A formação inicial de professores de matemática: a pesquisa como possibilidade de articulação entre teoria e prática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Wolff, Rosane
Orientador(a): Cunha, Maria Isabel da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2066
Resumo: No presente estudo tomei como foco a formação inicial de professores de Matemática. Considerei os estudos que vêm evidenciando fragilidades nessa formação no que se refere à articulação entre teoria e prática, ao mesmo tempo em que identifico influências do movimento relacionado ao professor-investigador. No Brasil, esse movimento se instalou significativamente na década de 90, tanto em termos de formação inicial como continuada. No caso específico da Licenciatura em Matemática, problematizei a possibilidade da pesquisa, como atitude epistemológica, interferir na formação dos estudantes, através da melhor articulação da teoria com a prática. Considerei a legislação vigente e a reformulação curricular por ela desencadeada, no ano de 2004, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), como iniciativas de superação desta dicotomia no campo da formação de professores e tomei esse contexto como campo de pesquisa. No intuito de ampliar essa reflexão, cotejei os dados com a realidade argentina, favorecida por
id USIN_fb4b648fa0314c084f5b91a80f9c6197
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2066
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T21:14:59Z2015-03-04T21:14:59Z2007-10-29Made available in DSpace on 2015-03-04T21:14:59Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 29No presente estudo tomei como foco a formação inicial de professores de Matemática. Considerei os estudos que vêm evidenciando fragilidades nessa formação no que se refere à articulação entre teoria e prática, ao mesmo tempo em que identifico influências do movimento relacionado ao professor-investigador. No Brasil, esse movimento se instalou significativamente na década de 90, tanto em termos de formação inicial como continuada. No caso específico da Licenciatura em Matemática, problematizei a possibilidade da pesquisa, como atitude epistemológica, interferir na formação dos estudantes, através da melhor articulação da teoria com a prática. Considerei a legislação vigente e a reformulação curricular por ela desencadeada, no ano de 2004, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), como iniciativas de superação desta dicotomia no campo da formação de professores e tomei esse contexto como campo de pesquisa. No intuito de ampliar essa reflexão, cotejei os dados com a realidade argentina, favorecida porIn the present study I took as focus the initial formation of teachers in Mathematics. I considered the studies that have evidenced fragilities in this formation, related to the link between practical theory and, at the same time where I identify influences of a related movement to the professor-investigator. In Brazil, this movement was settled significantly in the 90’s, as much in terms of initial formation as a continued one. In this specific case of Major in Mathematics, I problemized the possibility of the research, as an epistemological attitude, to interfere with the formation of students, through the best link of theory with practice. I considered the current law and the curricular reformularization which was unchained by it, in the year of 2004, at the Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), as an initiatives to overcome this dichotomy in the field of formation of professors and took this context as field of research. Intending to extend this reflection, I compared the data with the realityCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorWolff, Rosanehttp://lattes.cnpq.br/3925410895884455http://lattes.cnpq.br/0157149133885713Lucarelli,ElisaCunha, Maria Isabel daUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesA formação inicial de professores de matemática: a pesquisa como possibilidade de articulação entre teoria e práticaCiências Humanasformação de professoresmatemáticapesquisateoria-práticaformation of teachersmathematicsresearchpractical theoryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2066info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALformacao inicial.pdfformacao inicial.pdfapplication/pdf470119http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2066/1/formacao+inicial.pdf4bfe54bf94dd5a54419ec32a3526c224MD51UNISINOS/20662015-03-10 11:28:28.506oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2066Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:28:28Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação inicial de professores de matemática: a pesquisa como possibilidade de articulação entre teoria e prática
title A formação inicial de professores de matemática: a pesquisa como possibilidade de articulação entre teoria e prática
spellingShingle A formação inicial de professores de matemática: a pesquisa como possibilidade de articulação entre teoria e prática
Wolff, Rosane
Ciências Humanas
formação de professores
matemática
pesquisa
teoria-prática
formation of teachers
mathematics
research
practical theory
title_short A formação inicial de professores de matemática: a pesquisa como possibilidade de articulação entre teoria e prática
title_full A formação inicial de professores de matemática: a pesquisa como possibilidade de articulação entre teoria e prática
title_fullStr A formação inicial de professores de matemática: a pesquisa como possibilidade de articulação entre teoria e prática
title_full_unstemmed A formação inicial de professores de matemática: a pesquisa como possibilidade de articulação entre teoria e prática
title_sort A formação inicial de professores de matemática: a pesquisa como possibilidade de articulação entre teoria e prática
author Wolff, Rosane
author_facet Wolff, Rosane
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3925410895884455
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0157149133885713
dc.contributor.author.fl_str_mv Wolff, Rosane
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Lucarelli,Elisa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Maria Isabel da
contributor_str_mv Lucarelli,Elisa
Cunha, Maria Isabel da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
formação de professores
matemática
pesquisa
teoria-prática
formation of teachers
mathematics
research
practical theory
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
matemática
pesquisa
teoria-prática
dc.subject.eng.fl_str_mv formation of teachers
mathematics
research
practical theory
description No presente estudo tomei como foco a formação inicial de professores de Matemática. Considerei os estudos que vêm evidenciando fragilidades nessa formação no que se refere à articulação entre teoria e prática, ao mesmo tempo em que identifico influências do movimento relacionado ao professor-investigador. No Brasil, esse movimento se instalou significativamente na década de 90, tanto em termos de formação inicial como continuada. No caso específico da Licenciatura em Matemática, problematizei a possibilidade da pesquisa, como atitude epistemológica, interferir na formação dos estudantes, através da melhor articulação da teoria com a prática. Considerei a legislação vigente e a reformulação curricular por ela desencadeada, no ano de 2004, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), como iniciativas de superação desta dicotomia no campo da formação de professores e tomei esse contexto como campo de pesquisa. No intuito de ampliar essa reflexão, cotejei os dados com a realidade argentina, favorecida por
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-10-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T21:14:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T21:14:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2066
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2066/1/formacao+inicial.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4bfe54bf94dd5a54419ec32a3526c224
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220850329452544