Reformulações curriculares em cursos de Licenciatura em Matemática: atores e elementos de influência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Cristiane Klöpsch
Orientador(a): Vinicio de Macedo Santos
Banca de defesa: Ana Lúcia Manrique, Raquel Milani, Carmen Lucia Brancaglion Passos, Júlio César Augusto do Valle
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.48.2022.tde-26092022-151131
Resumo: O objetivo principal da pesquisa foi analisar as reformulações curriculares realizadas nos Cursos de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo IFSP, observando as mudanças ocorridas nas estruturas curriculares, identificando os atores e elementos que emergem como participantes nesse processo e, também, buscando entender de que forma influenciam na constituição desses documentos. O aporte teórico de Gimeno Sacristán foi utilizado para a compreensão de um currículo como processo, com foco no documento prescrito e regulamentado pela gestão acadêmica do IFSP, tendo em vista seu peso na implementação e consolidação dos cursos que são objeto de estudo desta pesquisa. Considerando que existem, nas construções e reformulações curriculares, práticas de controle internas e externas, buscou-se analisar as alterações, realizadas nesses documentos, que tanto registram as reformulações ocorridas entre os anos de 2012 e 2019 quanto revelam os atores e elementos que interagem, seja de um ponto de vista micro (docentes, especialistas, instituição), ou macro (políticas governamentais e internacionais). Como aporte teórico foi utilizada, também, a Teoria do Ciclo de Políticas, de Stephen Ball e Richard Bowe, com ênfase no contexto de produção dos documentos, assim como o papel dos docentes na construção do currículo prescrito local. Para atingir os objetivos propostos foi escolhida uma abordagem qualitativa, documental e exploratória, tendo por subsídios documentos e entrevistas com docentes e coordenadores que atuaram nas reformulações. Os resultados da pesquisa indicam que as estruturas curriculares após o período de reformulação, evidenciam um processo de afastamento do modelo da racionalidade técnica e se aproximam de um modelo da racionalidade prática e reflexiva. Os principais atores e elementos que atuam nas reformulações são de origem microlocal, porém há indícios de conflitos entre a autonomia e a heteronomia conferida aos Núcleos Docentes Estruturantes, representados pela atuação de determinados atores e elementos microinstitucionais e macronacionais. Por fim, foi possível identificar a presença de tecnologias de política presentes nos processos de reformulação das estruturas curriculares, as quais apontam para uma visão de gerenciamento da educação voltada para a redução de gastos e para o atendimento a demandas que não sejam locais, impactando na determinação de cargas horárias e de disciplinas das estruturas curriculares.
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O aporte teórico de Gimeno Sacristán foi utilizado para a compreensão de um currículo como processo, com foco no documento prescrito e regulamentado pela gestão acadêmica do IFSP, tendo em vista seu peso na implementação e consolidação dos cursos que são objeto de estudo desta pesquisa. Considerando que existem, nas construções e reformulações curriculares, práticas de controle internas e externas, buscou-se analisar as alterações, realizadas nesses documentos, que tanto registram as reformulações ocorridas entre os anos de 2012 e 2019 quanto revelam os atores e elementos que interagem, seja de um ponto de vista micro (docentes, especialistas, instituição), ou macro (políticas governamentais e internacionais). Como aporte teórico foi utilizada, também, a Teoria do Ciclo de Políticas, de Stephen Ball e Richard Bowe, com ênfase no contexto de produção dos documentos, assim como o papel dos docentes na construção do currículo prescrito local. Para atingir os objetivos propostos foi escolhida uma abordagem qualitativa, documental e exploratória, tendo por subsídios documentos e entrevistas com docentes e coordenadores que atuaram nas reformulações. Os resultados da pesquisa indicam que as estruturas curriculares após o período de reformulação, evidenciam um processo de afastamento do modelo da racionalidade técnica e se aproximam de um modelo da racionalidade prática e reflexiva. Os principais atores e elementos que atuam nas reformulações são de origem microlocal, porém há indícios de conflitos entre a autonomia e a heteronomia conferida aos Núcleos Docentes Estruturantes, representados pela atuação de determinados atores e elementos microinstitucionais e macronacionais. Por fim, foi possível identificar a presença de tecnologias de política presentes nos processos de reformulação das estruturas curriculares, as quais apontam para uma visão de gerenciamento da educação voltada para a redução de gastos e para o atendimento a demandas que não sejam locais, impactando na determinação de cargas horárias e de disciplinas das estruturas curriculares. The main objective of the research was to analyze the curricular reformulations carried out in Mathematics Teacher Education courses of the Federal Institute of São Paulo IFSP, observing the changes that occurred in the curricular structures, identifying the actors and elements that emerge as participants in this process and also seeking understand how they influence the constitution of these documents. The theoretical contribution of Gimeno Sacristán was used to understand the curriculum as a process, focusing on the prescribed and regulated institutional document, considering the importance in implementation and consolidation of the courses studied in this research. Considering the existence of internal and external control practices in curricular constructions and reformulations, the changes made in these documents from 2012 to 2019 were analyzed and reveal the actors and elements that interact, whether from a micro point of view (teachers, specialists, institution), or macro (governmental and international policies). The Policy Cycle Theory, by Stephen Ball and Richard Bowe, was also used, with an emphasis on the context of policy text production, considering the main role of teachers in the construction of the local prescribed curriculum. In order to achieve the objectives, a qualitative, documentary and exploratory approach was chosen, based on documents and interviews with professors and coordinators who worked on the reformulations. The research results indicate that the curricular structures after reformulation show a process of detachment from the model of technical rationality and approaching to a model of practical and reflective rationality. The main actors and elements that act in the reformulations has an microlocal origin, but there are indications of conflicts between the autonomy and the heteronomy conferred on the commission who is responsible for the reformulation, named Núcleo Docente Estruturante. This influence is represented by actors and elements from microinstitutional and macronational context. Finally, it was possible to identify the presence of policy technologies in the processes of curricular structures reformulation, who direct to a vision of education management aimed at reducing expenses and meeting demands that are not local, impacting on the determination of workloads and on the curricular structure. https://doi.org/10.11606/T.48.2022.tde-26092022-151131info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:14:11Zoai:teses.usp.br:tde-26092022-151131Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-09-27T23:06:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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