Estrutura de prática e freqüência de feedback extrínseco na aprendizagem de habilidades motoras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Ivan Wallan Tertuliano
Orientador(a): Umberto Cesar Correa
Banca de defesa: Rodolfo Novellino Benda, Cassio de Miranda Meira Junior
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.39.2007.tde-14112007-104704
Resumo: O objetivo desse estudo foi investigar os efeitos de diferentes estruturas de prática e freqüências de fornecimento de feedback na aprendizagem de habilidades motoras. Foram participantes 144 crianças entre 11 e 12 anos de idade. A tarefa foi o saque por cima do voleibol, executada com o objetivo de fazer com que a bola acertasse o centro de um alvo redondo localizado no lado oposto da quadra. As crianças foram distribuídas em oito grupos que resultaram da combinação das práticas constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante com as freqüências de fornecimento de feedback, 100% e 33%. O feedback utilizado foi o conhecimento de performance (CP), sendo que o mesmo foi baseado em uma lista de hierarquia de fornecimento de CP. O estudo envolveu duas fases experimentais: estabilização e adaptação, com a execução de 130 e 30 tentativas, respectivamente. Na fase de estabilização foi manipulada a variável independente ? tipo de prática e freqüência de CP ?, sendo que a prática aleatória foi manipulada em termos de diferentes regiões do saque. As variáveis dependentes referiram-se à pontuação relativa à meta do saque e ao padrão de movimento. Utilizou-se para análises intragrupo o teste de Friedman e para as análises entre grupos o teste Kruskal Wallis. Os resultados mostraram que não houve melhora no desempenho durante a fase de estabilização e que na fase de adaptação o desempenho de todos os grupos foi piorado. Sendo assim, os resultados não permitem concluir sobre os efeitos de diferentes estruturas de prática e freqüências de feedback extrínseco, uma vez que não foi observada a aprendizagem do saque por cima do voleibol
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Estrutura de prática e freqüência de feedback extrínseco na aprendizagem de habilidades motoras Practice schedule and extrinsic feedback frequency in motor skill learning 2007-07-06Umberto Cesar CorreaRodolfo Novellino BendaCassio de Miranda Meira JuniorIvan Wallan TertulianoUniversidade de São PauloEducação FísicaUSPBR Adaptive process Aprendizagem motora Estrutura de prática Frequencely of feedback Freqüência de feedback Motor learning Practice schedule Processo adaptativo O objetivo desse estudo foi investigar os efeitos de diferentes estruturas de prática e freqüências de fornecimento de feedback na aprendizagem de habilidades motoras. Foram participantes 144 crianças entre 11 e 12 anos de idade. A tarefa foi o saque por cima do voleibol, executada com o objetivo de fazer com que a bola acertasse o centro de um alvo redondo localizado no lado oposto da quadra. As crianças foram distribuídas em oito grupos que resultaram da combinação das práticas constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante com as freqüências de fornecimento de feedback, 100% e 33%. O feedback utilizado foi o conhecimento de performance (CP), sendo que o mesmo foi baseado em uma lista de hierarquia de fornecimento de CP. O estudo envolveu duas fases experimentais: estabilização e adaptação, com a execução de 130 e 30 tentativas, respectivamente. Na fase de estabilização foi manipulada a variável independente ? tipo de prática e freqüência de CP ?, sendo que a prática aleatória foi manipulada em termos de diferentes regiões do saque. As variáveis dependentes referiram-se à pontuação relativa à meta do saque e ao padrão de movimento. Utilizou-se para análises intragrupo o teste de Friedman e para as análises entre grupos o teste Kruskal Wallis. Os resultados mostraram que não houve melhora no desempenho durante a fase de estabilização e que na fase de adaptação o desempenho de todos os grupos foi piorado. Sendo assim, os resultados não permitem concluir sobre os efeitos de diferentes estruturas de prática e freqüências de feedback extrínseco, uma vez que não foi observada a aprendizagem do saque por cima do voleibol The purpose of this study was to investigate the effects of different practice schedules and different frequencies of external feedback in the motor skills learning. Participated in the study 144 children with ages between 11 and 12 years the took was the overhead serve of volleyball, which was performed with the objective of making the ball hit the center of a round target placed on the opposing court. The children were distributed in eight groups that resulted of the combination of the constant, random, constant-random, and random-constant practices schedules with the feedback frequencies of 100% and 33%. Knowledge of performance (KP) was used, and it was based on a hierarquy list of KP. The study involved two experimental phases: stabilization and adaptation, with 130 and 30 trials, respectively. In stabilization phase the independent variables ? practice schedule and KP frequency -, being that practice variability was in terms of different serving regions. Dependent variables were related to target accuracy and pattern of movement. The Friedman?s test was used for intragroup analyses and the Kruskal Wallis test for the comparisons between groups. The results showld that there isn?t improvement in the performance during the stabilization phase, and in the adaptation phase the performance of all groups was worsed. Therefore, the results not permit conclued about the effects of different practice schedules and KP frequencies, seen that was not observed the learning of the It was also observed the learning of the overhead serve in voleyball https://doi.org/10.11606/D.39.2007.tde-14112007-104704info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:58:36Zoai:teses.usp.br:tde-14112007-104704Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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