Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\".

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Adilson Sebastião de Sousa
Orientador(a): Vinicio de Macedo Santos
Banca de defesa: Maria do Carmo Santos Domite, Celi Aparecida Espasandim Lopes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.48.2007.tde-29012009-120830
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar as atividades metacognitivas desenvolvidas pelos professores de Matemática do Ensino Fundamental II, quando eles estão envolvidos no ensino-aprendizagem da Álgebra. A partir da análise do que pensam e dizem os professores desse nível de ensino, procurou-se explicitar e discutir os principais aspectos do seu trabalho pedagógico com a Álgebra. Para isso, foram estabelecidos três eixos: os processos vivenciados na formação inicial e continuada, seus conhecimentos relativos à Álgebra e seu ensino e o exercício reflexivo sobre seu trabalho com Álgebra.
id USP_02cb2ef8eb0805be76ad25e58d8b6c5d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29012009-120830
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\". Metacognition and teaching of algebra: analysis of what basic education Mathematic´s teachers are saying and thinking. 2007-06-15Vinicio de Macedo SantosMaria do Carmo Santos DomiteCeli Aparecida Espasandim LopesAdilson Sebastião de SousaUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR algebra teaching conhecimento ensino da Álgebra formação de professores knowledgement metacognição metacognition teacher graduation O presente trabalho tem por objetivo investigar as atividades metacognitivas desenvolvidas pelos professores de Matemática do Ensino Fundamental II, quando eles estão envolvidos no ensino-aprendizagem da Álgebra. A partir da análise do que pensam e dizem os professores desse nível de ensino, procurou-se explicitar e discutir os principais aspectos do seu trabalho pedagógico com a Álgebra. Para isso, foram estabelecidos três eixos: os processos vivenciados na formação inicial e continuada, seus conhecimentos relativos à Álgebra e seu ensino e o exercício reflexivo sobre seu trabalho com Álgebra. The objective of this present work is to investigate the metacognitives activities developed by Mathematics teachers of Foundation Course II when they are involved in teaching -learning Algebra. According to the analyses of the teachers thoughts and what they say about this teaching level , it attempt to clarify and discuss the main points of their pedagogic work with Algebra. Three axis were established for this:The experienced process with initial and continuos graduation ; their knowledgemnt referring to Algebra teaching and reflexive exercise about his work in Algebra. https://doi.org/10.11606/D.48.2007.tde-29012009-120830info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:22:14Zoai:teses.usp.br:tde-29012009-120830Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\".
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Metacognition and teaching of algebra: analysis of what basic education Mathematic´s teachers are saying and thinking.
title Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\".
spellingShingle Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\".
Adilson Sebastião de Sousa
title_short Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\".
title_full Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\".
title_fullStr Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\".
title_full_unstemmed Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\".
title_sort Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\".
author Adilson Sebastião de Sousa
author_facet Adilson Sebastião de Sousa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vinicio de Macedo Santos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria do Carmo Santos Domite
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Celi Aparecida Espasandim Lopes
dc.contributor.author.fl_str_mv Adilson Sebastião de Sousa
contributor_str_mv Vinicio de Macedo Santos
Maria do Carmo Santos Domite
Celi Aparecida Espasandim Lopes
description O presente trabalho tem por objetivo investigar as atividades metacognitivas desenvolvidas pelos professores de Matemática do Ensino Fundamental II, quando eles estão envolvidos no ensino-aprendizagem da Álgebra. A partir da análise do que pensam e dizem os professores desse nível de ensino, procurou-se explicitar e discutir os principais aspectos do seu trabalho pedagógico com a Álgebra. Para isso, foram estabelecidos três eixos: os processos vivenciados na formação inicial e continuada, seus conhecimentos relativos à Álgebra e seu ensino e o exercício reflexivo sobre seu trabalho com Álgebra.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-06-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.48.2007.tde-29012009-120830
url https://doi.org/10.11606/D.48.2007.tde-29012009-120830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786377219473408000