Criação de valor estratégico através de digital analytics
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Engenharia (Engenharia de Produção)
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | https://doi.org/10.11606/T.3.2012.tde-27032015-152127 |
Resumo: | A Internet mudou a competição entre as empresas, alterou produtos, cadeias de valor e até mesmo os mercados. Sua democratização aumentou o poder dos consumidores; esta mudança pode ser uma ameaça para as corporações. No entanto, o conhecimento emergente derivado de Digital Analtics gerou uma série de benefícios como a personalização de serviços, o impulso à inovação e a promoção de um diálogo com o consumidor em tempo real. O conceito de Digital Analytics inclui o monitoramento, a coleta, a análise e a elaboração de relatórios de dados digitais com a finalidade de entendimento e otimização da performance dos negócios. Esse estudo objetiva entender como as empresas brasileiras implementam Digital Analytics para atingir seus objetivos de negócios e, por consequência, suportar uma vantagem competitiva. Uma survey exploratória e múltiplos estudos de caso compõem a pesquisa de campo dessa tese. |
id |
USP_2d4e25a1ed05c5b10f52ffbc685798b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-27032015-152127 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Criação de valor estratégico através de digital analytics STRATEGIC VALUE CREATION THROUGH DIGITAL ANALYTICS 2012-12-20Fernando José Barbin LaurindoJoão Mário CsillagMarcelo Schneck de Paula PessoaGeorge Bedinelli RossiMitsuru Higuchi YanazeClaudio Luis Cruz de OliveiraUniversidade de São PauloEngenharia (Engenharia de Produção)USPBR Digital Analytics Digital Analytics E-business E-business Estratégia Internet Internet Strategy Web Analytics Web Analytics A Internet mudou a competição entre as empresas, alterou produtos, cadeias de valor e até mesmo os mercados. Sua democratização aumentou o poder dos consumidores; esta mudança pode ser uma ameaça para as corporações. No entanto, o conhecimento emergente derivado de Digital Analtics gerou uma série de benefícios como a personalização de serviços, o impulso à inovação e a promoção de um diálogo com o consumidor em tempo real. O conceito de Digital Analytics inclui o monitoramento, a coleta, a análise e a elaboração de relatórios de dados digitais com a finalidade de entendimento e otimização da performance dos negócios. Esse estudo objetiva entender como as empresas brasileiras implementam Digital Analytics para atingir seus objetivos de negócios e, por consequência, suportar uma vantagem competitiva. Uma survey exploratória e múltiplos estudos de caso compõem a pesquisa de campo dessa tese. Internet has changed the competition, shifting products, supply-chains and even markets. Its democratization gives more weight to the consumers; this change could be considered a threat to corporations. Although, the emergent knowledge derived from Digital Analytics brings a lot of benefits: delivering personalized services, fostering innovation and promoting the dialogue with the consumer in a real time basis. The concept of Digital Analytics includes the measurement, collection, analysis and reporting of digital data for the purposes of understanding and optimizing business performance. This paper aims to understand why and how the companies implement Digital Analytics in order to achieve business goals and thus support the competitive advantage. An exploratory survey and multiple case studies compound the methodological approach of this paper. https://doi.org/10.11606/T.3.2012.tde-27032015-152127info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:16:01Zoai:teses.usp.br:tde-27032015-152127Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Criação de valor estratégico através de digital analytics |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
STRATEGIC VALUE CREATION THROUGH DIGITAL ANALYTICS |
title |
Criação de valor estratégico através de digital analytics |
spellingShingle |
Criação de valor estratégico através de digital analytics Claudio Luis Cruz de Oliveira |
title_short |
Criação de valor estratégico através de digital analytics |
title_full |
Criação de valor estratégico através de digital analytics |
title_fullStr |
Criação de valor estratégico através de digital analytics |
title_full_unstemmed |
Criação de valor estratégico através de digital analytics |
title_sort |
Criação de valor estratégico através de digital analytics |
author |
Claudio Luis Cruz de Oliveira |
author_facet |
Claudio Luis Cruz de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fernando José Barbin Laurindo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
João Mário Csillag |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Marcelo Schneck de Paula Pessoa |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
George Bedinelli Rossi |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Mitsuru Higuchi Yanaze |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Claudio Luis Cruz de Oliveira |
contributor_str_mv |
Fernando José Barbin Laurindo João Mário Csillag Marcelo Schneck de Paula Pessoa George Bedinelli Rossi Mitsuru Higuchi Yanaze |
description |
A Internet mudou a competição entre as empresas, alterou produtos, cadeias de valor e até mesmo os mercados. Sua democratização aumentou o poder dos consumidores; esta mudança pode ser uma ameaça para as corporações. No entanto, o conhecimento emergente derivado de Digital Analtics gerou uma série de benefícios como a personalização de serviços, o impulso à inovação e a promoção de um diálogo com o consumidor em tempo real. O conceito de Digital Analytics inclui o monitoramento, a coleta, a análise e a elaboração de relatórios de dados digitais com a finalidade de entendimento e otimização da performance dos negócios. Esse estudo objetiva entender como as empresas brasileiras implementam Digital Analytics para atingir seus objetivos de negócios e, por consequência, suportar uma vantagem competitiva. Uma survey exploratória e múltiplos estudos de caso compõem a pesquisa de campo dessa tese. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-12-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/T.3.2012.tde-27032015-152127 |
url |
https://doi.org/10.11606/T.3.2012.tde-27032015-152127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia (Engenharia de Produção) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1786377177481084928 |