Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Adriana Queiroz Testa
Orientador(a): Marcos Ferreira dos Santos
Banca de defesa: Marta Rosa Amoroso, Luciane Monteiro Oliveira
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.48.2007.tde-25092009-162947
Resumo: Este trabalho se baseia nas histórias de vida de professores guarani mbyá para acompanhar, nas suas trajetórias de lembranças e experiências, a construção de diferentes processos de aprendizagem, que evidenciam as possíveis e impossíveis relações entre a educação escolar indígena e os diferentes modos de produção e transmissão de conhecimento desenvolvidos pelos Guarani Mbyá. As histórias de vida se inserem numa descrição dos contextos etnográficos percorridos no âmbito da pesquisa e dialogam com as narrativas de outras pessoas guarani, principalmente, das lideranças mais velhas, explicitando diferentes perspectivas sobre o papel das escolas indígenas em meio a outros espaços e formas de construção do conhecimento.
id USP_2117db5a4d670a89bc90f49c6a3a0a97
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25092009-162947
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá Memory and Meaning: knowledge and education among the Guarani Mbya. 2007-06-13Marcos Ferreira dos SantosMarta Rosa AmorosoLuciane Monteiro OliveiraAdriana Queiroz TestaUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR educação escolar indígena educação indígena Guarani Mbya Guarani Mbyá história oral indigenous education indigenous school education memória memory oral history Este trabalho se baseia nas histórias de vida de professores guarani mbyá para acompanhar, nas suas trajetórias de lembranças e experiências, a construção de diferentes processos de aprendizagem, que evidenciam as possíveis e impossíveis relações entre a educação escolar indígena e os diferentes modos de produção e transmissão de conhecimento desenvolvidos pelos Guarani Mbyá. As histórias de vida se inserem numa descrição dos contextos etnográficos percorridos no âmbito da pesquisa e dialogam com as narrativas de outras pessoas guarani, principalmente, das lideranças mais velhas, explicitando diferentes perspectivas sobre o papel das escolas indígenas em meio a outros espaços e formas de construção do conhecimento. This work, based upon the life histories of Guarani Mbya teachers, attempts to follow, through their paths of memories and experiences, the elaboration of different processes of learning, which express the possible and impossible relations between indigenous school education and the different means of producing and transmitting knowledge developed by the Guarani Mbya. The life histories intertwine with descriptions of the ethnographic contexts studied during this research and dialogue with the narratives of other Guarani Mbya, especially, the elderly, expressing different perspectives on the role of indigenous schooling among other places and means of producing knowledge. https://doi.org/10.11606/D.48.2007.tde-25092009-162947info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:09:01Zoai:teses.usp.br:tde-25092009-162947Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Memory and Meaning: knowledge and education among the Guarani Mbya.
title Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá
spellingShingle Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá
Adriana Queiroz Testa
title_short Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá
title_full Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá
title_fullStr Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá
title_full_unstemmed Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá
title_sort Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá
author Adriana Queiroz Testa
author_facet Adriana Queiroz Testa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcos Ferreira dos Santos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marta Rosa Amoroso
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luciane Monteiro Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Adriana Queiroz Testa
contributor_str_mv Marcos Ferreira dos Santos
Marta Rosa Amoroso
Luciane Monteiro Oliveira
description Este trabalho se baseia nas histórias de vida de professores guarani mbyá para acompanhar, nas suas trajetórias de lembranças e experiências, a construção de diferentes processos de aprendizagem, que evidenciam as possíveis e impossíveis relações entre a educação escolar indígena e os diferentes modos de produção e transmissão de conhecimento desenvolvidos pelos Guarani Mbyá. As histórias de vida se inserem numa descrição dos contextos etnográficos percorridos no âmbito da pesquisa e dialogam com as narrativas de outras pessoas guarani, principalmente, das lideranças mais velhas, explicitando diferentes perspectivas sobre o papel das escolas indígenas em meio a outros espaços e formas de construção do conhecimento.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-06-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.48.2007.tde-25092009-162947
url https://doi.org/10.11606/D.48.2007.tde-25092009-162947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786377140169605120