Escolhas possíveis: narrativas de classe e gênero no ensino superior privado

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Renata Guedes Mourão Macedo
Orientador(a): Heloisa Buarque de Almeida
Banca de defesa: Alexandre Barbosa Pereira, Rosana Pinheiro-machado, Julio Assis Simoes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Ciência Social (Antropologia Social)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-16122019-182552
Resumo: Esta tese analisa as relações entre estudantes universitárias, mercado de ensino superior e marcadores sociais da diferença (classe e gênero em especial). A pesquisa de campo foi realizada entre 2015 e 2018 em duas faculdades privadas de caráter lucrativo na cidade de São Paulo, acompanhando estudantes matriculadas em três diferentes cursos (Pedagogia, Enfermagem e Administração) e que são a primeira geração de suas famílias a ingressar no ensino superior. A análise do mercado de ensino superior por meio feiras do setor, relatórios de mercado e sites institucionais, além da publicidade amplamente divulgada na cidade, complementaram a análise. Após período de expansão do setor educacional, seguido por importante crise político-econômica, a tese focaliza três processos de escolhas entre as estudantes a decisão de ingressar no ensino superior, a opção pelo curso e pela instituição -, refletindo de maneira matizada como tais decisões são negociadas no cotidiano, constituindo escolhas possíveis. A pesquisa mobiliza duas questões principais. A primeira considera como a expansão recente do ensino superior no Brasil (principalmente do início dos anos 2010) introduziu essa etapa de ensino no campo de possibilidades de mulheres jovens e adultas de baixa renda, constituindo novos imaginários sobre educação, trabalho e mobilidade social. Nesse contexto, o setor privado de caráter lucrativo, por seu forte investimento em publicidade e por sua distribuição geográfica na cidade de São Paulo, tornou-se uma referência importante, ainda que ambivalente, na busca pelo diploma. A segunda se refere ao modo como tais escolhas no ensino superior (de curso e de instituição) são realizadas. Analiso como nesse processo estudantes mobilizam percepções sobre suas próprias posições sociais (negociadas em função de visões de mundo e estilos de vida, para além de categorias de estratificação social) mas também mobilizam sonhos, vocações e afinidades, muitas vezes num exercício de resistência aos caminhos que possivelmente levariam a uma mobilidade social mais efetiva. Trata-se, assim, de visibilizar as narrativas dessas estudantes ao refletir sobre a experiência universitária, as expectativas de mobilidade social (em especial, o desejo de trabalhar na área) e a polissemia do diploma.
id USP_227df7f251ee296df51029f30d16d2d9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16122019-182552
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Escolhas possíveis: narrativas de classe e gênero no ensino superior privado Possible choices: class and gender narratives in private higher education 2019-10-09Heloisa Buarque de AlmeidaAlexandre Barbosa PereiraRosana Pinheiro-machadoJulio Assis SimoesRenata Guedes Mourão MacedoUniversidade de São PauloCiência Social (Antropologia Social)USPBR Choices Class Classe Ensino superior Escolhas Estudantes Gender Gênero Higher education Marcadores sociais da diferença Mobilidade social Social markers of difference Social mobility Students Esta tese analisa as relações entre estudantes universitárias, mercado de ensino superior e marcadores sociais da diferença (classe e gênero em especial). A pesquisa de campo foi realizada entre 2015 e 2018 em duas faculdades privadas de caráter lucrativo na cidade de São Paulo, acompanhando estudantes matriculadas em três diferentes cursos (Pedagogia, Enfermagem e Administração) e que são a primeira geração de suas famílias a ingressar no ensino superior. A análise do mercado de ensino superior por meio feiras do setor, relatórios de mercado e sites institucionais, além da publicidade amplamente divulgada na cidade, complementaram a análise. Após período de expansão do setor educacional, seguido por importante crise político-econômica, a tese focaliza três processos de escolhas entre as estudantes a decisão de ingressar no ensino superior, a opção pelo curso e pela instituição -, refletindo de maneira matizada como tais decisões são negociadas no cotidiano, constituindo escolhas possíveis. A pesquisa mobiliza duas questões principais. A primeira considera como a expansão recente do ensino superior no Brasil (principalmente do início dos anos 2010) introduziu essa etapa de ensino no campo de possibilidades de mulheres jovens e adultas de baixa renda, constituindo novos imaginários sobre educação, trabalho e mobilidade social. Nesse contexto, o setor privado de caráter lucrativo, por seu forte investimento em publicidade e por sua distribuição geográfica na cidade de São Paulo, tornou-se uma referência importante, ainda que ambivalente, na busca pelo diploma. A segunda se refere ao modo como tais escolhas no ensino superior (de curso e de instituição) são realizadas. Analiso como nesse processo estudantes mobilizam percepções sobre suas próprias posições sociais (negociadas em função de visões de mundo e estilos de vida, para além de categorias de estratificação social) mas também mobilizam sonhos, vocações e afinidades, muitas vezes num exercício de resistência aos caminhos que possivelmente levariam a uma mobilidade social mais efetiva. Trata-se, assim, de visibilizar as narrativas dessas estudantes ao refletir sobre a experiência universitária, as expectativas de mobilidade social (em especial, o desejo de trabalhar na área) e a polissemia do diploma. This thesis analyzes the relations between university students, higher education market and social markers of difference (class and gender in particular). The field research was conducted between 2015 and 2018 at two profitable private colleges in the city of São Paulo, focusing on students who are the first generation of their families to enter in higher education and were enrolled in three different courses (Pedagogy, Nursing and Administration). The follow-up of the higher education market through fairs, market reports and institutional websites, as well as widely publicized advertising in the city, complemented the analysis. After a period of expansion of the sector, followed by an important political-economic crisis in Brazil, the thesis focuses on three processes of choice among students - the decision to enter in higher education, the choice of the course and the institution -, reflecting in a nuanced way about such decisions, constituting possible choices. The research mobilizes two main hypotheses. The first hypothesis considers how the recent expansion of higher education in Brazil (mainly from the early 2010s) introduced this stage of education in the field of possibilities for low income young and adult women, constituting new imaginary about education, work and social mobility. In this context, the lucrative private sector, due to its strong investment in advertising and its geographical distribution in the city of São Paulo, has become an important, albeit ambivalent, reference in the pursuit of the diploma. The second hypothesis refers to how such choices in higher education (of course and institution) are made. I analyze how students mobilize perceptions about their own social positions (negotiated according to worldviews and lifestyles, in addition to categories of social stratification) but also mobilize dreams, \"vocations\" and affinities. Thus, it is about making these students\' narratives visible by reflecting on the university experience, the expectations of social mobility (in particular, the desire to \"work in the field\") and the polysemy of the diploma. https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-16122019-182552info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:09:34Zoai:teses.usp.br:tde-16122019-182552Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-16T23:30:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Escolhas possíveis: narrativas de classe e gênero no ensino superior privado
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Possible choices: class and gender narratives in private higher education
title Escolhas possíveis: narrativas de classe e gênero no ensino superior privado
spellingShingle Escolhas possíveis: narrativas de classe e gênero no ensino superior privado
Renata Guedes Mourão Macedo
title_short Escolhas possíveis: narrativas de classe e gênero no ensino superior privado
title_full Escolhas possíveis: narrativas de classe e gênero no ensino superior privado
title_fullStr Escolhas possíveis: narrativas de classe e gênero no ensino superior privado
title_full_unstemmed Escolhas possíveis: narrativas de classe e gênero no ensino superior privado
title_sort Escolhas possíveis: narrativas de classe e gênero no ensino superior privado
author Renata Guedes Mourão Macedo
author_facet Renata Guedes Mourão Macedo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Heloisa Buarque de Almeida
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alexandre Barbosa Pereira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rosana Pinheiro-machado
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Julio Assis Simoes
dc.contributor.author.fl_str_mv Renata Guedes Mourão Macedo
contributor_str_mv Heloisa Buarque de Almeida
Alexandre Barbosa Pereira
Rosana Pinheiro-machado
Julio Assis Simoes
description Esta tese analisa as relações entre estudantes universitárias, mercado de ensino superior e marcadores sociais da diferença (classe e gênero em especial). A pesquisa de campo foi realizada entre 2015 e 2018 em duas faculdades privadas de caráter lucrativo na cidade de São Paulo, acompanhando estudantes matriculadas em três diferentes cursos (Pedagogia, Enfermagem e Administração) e que são a primeira geração de suas famílias a ingressar no ensino superior. A análise do mercado de ensino superior por meio feiras do setor, relatórios de mercado e sites institucionais, além da publicidade amplamente divulgada na cidade, complementaram a análise. Após período de expansão do setor educacional, seguido por importante crise político-econômica, a tese focaliza três processos de escolhas entre as estudantes a decisão de ingressar no ensino superior, a opção pelo curso e pela instituição -, refletindo de maneira matizada como tais decisões são negociadas no cotidiano, constituindo escolhas possíveis. A pesquisa mobiliza duas questões principais. A primeira considera como a expansão recente do ensino superior no Brasil (principalmente do início dos anos 2010) introduziu essa etapa de ensino no campo de possibilidades de mulheres jovens e adultas de baixa renda, constituindo novos imaginários sobre educação, trabalho e mobilidade social. Nesse contexto, o setor privado de caráter lucrativo, por seu forte investimento em publicidade e por sua distribuição geográfica na cidade de São Paulo, tornou-se uma referência importante, ainda que ambivalente, na busca pelo diploma. A segunda se refere ao modo como tais escolhas no ensino superior (de curso e de instituição) são realizadas. Analiso como nesse processo estudantes mobilizam percepções sobre suas próprias posições sociais (negociadas em função de visões de mundo e estilos de vida, para além de categorias de estratificação social) mas também mobilizam sonhos, vocações e afinidades, muitas vezes num exercício de resistência aos caminhos que possivelmente levariam a uma mobilidade social mais efetiva. Trata-se, assim, de visibilizar as narrativas dessas estudantes ao refletir sobre a experiência universitária, as expectativas de mobilidade social (em especial, o desejo de trabalhar na área) e a polissemia do diploma.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-10-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-16122019-182552
url https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-16122019-182552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciência Social (Antropologia Social)
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376885638266880