Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Educação
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | https://doi.org/10.11606/D.48.2007.tde-25092009-162947 |
Resumo: | Este trabalho se baseia nas histórias de vida de professores guarani mbyá para acompanhar, nas suas trajetórias de lembranças e experiências, a construção de diferentes processos de aprendizagem, que evidenciam as possíveis e impossíveis relações entre a educação escolar indígena e os diferentes modos de produção e transmissão de conhecimento desenvolvidos pelos Guarani Mbyá. As histórias de vida se inserem numa descrição dos contextos etnográficos percorridos no âmbito da pesquisa e dialogam com as narrativas de outras pessoas guarani, principalmente, das lideranças mais velhas, explicitando diferentes perspectivas sobre o papel das escolas indígenas em meio a outros espaços e formas de construção do conhecimento. |
id |
USP_2117db5a4d670a89bc90f49c6a3a0a97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-25092009-162947 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá Memory and Meaning: knowledge and education among the Guarani Mbya. 2007-06-13Marcos Ferreira dos SantosMarta Rosa AmorosoLuciane Monteiro OliveiraAdriana Queiroz TestaUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR educação escolar indígena educação indígena Guarani Mbya Guarani Mbyá história oral indigenous education indigenous school education memória memory oral history Este trabalho se baseia nas histórias de vida de professores guarani mbyá para acompanhar, nas suas trajetórias de lembranças e experiências, a construção de diferentes processos de aprendizagem, que evidenciam as possíveis e impossíveis relações entre a educação escolar indígena e os diferentes modos de produção e transmissão de conhecimento desenvolvidos pelos Guarani Mbyá. As histórias de vida se inserem numa descrição dos contextos etnográficos percorridos no âmbito da pesquisa e dialogam com as narrativas de outras pessoas guarani, principalmente, das lideranças mais velhas, explicitando diferentes perspectivas sobre o papel das escolas indígenas em meio a outros espaços e formas de construção do conhecimento. This work, based upon the life histories of Guarani Mbya teachers, attempts to follow, through their paths of memories and experiences, the elaboration of different processes of learning, which express the possible and impossible relations between indigenous school education and the different means of producing and transmitting knowledge developed by the Guarani Mbya. The life histories intertwine with descriptions of the ethnographic contexts studied during this research and dialogue with the narratives of other Guarani Mbya, especially, the elderly, expressing different perspectives on the role of indigenous schooling among other places and means of producing knowledge. https://doi.org/10.11606/D.48.2007.tde-25092009-162947info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:09:01Zoai:teses.usp.br:tde-25092009-162947Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Memory and Meaning: knowledge and education among the Guarani Mbya. |
title |
Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá |
spellingShingle |
Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá Adriana Queiroz Testa |
title_short |
Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá |
title_full |
Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá |
title_fullStr |
Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá |
title_full_unstemmed |
Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá |
title_sort |
Palavra, sentido e memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá |
author |
Adriana Queiroz Testa |
author_facet |
Adriana Queiroz Testa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marcos Ferreira dos Santos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marta Rosa Amoroso |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Luciane Monteiro Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adriana Queiroz Testa |
contributor_str_mv |
Marcos Ferreira dos Santos Marta Rosa Amoroso Luciane Monteiro Oliveira |
description |
Este trabalho se baseia nas histórias de vida de professores guarani mbyá para acompanhar, nas suas trajetórias de lembranças e experiências, a construção de diferentes processos de aprendizagem, que evidenciam as possíveis e impossíveis relações entre a educação escolar indígena e os diferentes modos de produção e transmissão de conhecimento desenvolvidos pelos Guarani Mbyá. As histórias de vida se inserem numa descrição dos contextos etnográficos percorridos no âmbito da pesquisa e dialogam com as narrativas de outras pessoas guarani, principalmente, das lideranças mais velhas, explicitando diferentes perspectivas sobre o papel das escolas indígenas em meio a outros espaços e formas de construção do conhecimento. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-06-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/D.48.2007.tde-25092009-162947 |
url |
https://doi.org/10.11606/D.48.2007.tde-25092009-162947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1786377140169605120 |