Andarilhos do bem: os caminhos do acompanhamento terapêutico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Luciana Chauí-Berlinck
Orientador(a): Marlene Guirado
Banca de defesa: Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, Kleber Duarte Barretto, Rogerio Lerner, Marta Cristina Meirelles Ortiz
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.47.2011.tde-19072011-085235
Resumo: Este trabalho, apoiado na estrategia metodologica da Analise Institucional do Discurso elaborado por Marlene Guirado, investiga o discurso dos acompanhantes terapeuticos (doravante ats) sobre sua pratica profissional, bem como alguns estudos escritos sobre esta mesma pratica. Nossa tese visa ampliar a discussao sobre espaco social ocupado pelo Acompanhamento Terapeutico como agente de saude. A analise das entrevistas revela a indeterminacao e amplitude do Acompanhamento Terapeutico e de seus atores e permite a abertura de variadas discussoes relevantes: a flexibilizacao dessa pratica, a identidade profissional do acompanhante, a profissionalizacao e a formacao em AT. De inicio fizemos um historico do Acompanhamento Terapeutico e analisamos parte da bibliografia existente sobre o tema. Em seguida, foram entrevistadas nove acompanhantes terapeuticas cujas formacoes de origem sao variadas e que estao ainda atuantes no campo do AT. Finalmente realizamos as analises das entrevistas e pudemos constatar os lugares assumidos pelas ats na cena institucional da pratica do Acompanhamento Terapeutico. Nossa tese pode, assim, sustentar que ha duas linhas mestras desenhando o AT e percorrendo o discurso dos ats: uma dessas linhas desenha a vocacao interdisciplinar do AT e a outra, a contradicao interna ao proprio discurso do AT, no qual a ausencia de fronteiras teoricas e delimitacao de tecnicas surge tanto como a possibilidade de ter forca instituinte, criativa, quanto determinante da limitacao do espaco de trabalho dos ats. Nossa pesquisa situa o AT no momento atual, buscando a compreensao deste momento pelas falas das ats e por isso na conclusao fazemos uma comparacao entre a situacao do Acompanhamento Terapeutico ontem (1995) e hoje (2008-2010)
id USP_0569d59292d0e700ea1befa64ebb132e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19072011-085235
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Andarilhos do bem: os caminhos do acompanhamento terapêutico Walkers of goodness: the ways of the therapeutic accompaniment 2011-04-20Marlene GuiradoAndrés Eduardo Aguirre AntúnezKleber Duarte BarrettoRogerio LernerMarta Cristina Meirelles OrtizLuciana Chauí-BerlinckUniversidade de São PauloPsicologia Escolar e do Desenvolvimento HumanoUSPBR Acompanhamento terapêutico Análise do discurso Discours analysis Psychiatric reform (Brazil) Reforma psiquiátrica (Brasil) Therapeutic accompaniment Este trabalho, apoiado na estrategia metodologica da Analise Institucional do Discurso elaborado por Marlene Guirado, investiga o discurso dos acompanhantes terapeuticos (doravante ats) sobre sua pratica profissional, bem como alguns estudos escritos sobre esta mesma pratica. Nossa tese visa ampliar a discussao sobre espaco social ocupado pelo Acompanhamento Terapeutico como agente de saude. A analise das entrevistas revela a indeterminacao e amplitude do Acompanhamento Terapeutico e de seus atores e permite a abertura de variadas discussoes relevantes: a flexibilizacao dessa pratica, a identidade profissional do acompanhante, a profissionalizacao e a formacao em AT. De inicio fizemos um historico do Acompanhamento Terapeutico e analisamos parte da bibliografia existente sobre o tema. Em seguida, foram entrevistadas nove acompanhantes terapeuticas cujas formacoes de origem sao variadas e que estao ainda atuantes no campo do AT. Finalmente realizamos as analises das entrevistas e pudemos constatar os lugares assumidos pelas ats na cena institucional da pratica do Acompanhamento Terapeutico. Nossa tese pode, assim, sustentar que ha duas linhas mestras desenhando o AT e percorrendo o discurso dos ats: uma dessas linhas desenha a vocacao interdisciplinar do AT e a outra, a contradicao interna ao proprio discurso do AT, no qual a ausencia de fronteiras teoricas e delimitacao de tecnicas surge tanto como a possibilidade de ter forca instituinte, criativa, quanto determinante da limitacao do espaco de trabalho dos ats. Nossa pesquisa situa o AT no momento atual, buscando a compreensao deste momento pelas falas das ats e por isso na conclusao fazemos uma comparacao entre a situacao do Acompanhamento Terapeutico ontem (1995) e hoje (2008-2010) Under the guidelines of Marlene Guirados methodology on the Institutional Analysis of Discourse, this work is a research about the Therapeutic Accompaniment (TA) practice as it is presented by the discourses of the therapeutic accompaniers (tas) and in some studies related to this practice. Our thesis intend to enlarge the discussion about the social space of the Therapeutic Accompaniment as an agent of Public Health. The analysis of those discourses shows the indetermination and large range of the Therapeutic Accompaniment and its actors and opens many relevant discussions such as the flexibilization of this practice, the professional identity of the accompaniers, the education and professionalization of the Therapeutic Accompaniment. We start with a historical presentation of the Therapeutic Accompaniment (TA) and an analysis of the bibliography concerning this subject matter. Next we have interviewed nine therapeutic accompaniers (tas) whose education and origins are different from one another. Finally we have analyzed these interviews in order to present and understand the institutional locus occupied by the therapeutic accompaniers. It is our thesis that there are two main lines drawing the AT and the ats discourses: the first one presents de interdisciplinary vocation of the AT while the other shows the internal contradiction between this interdisciplinary situation and the actual limitation of the works field of the therapeutic accompaniers. In the conclusion we made a comparison between the TAs situation in the past (1995) and nowadays (2008-2010) https://doi.org/10.11606/T.47.2011.tde-19072011-085235info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:24:56Zoai:teses.usp.br:tde-19072011-085235Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Andarilhos do bem: os caminhos do acompanhamento terapêutico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Walkers of goodness: the ways of the therapeutic accompaniment
title Andarilhos do bem: os caminhos do acompanhamento terapêutico
spellingShingle Andarilhos do bem: os caminhos do acompanhamento terapêutico
Luciana Chauí-Berlinck
title_short Andarilhos do bem: os caminhos do acompanhamento terapêutico
title_full Andarilhos do bem: os caminhos do acompanhamento terapêutico
title_fullStr Andarilhos do bem: os caminhos do acompanhamento terapêutico
title_full_unstemmed Andarilhos do bem: os caminhos do acompanhamento terapêutico
title_sort Andarilhos do bem: os caminhos do acompanhamento terapêutico
author Luciana Chauí-Berlinck
author_facet Luciana Chauí-Berlinck
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marlene Guirado
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Andrés Eduardo Aguirre Antúnez
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Kleber Duarte Barretto
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rogerio Lerner
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Marta Cristina Meirelles Ortiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciana Chauí-Berlinck
contributor_str_mv Marlene Guirado
Andrés Eduardo Aguirre Antúnez
Kleber Duarte Barretto
Rogerio Lerner
Marta Cristina Meirelles Ortiz
description Este trabalho, apoiado na estrategia metodologica da Analise Institucional do Discurso elaborado por Marlene Guirado, investiga o discurso dos acompanhantes terapeuticos (doravante ats) sobre sua pratica profissional, bem como alguns estudos escritos sobre esta mesma pratica. Nossa tese visa ampliar a discussao sobre espaco social ocupado pelo Acompanhamento Terapeutico como agente de saude. A analise das entrevistas revela a indeterminacao e amplitude do Acompanhamento Terapeutico e de seus atores e permite a abertura de variadas discussoes relevantes: a flexibilizacao dessa pratica, a identidade profissional do acompanhante, a profissionalizacao e a formacao em AT. De inicio fizemos um historico do Acompanhamento Terapeutico e analisamos parte da bibliografia existente sobre o tema. Em seguida, foram entrevistadas nove acompanhantes terapeuticas cujas formacoes de origem sao variadas e que estao ainda atuantes no campo do AT. Finalmente realizamos as analises das entrevistas e pudemos constatar os lugares assumidos pelas ats na cena institucional da pratica do Acompanhamento Terapeutico. Nossa tese pode, assim, sustentar que ha duas linhas mestras desenhando o AT e percorrendo o discurso dos ats: uma dessas linhas desenha a vocacao interdisciplinar do AT e a outra, a contradicao interna ao proprio discurso do AT, no qual a ausencia de fronteiras teoricas e delimitacao de tecnicas surge tanto como a possibilidade de ter forca instituinte, criativa, quanto determinante da limitacao do espaco de trabalho dos ats. Nossa pesquisa situa o AT no momento atual, buscando a compreensao deste momento pelas falas das ats e por isso na conclusao fazemos uma comparacao entre a situacao do Acompanhamento Terapeutico ontem (1995) e hoje (2008-2010)
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.47.2011.tde-19072011-085235
url https://doi.org/10.11606/T.47.2011.tde-19072011-085235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376953390956544