Simulação hardware in the loop de um motor de combustão Flex.
Ano de defesa: | 2019 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Engenharia Elétrica
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Link de acesso: | https://doi.org/10.11606/D.3.2019.tde-22102019-102323 |
Resumo: | No presente trabalho, foi desenvolvida uma simulação hardware in the loop (HIL) de um motor de combustão Flex, com a finalidade de auxiliar as fases de teste e de elaboração do sistema de controle utilizado no motor, chamado de ECU (Engine Control Unit). Para tanto, foi feito um trabalho de análise, otimização e implementação dos modelos que representam o motor de combustão Flex, assim como dos seus sensores e atuadores, com o intuito de viabilizar sua simulação em tempo real, permitindo a sua interação com a ECU. Foi utilizado como objeto de estudo o motor EA111 VHT (Very High Torque) 1.6l do veículo GOL total Flex 2008, a partir do qual foram conduzidos diversos testes em dinamômetro, com o intuito de identificar os parâmetros intrínsecos presentes nos modelos selecionados. A partir dos dados coletados foi feita a análise do desempenho dos modelos identificados, obedecendo métricas preestabelecidas, e os modelos foram implementados em ambiente LabCar, onde foi validada a simulação em tempo real, comparando-se os valores obtidos com os valores dos testes conduzidos no motor real. Obtendo como resultado final: uma simulação capaz de emular as características relevantes do motor interagindo em tempo real com a ECU. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Simulação hardware in the loop de um motor de combustão Flex. Flex fuel engine hardware in the loop simulation. 2019-04-26João Francisco Justo FilhoArmando Antonio Maria LaganaJanito Vaqueiro FerreiraSérgio Inácio FerreiraAndré Vinícius Oliveira MaggioUniversidade de São PauloEngenharia ElétricaUSPBR Automotive engine simulation Automotive sensors and actuators Biocombustíveis Engine Control Unit (ECU) Flex-fuel engine Geometria e modelagem computacional Hardware in the loop simulation (HIL) Motor FLEX Motores de combustão interna Real Time simulation Sensores e atuadores automotivos Simulação Simulação de motores automotivos Simulação em tempo real Simulação Hardware in the loop (HIL) Sistemas dinâmicos Unidade de controle do motor (ECU) No presente trabalho, foi desenvolvida uma simulação hardware in the loop (HIL) de um motor de combustão Flex, com a finalidade de auxiliar as fases de teste e de elaboração do sistema de controle utilizado no motor, chamado de ECU (Engine Control Unit). Para tanto, foi feito um trabalho de análise, otimização e implementação dos modelos que representam o motor de combustão Flex, assim como dos seus sensores e atuadores, com o intuito de viabilizar sua simulação em tempo real, permitindo a sua interação com a ECU. Foi utilizado como objeto de estudo o motor EA111 VHT (Very High Torque) 1.6l do veículo GOL total Flex 2008, a partir do qual foram conduzidos diversos testes em dinamômetro, com o intuito de identificar os parâmetros intrínsecos presentes nos modelos selecionados. A partir dos dados coletados foi feita a análise do desempenho dos modelos identificados, obedecendo métricas preestabelecidas, e os modelos foram implementados em ambiente LabCar, onde foi validada a simulação em tempo real, comparando-se os valores obtidos com os valores dos testes conduzidos no motor real. Obtendo como resultado final: uma simulação capaz de emular as características relevantes do motor interagindo em tempo real com a ECU. A hardware in the loop simulation (HIL) for a Flex fuel engine was developed, at this work, to improve and assist the ECU (Engine Control Unit) development phases. In order to make the HIL simulation, a work of analysis, optimization and implementation was performed based on the Flex fuel engine models, as its sensors and actuators, with the goal of performing HIL simulation in real time, allowing the interaction between the ECU and HIL simulation. The study object was the EA111 VHT (Very High Torque) 1.6l engine from the vehicle GOL 2008 total Flex. Tests were performed at this motor, in order to identify the intrinsic parameters, present in the selected models. From the collected data, the identified models were analyzed, obeying pre-established metrics, implementing the models in the LabCar tool, were the HIL simulation was validated in real time by comparing the values obtained with the simulation to the tests performed at the real engine. The final result is obtained: a HIL simulation capable of emulating the engine\'s relevant characteristics, interacting in real time with the ECU. https://doi.org/10.11606/D.3.2019.tde-22102019-102323info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:54:57Zoai:teses.usp.br:tde-22102019-102323Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T23:46:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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No presente trabalho, foi desenvolvida uma simulação hardware in the loop (HIL) de um motor de combustão Flex, com a finalidade de auxiliar as fases de teste e de elaboração do sistema de controle utilizado no motor, chamado de ECU (Engine Control Unit). Para tanto, foi feito um trabalho de análise, otimização e implementação dos modelos que representam o motor de combustão Flex, assim como dos seus sensores e atuadores, com o intuito de viabilizar sua simulação em tempo real, permitindo a sua interação com a ECU. Foi utilizado como objeto de estudo o motor EA111 VHT (Very High Torque) 1.6l do veículo GOL total Flex 2008, a partir do qual foram conduzidos diversos testes em dinamômetro, com o intuito de identificar os parâmetros intrínsecos presentes nos modelos selecionados. A partir dos dados coletados foi feita a análise do desempenho dos modelos identificados, obedecendo métricas preestabelecidas, e os modelos foram implementados em ambiente LabCar, onde foi validada a simulação em tempo real, comparando-se os valores obtidos com os valores dos testes conduzidos no motor real. Obtendo como resultado final: uma simulação capaz de emular as características relevantes do motor interagindo em tempo real com a ECU. |
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