentary analysis. The main findings highlight the OE helps in the process of internationalization of the MWG through: strategic market entry, reducing the barrier of lack of association between Brazil and wine quality, to differentiate their products in relation to other Brazilian products in international competition, advanced technology, product quality, in harnessing the potential of some unexplored regions, and international benchmarking, increasing the volume of sales, in identifying threats and overall planning, identification of innovation and by strengthening the brand.NenhumaLindemam, André Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/2354296384532660http://lattes.cnpq.br/7715385604038814Bitencourt, Claudia CristinaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosAs contribuições da orientação empreendedora na internacionalização: um estudo de caso no miolo wine groupACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoEmpreendedorismoOrientação empreendedoraInternacionalizaçãoEstratégias de entrada e operações internacionaisBarreiras à internacionalizaçãoEntrepreneurshipEntrepreneurial orientationIinternalizationEntry strategies and international operationBarrier to internalizationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4205info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALAndreCarvalhoLindemam.pdfAndreCarvalhoLindemam.pdfapplication/pdf929527http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4205/1/AndreCarvalhoLindemam.pdf60b2d11de24543bd40bd55f690859780MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82099http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4205/2/license.txte130fff006551e19abf270f718b7ab21MD52UNISINOS/42052015-12-18 10:21:26.386oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-12-18T12:21:26Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As contribuições da orientação empreendedora na internacionalização: um estudo de caso no miolo wine group
title As contribuições da orientação empreendedora na internacionalização: um estudo de caso no miolo wine group
spellingShingle As contribuições da orientação empreendedora na internacionalização: um estudo de caso no miolo wine group
Lindemam, André Carvalho
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Empreendedorismo
Orientação empreendedora
Internacionalização
Estratégias de entrada e operações internacionais
Barreiras à internacionalização
Entrepreneurship
Entrepreneurial orientation
Iinternalization
Entry strategies and international operation
Barrier to internalization
title_short As contribuições da orientação empreendedora na internacionalização: um estudo de caso no miolo wine group
title_full As contribuições da orientação empreendedora na internacionalização: um estudo de caso no miolo wine group
title_fullStr As contribuições da orientação empreendedora na internacionalização: um estudo de caso no miolo wine group
title_full_unstemmed As contribuições da orientação empreendedora na internacionalização: um estudo de caso no miolo wine group
title_sort As contribuições da orientação empreendedora na internacionalização: um estudo de caso no miolo wine group
author Lindemam, André Carvalho
author_facet Lindemam, André Carvalho
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2354296384532660
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7715385604038814
dc.contributor.author.fl_str_mv Lindemam, André Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bitencourt, Claudia Cristina
contributor_str_mv Bitencourt, Claudia Cristina
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Empreendedorismo
Orientação empreendedora
Internacionalização
Estratégias de entrada e operações internacionais
Barreiras à internacionalização
Entrepreneurship
Entrepreneurial orientation
Iinternalization
Entry strategies and international operation
Barrier to internalization
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Orientação empreendedora
Internacionalização
Estratégias de entrada e operações internacionais
Barreiras à internacionalização
dc.subject.eng.fl_str_mv Entrepreneurship
Entrepreneurial orientation
Iinternalization
Entry strategies and international operation
Barrier to internalization
description A partir da aplicação do conceito de empreendedorismo à organização surge a orientação empreendedora (OE), que se refere ao processo empreendedor no nível organizacional. A orientação empreendedora focaliza-se nos métodos, práticas e estilos de tomada de decisão usados para agir de forma empreendedora. Uma das formas de se perceber a OE de uma organização é através das suas dimensões: inovação, propensão ao risco e proatividade. Esta dissertação busca analisar a OE no contexto internacional. Neste sentido, destaca que as empresas interessadas em operar no mercado internacional precisam de criatividade, proatividade e cálculo de risco, para conseguir superar as dificuldades impostas pelo mercado. Em relação às operações no mercado internacional, a inserção das empresas brasileiras nesse mercado é considerada tardia em comparação às suas concorrentes de nações desenvolvidas. Realizar operações internacionais requer o desenvolvimento de estratégias deliberadas, que permitam o ingresso de produtos, tecnologias, gestão, recursos humanos, entre outros recursos de uma empresa, em país estrangeiro. Também envolve escolher a melhor estratégia, seja por exportação, contratual ou por investimentos, e requer da empresa ações pertinentes à superação de barreiras existentes à internacionalização, seja para entrada e/ou operações. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, analisa, através de estudo de caso único, como o empreendedorismo no nível organizacional - aqui especificado como orientação empreendedora (OE) através de suas dimensões inovação, propensão ao risco e proatividade, bem como os seus elementos constitutivos - contribui no contexto de internacionalização de um grupo vinícola brasileiro, representado pelo Miolo Wine Group (MWG). Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade e análise documental. Os principais resultados encontrados destacam que a OE contribui no processo de internacionalização do MWG através: da entrada em mercados estratégicos, na redução da barreira da falta de associação entre Brasil e o vinho de qualidade, na diferenciação dos seus produtos em relação aos demais produtos brasileiros na competição internacional, tecnologia avançada, qualidade dos produtos, no aproveitamento do potencial de algumas regiões ainda não exploradas, sendo benchmarking internacional, aumentando o volume de vendas, na identificação de ameaças e planejamento global, na identificação de inovações e através do fortalecimento da marca.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-10-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-03T17:40:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-03T17:40:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4205
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4205/1/AndreCarvalhoLindemam.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4205/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 60b2d11de24543bd40bd55f690859780
e130fff006551e19abf270f718b7ab21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220869542510592