Inclusão digital no Brasil: o processo de gestão de telecentros

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Marie Anne Macadar Moron
Orientador(a): Nicolau Reinhard
Banca de defesa: Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha, Rosa Maria Fischer, Gilson Schwartz, Ronaldo Zwicker
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Administração
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.12.2005.tde-28012022-121531
Resumo: O acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Brasil, ainda continua sendo um privilégio para poucos. Objetivando aumentar as condições de acesso, têm surgido no país diversas iniciativas de inclusão digital, normalmente chamados de telecentros. O presente estudo oferece uma estrutura de referência para analisar os processos de inclusão digital no Brasil, em especial de telecentros comunitários. Para tanto foram realizados dois estudos de caso longitudinais, sob uma perspectiva interpretativista, os quais forneceram subsídios para o desenvolvimento e concepção dessa estrutura de referência. A estrutura de análise elaborada para se chegar a este resultado é formada por três níveis de análise: nível micro, usando a teoria da rede de atores; o nível meso baseado em alianças estratégicas e o nível macro com base na abordagem contextualista. A combinação destes três níveis possibilitou a identificação de uma série de fatores e processos os quais são apresentados na estrutura de referência.
id USP_20d959c6589ff3308a5fee5a23eaf784
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28012022-121531
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Inclusão digital no Brasil: o processo de gestão de telecentros Digital inclusion in Brazil: the telecenter management process 2005-02-04Nicolau ReinhardMaria Alexandra Viegas Cortez da CunhaRosa Maria FischerGilson SchwartzRonaldo ZwickerMarie Anne Macadar MoronUniversidade de São PauloAdministraçãoUSPBR Communication technology Information technology - social aspects Tecnologia da comunicação Tecnologia da informação - aspectos sociais O acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Brasil, ainda continua sendo um privilégio para poucos. Objetivando aumentar as condições de acesso, têm surgido no país diversas iniciativas de inclusão digital, normalmente chamados de telecentros. O presente estudo oferece uma estrutura de referência para analisar os processos de inclusão digital no Brasil, em especial de telecentros comunitários. Para tanto foram realizados dois estudos de caso longitudinais, sob uma perspectiva interpretativista, os quais forneceram subsídios para o desenvolvimento e concepção dessa estrutura de referência. A estrutura de análise elaborada para se chegar a este resultado é formada por três níveis de análise: nível micro, usando a teoria da rede de atores; o nível meso baseado em alianças estratégicas e o nível macro com base na abordagem contextualista. A combinação destes três níveis possibilitou a identificação de uma série de fatores e processos os quais são apresentados na estrutura de referência. The Information and communicatio technology in Brazil still is a privilege for a few people. Aiming to increase the condiction access there are some digital inclusion initiatives called telecentre. This study offer a reference structure for analyse the digital inclusion process in Brazil, specially the community telecentre. To achieve this aim, two longitudinal study case were made using an interpretative view. They could give some insights for create and develop this reference structure. It is compose by three analytical leveis: micro levei, using the actor-network theory, intermediate levei is based on strategic alliance and the macro levei by context approach. By the combination of these three leveis could identify a set of process and issues which are presented in the reference structure. https://doi.org/10.11606/T.12.2005.tde-28012022-121531info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:19:30Zoai:teses.usp.br:tde-28012022-121531Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-01-28T14:29:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Inclusão digital no Brasil: o processo de gestão de telecentros
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Digital inclusion in Brazil: the telecenter management process
title Inclusão digital no Brasil: o processo de gestão de telecentros
spellingShingle Inclusão digital no Brasil: o processo de gestão de telecentros
Marie Anne Macadar Moron
title_short Inclusão digital no Brasil: o processo de gestão de telecentros
title_full Inclusão digital no Brasil: o processo de gestão de telecentros
title_fullStr Inclusão digital no Brasil: o processo de gestão de telecentros
title_full_unstemmed Inclusão digital no Brasil: o processo de gestão de telecentros
title_sort Inclusão digital no Brasil: o processo de gestão de telecentros
author Marie Anne Macadar Moron
author_facet Marie Anne Macadar Moron
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nicolau Reinhard
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rosa Maria Fischer
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Gilson Schwartz
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Ronaldo Zwicker
dc.contributor.author.fl_str_mv Marie Anne Macadar Moron
contributor_str_mv Nicolau Reinhard
Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha
Rosa Maria Fischer
Gilson Schwartz
Ronaldo Zwicker
description O acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Brasil, ainda continua sendo um privilégio para poucos. Objetivando aumentar as condições de acesso, têm surgido no país diversas iniciativas de inclusão digital, normalmente chamados de telecentros. O presente estudo oferece uma estrutura de referência para analisar os processos de inclusão digital no Brasil, em especial de telecentros comunitários. Para tanto foram realizados dois estudos de caso longitudinais, sob uma perspectiva interpretativista, os quais forneceram subsídios para o desenvolvimento e concepção dessa estrutura de referência. A estrutura de análise elaborada para se chegar a este resultado é formada por três níveis de análise: nível micro, usando a teoria da rede de atores; o nível meso baseado em alianças estratégicas e o nível macro com base na abordagem contextualista. A combinação destes três níveis possibilitou a identificação de uma série de fatores e processos os quais são apresentados na estrutura de referência.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.12.2005.tde-28012022-121531
url https://doi.org/10.11606/T.12.2005.tde-28012022-121531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786377199104819200