Modelo de difusão e adoção de inovações: um estudo na área farmacêutica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Springer, Rodrigo Eduardo
Orientador(a): Paiva, Ely Laureano
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Departamento: Escola de Gestão e Negócios
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2729
Resumo: A difusão de uma inovação pode assumir um papel central na geração de uma vantagem competitiva. Essa pesquisa buscou analisar o processo de difusão de inovação no setor farmacêutico, através da identificação dos fatores que exercem influência sobre a adoção de um novo medicamento. O produto que foi objeto desse estudo foi um antidepressivo (cloridrato de venlafaxina). Para a realização da pesquisa foi realizada uma survey com médicos que atuam como clínicos gerais em cidades localizadas no Vale do Sinos e na Serra Gaúcha, com uma amostra igual a 108. Os resultados das análises indicam que os médicos que dão maior importância para a existência de comprovação de resultados clínicos satisfatórios foram os que menos adotaram o produto. Além disso, os resultados indicam que os médicos que dão maior importância aos aspectos positivos do princípio ativo foram os que mais o adotaram. Por fim, os resultados mostraram que os médicos que mais valorizam a propaganda dos laboratórios e que mais participam de congressos mé
id USIN_fe7453a7ff07b74625200e3cb119d2f0
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2729
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:40:06Z2015-03-05T18:40:06Z2008-12-19Made available in DSpace on 2015-03-05T18:40:06Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 19A difusão de uma inovação pode assumir um papel central na geração de uma vantagem competitiva. Essa pesquisa buscou analisar o processo de difusão de inovação no setor farmacêutico, através da identificação dos fatores que exercem influência sobre a adoção de um novo medicamento. O produto que foi objeto desse estudo foi um antidepressivo (cloridrato de venlafaxina). Para a realização da pesquisa foi realizada uma survey com médicos que atuam como clínicos gerais em cidades localizadas no Vale do Sinos e na Serra Gaúcha, com uma amostra igual a 108. Os resultados das análises indicam que os médicos que dão maior importância para a existência de comprovação de resultados clínicos satisfatórios foram os que menos adotaram o produto. Além disso, os resultados indicam que os médicos que dão maior importância aos aspectos positivos do princípio ativo foram os que mais o adotaram. Por fim, os resultados mostraram que os médicos que mais valorizam a propaganda dos laboratórios e que mais participam de congressos méDiffusion of an innovation can play a central role in the generation of competitive advantage. This research aimed to analyze the process of innovation diffusion in the pharmaceutical sector, by identifying the factors which influence the adoption of a new medicine. An antidepressive product (venlafaxine chloridrate) was the object of the study. A survey was performed with a sample of 108 general clinic physicians who work in cities of Vale do Sinos and of the mountain area of Rio Grande do Sul State, Brazil. The results of the analyses indicate that physicians who give more importance to the existence of proved satisfactory clinical results where the ones who adopted the product to a lower extend. Besides, the results show that physicians who give more importance to positive aspects of the active principle where the ones who adopted the product more. Finally, the results showed that physicians who give more value to the propaganda of laboratories and who attend medical congresses tend to be more innovative.NenhumaSpringer, Rodrigo Eduardohttp://lattes.cnpq.br/5592215999218522http://lattes.cnpq.br/3266145095735910Paiva, Ely LaureanoUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNISINOSBrasilEscola de Gestão e NegóciosModelo de difusão e adoção de inovações: um estudo na área farmacêuticaCiências Sociais Aplicadasadoçãomedicamentos inovadoresdifusãoadoptioninnovative medicinesdiffusioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2729info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALSpringerRodrigoEduardoAdministracao.pdfSpringerRodrigoEduardoAdministracao.pdfapplication/pdf1302601http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2729/1/SpringerRodrigoEduardoAdministracao.pdf2a9ce6270d1d551c79c04ada352a7131MD51UNISINOS/27292015-03-19 11:38:07.205oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2729Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-19T14:38:07Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo de difusão e adoção de inovações: um estudo na área farmacêutica
title Modelo de difusão e adoção de inovações: um estudo na área farmacêutica
spellingShingle Modelo de difusão e adoção de inovações: um estudo na área farmacêutica
Springer, Rodrigo Eduardo
Ciências Sociais Aplicadas
adoção
medicamentos inovadores
difusão
adoption
innovative medicines
diffusion
title_short Modelo de difusão e adoção de inovações: um estudo na área farmacêutica
title_full Modelo de difusão e adoção de inovações: um estudo na área farmacêutica
title_fullStr Modelo de difusão e adoção de inovações: um estudo na área farmacêutica
title_full_unstemmed Modelo de difusão e adoção de inovações: um estudo na área farmacêutica
title_sort Modelo de difusão e adoção de inovações: um estudo na área farmacêutica
author Springer, Rodrigo Eduardo
author_facet Springer, Rodrigo Eduardo
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5592215999218522
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3266145095735910
dc.contributor.author.fl_str_mv Springer, Rodrigo Eduardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paiva, Ely Laureano
contributor_str_mv Paiva, Ely Laureano
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
adoção
medicamentos inovadores
difusão
adoption
innovative medicines
diffusion
dc.subject.por.fl_str_mv adoção
medicamentos inovadores
difusão
dc.subject.eng.fl_str_mv adoption
innovative medicines
diffusion
description A difusão de uma inovação pode assumir um papel central na geração de uma vantagem competitiva. Essa pesquisa buscou analisar o processo de difusão de inovação no setor farmacêutico, através da identificação dos fatores que exercem influência sobre a adoção de um novo medicamento. O produto que foi objeto desse estudo foi um antidepressivo (cloridrato de venlafaxina). Para a realização da pesquisa foi realizada uma survey com médicos que atuam como clínicos gerais em cidades localizadas no Vale do Sinos e na Serra Gaúcha, com uma amostra igual a 108. Os resultados das análises indicam que os médicos que dão maior importância para a existência de comprovação de resultados clínicos satisfatórios foram os que menos adotaram o produto. Além disso, os resultados indicam que os médicos que dão maior importância aos aspectos positivos do princípio ativo foram os que mais o adotaram. Por fim, os resultados mostraram que os médicos que mais valorizam a propaganda dos laboratórios e que mais participam de congressos mé
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:40:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:40:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2729
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2729/1/SpringerRodrigoEduardoAdministracao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a9ce6270d1d551c79c04ada352a7131
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220853986885632