Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\".
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Educação
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | https://doi.org/10.11606/D.48.2007.tde-29012009-120830 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo investigar as atividades metacognitivas desenvolvidas pelos professores de Matemática do Ensino Fundamental II, quando eles estão envolvidos no ensino-aprendizagem da Álgebra. A partir da análise do que pensam e dizem os professores desse nível de ensino, procurou-se explicitar e discutir os principais aspectos do seu trabalho pedagógico com a Álgebra. Para isso, foram estabelecidos três eixos: os processos vivenciados na formação inicial e continuada, seus conhecimentos relativos à Álgebra e seu ensino e o exercício reflexivo sobre seu trabalho com Álgebra. |
id |
USP_02cb2ef8eb0805be76ad25e58d8b6c5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-29012009-120830 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\". Metacognition and teaching of algebra: analysis of what basic education Mathematic´s teachers are saying and thinking. 2007-06-15Vinicio de Macedo SantosMaria do Carmo Santos DomiteCeli Aparecida Espasandim LopesAdilson Sebastião de SousaUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR algebra teaching conhecimento ensino da Álgebra formação de professores knowledgement metacognição metacognition teacher graduation O presente trabalho tem por objetivo investigar as atividades metacognitivas desenvolvidas pelos professores de Matemática do Ensino Fundamental II, quando eles estão envolvidos no ensino-aprendizagem da Álgebra. A partir da análise do que pensam e dizem os professores desse nível de ensino, procurou-se explicitar e discutir os principais aspectos do seu trabalho pedagógico com a Álgebra. Para isso, foram estabelecidos três eixos: os processos vivenciados na formação inicial e continuada, seus conhecimentos relativos à Álgebra e seu ensino e o exercício reflexivo sobre seu trabalho com Álgebra. The objective of this present work is to investigate the metacognitives activities developed by Mathematics teachers of Foundation Course II when they are involved in teaching -learning Algebra. According to the analyses of the teachers thoughts and what they say about this teaching level , it attempt to clarify and discuss the main points of their pedagogic work with Algebra. Three axis were established for this:The experienced process with initial and continuos graduation ; their knowledgemnt referring to Algebra teaching and reflexive exercise about his work in Algebra. https://doi.org/10.11606/D.48.2007.tde-29012009-120830info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:22:14Zoai:teses.usp.br:tde-29012009-120830Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\". |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Metacognition and teaching of algebra: analysis of what basic education Mathematic´s teachers are saying and thinking. |
title |
Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\". |
spellingShingle |
Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\". Adilson Sebastião de Sousa |
title_short |
Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\". |
title_full |
Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\". |
title_fullStr |
Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\". |
title_full_unstemmed |
Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\". |
title_sort |
Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\". |
author |
Adilson Sebastião de Sousa |
author_facet |
Adilson Sebastião de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vinicio de Macedo Santos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria do Carmo Santos Domite |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Celi Aparecida Espasandim Lopes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adilson Sebastião de Sousa |
contributor_str_mv |
Vinicio de Macedo Santos Maria do Carmo Santos Domite Celi Aparecida Espasandim Lopes |
description |
O presente trabalho tem por objetivo investigar as atividades metacognitivas desenvolvidas pelos professores de Matemática do Ensino Fundamental II, quando eles estão envolvidos no ensino-aprendizagem da Álgebra. A partir da análise do que pensam e dizem os professores desse nível de ensino, procurou-se explicitar e discutir os principais aspectos do seu trabalho pedagógico com a Álgebra. Para isso, foram estabelecidos três eixos: os processos vivenciados na formação inicial e continuada, seus conhecimentos relativos à Álgebra e seu ensino e o exercício reflexivo sobre seu trabalho com Álgebra. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-06-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/D.48.2007.tde-29012009-120830 |
url |
https://doi.org/10.11606/D.48.2007.tde-29012009-120830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1786377219473408000 |