Estudo das práticas de gestão empresarial de promoção do empreendedorismo corporativo: estudos de caso em empresas reconhecidamente empreendedoras com atuação no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Eduardo Pinto Vilas Boas
Orientador(a): Silvio Aparecido dos Santos
Banca de defesa: Martinho Isnard Ribeiro de Almeida, Marcio Shoiti Kuniyoshi
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Administração
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.12.2009.tde-09102009-113857
Resumo: Este estudo tem o objetivo de verificar como e por que as práticas de gestão empresarial, destinadas à promoção de um ambiente propício à existência do empreendedorismo corporativo, que são encontradas em empresas atuantes no Brasil, reconhecidas por algumas publicações de negócios não científicas, contribuem para os resultados atribuídos às ações empreendedoras realizadas pelos seus empregados, sob a ótica de seus executivos. Essas empresas são então apresentadas como aquelas nas quais existe o empreendedorismo corporativo. Os resultados esperados das ações empreendedoras são a geração e lançamento de novos produtos, criação e/ou adoção de novos processos, criação e/ou adoção de novos conceitos de gestão e/ou a entrada em novos negócios. Assume-se como pressuposto conceitual que a ação empreendedora é benéfica para garantir e ampliar o resultado da empresa. O estudo terá cunho exploratório, qualitativo, transversal e será desenvolvido pelo método do estudo de caso, pois é o mais adequado quando se pretende estudar um fenômeno amplo e complexo,cujo tema ainda é pouco conhecido, com estudos de casos múltiplos. Foram estudadas cinco empresas, de setores diferentes da economia, de tamanhos diferentes e também com controladores de diferentes países. As fontes de informações mais importantes do estudo foram as entrevistas semi-estruturadas realizadas com os gestores das empresas selecionadas. As principais práticas de gestão empresarial voltadas ao empreendedorismo corporativo encontradas na pesquisa foram: recompensas, incentivos e reconhecimentos; disponibilização de recursos (materiais, humanos e financeiros); tolerância ao erro; apoio da alta administração; estruturação da empresa e liberdade de trabalho. A análise das informações dos casos estudados mostrou a existência de diversas práticas dentro de cada uma das cinco categorias identificadas. As empresas adotam práticas em comum, no entanto, também existem algumas peculiaridades que as diferenciam. Foi possível compreender que as práticas de gestão empresarial destinadas à promoção do empreendedorismo corporativo contribuem para as ações empreendedoras ao oferecer as condições organizacionais e os estímulos pessoais necessários para que os seus funcionários possam criar e implementar projetos empreendedores, que serão posteriormente acolhidos pela empresa. Tais práticas são valorizadas pelos empreendedores corporativos, porque sinalizam para eles que as ações empreendedoras são reconhecidas e podem lhes render resultados de prestígio profissional, dentro ou fora da empresa, além de benefícios financeiros diretos, em alguns casos.
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Study of business management practices which promote corporate entrepreneurship: case studies in companies known as entrepreneurs operating in Brazil 2009-09-22Silvio Aparecido dos SantosMartinho Isnard Ribeiro de AlmeidaMarcio Shoiti KuniyoshiEduardo Pinto Vilas BoasUniversidade de São PauloAdministraçãoUSPBR Business management Corporate entrepreneurship Empreendedorismo coorporativo Gestão empresarial Innovation Inovação Este estudo tem o objetivo de verificar como e por que as práticas de gestão empresarial, destinadas à promoção de um ambiente propício à existência do empreendedorismo corporativo, que são encontradas em empresas atuantes no Brasil, reconhecidas por algumas publicações de negócios não científicas, contribuem para os resultados atribuídos às ações empreendedoras realizadas pelos seus empregados, sob a ótica de seus executivos. Essas empresas são então apresentadas como aquelas nas quais existe o empreendedorismo corporativo. Os resultados esperados das ações empreendedoras são a geração e lançamento de novos produtos, criação e/ou adoção de novos processos, criação e/ou adoção de novos conceitos de gestão e/ou a entrada em novos negócios. Assume-se como pressuposto conceitual que a ação empreendedora é benéfica para garantir e ampliar o resultado da empresa. O estudo terá cunho exploratório, qualitativo, transversal e será desenvolvido pelo método do estudo de caso, pois é o mais adequado quando se pretende estudar um fenômeno amplo e complexo,cujo tema ainda é pouco conhecido, com estudos de casos múltiplos. Foram estudadas cinco empresas, de setores diferentes da economia, de tamanhos diferentes e também com controladores de diferentes países. As fontes de informações mais importantes do estudo foram as entrevistas semi-estruturadas realizadas com os gestores das empresas selecionadas. As principais práticas de gestão empresarial voltadas ao empreendedorismo corporativo encontradas na pesquisa foram: recompensas, incentivos e reconhecimentos; disponibilização de recursos (materiais, humanos e financeiros); tolerância ao erro; apoio da alta administração; estruturação da empresa e liberdade de trabalho. A análise das informações dos casos estudados mostrou a existência de diversas práticas dentro de cada uma das cinco categorias identificadas. As empresas adotam práticas em comum, no entanto, também existem algumas peculiaridades que as diferenciam. Foi possível compreender que as práticas de gestão empresarial destinadas à promoção do empreendedorismo corporativo contribuem para as ações empreendedoras ao oferecer as condições organizacionais e os estímulos pessoais necessários para que os seus funcionários possam criar e implementar projetos empreendedores, que serão posteriormente acolhidos pela empresa. Tais práticas são valorizadas pelos empreendedores corporativos, porque sinalizam para eles que as ações empreendedoras são reconhecidas e podem lhes render resultados de prestígio profissional, dentro ou fora da empresa, além de benefícios financeiros diretos, em alguns casos. This study aims to ascertain how and why the practices of business management, destined to promote an environment conducive to the existence of corporate entrepreneurship, which are found in companies operating in Brazil, recognized by some non-scientific business publications, contribute to the results attributed to entrepreneurial activities undertaken by their employees, from the viewpoint of its executives. These companies are then presented as those in which corporate entrepreneurship exist. The expected results of entrepreneurial activities are the creation and launch of new products, creating and / or adoption of new processes, creating and / or adoption of new management concepts and / or entry into new businesses. It is assumed as conceptual assumption that entrepreneurial activity is beneficial to ensure and extend the result of the company. The study will be exploratory, qualitative, transverse and will be developed by the method of case study, because it is more appropriate when attempting to study a broad and complex phenomenon, which theme is still unknown, with multiple case studies. Five companies were studied from different sectors of the economy, of different sizes and with drivers from different countries. The most important sources of information in the study were semi-structured interviews conducted with managers of selected companies. The main corporate governance practices aimed to corporate entrepreneurship found in the research were: rewards, incentives and recognition; availability of resources (material, human and financial); risk tolerance; support of senior management; company structure and freedom at work. The analysis of information from the studied cases showed the existence of various practices within each of the five categories identified. Companies adopt common practices, however, there are some peculiarities that differentiate them. It was possible to understand that the practices of corporate governance for the promotion of corporate entrepreneurship contribute to the entrepreneurship actions providing organizational conditions and personal incentives necessary for their staff to create and implement entrepreneurship projects, which will be posteriorly hosted by the company. Such practices are valued by corporate entrepreneurs, because they show to them that the entrepreneurial action are recognized and may draw results of their professional prestige, inside or outside the company, in addition to direct financial benefits, in some cases. https://doi.org/10.11606/D.12.2009.tde-09102009-113857info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:33:34Zoai:teses.usp.br:tde-09102009-113857Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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