Efeitos do uso do biodiesel sobre propriedades do óleo lubrificante usado em um motor de ignição por compressão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Marcus Vinícius Ivo da Silva
Orientador(a): Antonio Moreira dos Santos
Banca de defesa: Wagner Luiz Polito, José Antônio da Silva
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Engenharia Mecânica
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.18.2006.tde-02102006-153234
Resumo: Dentro da seqüência natural de testes para validar o uso do biodiesel (éster etílico) misturado ao óleo diesel em maiores proporções no Brasil, este trabalho teve o objetivo de estudar os efeitos do uso de uma mistura combustível B10 (com concentração de 10% em volume de biodiesel diluído em óleo diesel) na degradação do óleo lubrificante de um motor de ignição por compressão, aspirado, de 1,9 L e de injeção indireta. Acoplado a um dinamômetro, o motor foi submetido à condição de velocidade constante de 2.500 rpm, sob carga variável, e abastecido com três combustíveis diferentes: óleo diesel puro, B10 de biodiesel de soja e B10 de biodiesel de soja e nabo forrageiro. Cada combustível alimentou o motor durante 30 horas. Para determinar a degradação resultante, selecionaram-se as propriedades do óleo lubrificante usado em cada etapa para serem analisadas (viscosidade, contaminação por água e presença de elementos). Os resultados revelaram que o uso de 10% volume dos dois tipos de biodiesel na mistura combustível não causou variação significante na concentração de elementos e nas propriedades físico-químicas do óleo lubrificante.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Efeitos do uso do biodiesel sobre propriedades do óleo lubrificante usado em um motor de ignição por compressão Effects of the use of biodiesel on the properties of lubricating oil in a compression-ignition engine 2006-07-14Antonio Moreira dos SantosWagner Luiz PolitoJosé Antônio da SilvaMarcus Vinícius Ivo da SilvaUniversidade de São PauloEngenharia MecânicaUSPBR análise elementar biodiesel biodiesel dynamometer test elemental analysis ensaio dinamométrico lubricating oil óleo lubrificante physico-chemical properties propriedades físico-químicas Dentro da seqüência natural de testes para validar o uso do biodiesel (éster etílico) misturado ao óleo diesel em maiores proporções no Brasil, este trabalho teve o objetivo de estudar os efeitos do uso de uma mistura combustível B10 (com concentração de 10% em volume de biodiesel diluído em óleo diesel) na degradação do óleo lubrificante de um motor de ignição por compressão, aspirado, de 1,9 L e de injeção indireta. Acoplado a um dinamômetro, o motor foi submetido à condição de velocidade constante de 2.500 rpm, sob carga variável, e abastecido com três combustíveis diferentes: óleo diesel puro, B10 de biodiesel de soja e B10 de biodiesel de soja e nabo forrageiro. Cada combustível alimentou o motor durante 30 horas. Para determinar a degradação resultante, selecionaram-se as propriedades do óleo lubrificante usado em cada etapa para serem analisadas (viscosidade, contaminação por água e presença de elementos). Os resultados revelaram que o uso de 10% volume dos dois tipos de biodiesel na mistura combustível não causou variação significante na concentração de elementos e nas propriedades físico-químicas do óleo lubrificante. Adding to an ongoing sequence of tests aimed at validating the use of biodiesel (ethyl ester) mixed with diesel in higher proportions in Brazil, this study was conducted to investigate the effects of utilizing a B10 fuel mixture (10% volume biodiesel diluted in diesel) on the degradation of lubricating oil in an aspirated, indirect-injection, 1.9 L compression-ignition engine. Coupled to a dynamometer, the engine was operated at a constant speed of 2,500 rpm under variable load and run with three types of fuel: pure diesel, B10 soy biodiesel, and B10 soy and fodder turnip biodiesel. Each type of fuel fed the engine for 30 hours. To determine the resulting degradation, selected properties of the lubricating oil used in each run were analyzed (viscosity, contamination by water and presence of elements). The results revealed that the use of a 10% volume of either type of biodiesel in the fuel mixture did not lead to significant variation in the concentration of elements or in the physico-chemical properties of the lubricating oil. https://doi.org/10.11606/D.18.2006.tde-02102006-153234info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:05:51Zoai:teses.usp.br:tde-02102006-153234Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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