Criação de valor estratégico através de digital analytics

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Claudio Luis Cruz de Oliveira
Orientador(a): Fernando José Barbin Laurindo
Banca de defesa: João Mário Csillag, Marcelo Schneck de Paula Pessoa, George Bedinelli Rossi, Mitsuru Higuchi Yanaze
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Engenharia (Engenharia de Produção)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.3.2012.tde-27032015-152127
Resumo: A Internet mudou a competição entre as empresas, alterou produtos, cadeias de valor e até mesmo os mercados. Sua democratização aumentou o poder dos consumidores; esta mudança pode ser uma ameaça para as corporações. No entanto, o conhecimento emergente derivado de Digital Analtics gerou uma série de benefícios como a personalização de serviços, o impulso à inovação e a promoção de um diálogo com o consumidor em tempo real. O conceito de Digital Analytics inclui o monitoramento, a coleta, a análise e a elaboração de relatórios de dados digitais com a finalidade de entendimento e otimização da performance dos negócios. Esse estudo objetiva entender como as empresas brasileiras implementam Digital Analytics para atingir seus objetivos de negócios e, por consequência, suportar uma vantagem competitiva. Uma survey exploratória e múltiplos estudos de caso compõem a pesquisa de campo dessa tese.
id USP_2d4e25a1ed05c5b10f52ffbc685798b9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27032015-152127
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Criação de valor estratégico através de digital analytics STRATEGIC VALUE CREATION THROUGH DIGITAL ANALYTICS 2012-12-20Fernando José Barbin LaurindoJoão Mário CsillagMarcelo Schneck de Paula PessoaGeorge Bedinelli RossiMitsuru Higuchi YanazeClaudio Luis Cruz de OliveiraUniversidade de São PauloEngenharia (Engenharia de Produção)USPBR Digital Analytics Digital Analytics E-business E-business Estratégia Internet Internet Strategy Web Analytics Web Analytics A Internet mudou a competição entre as empresas, alterou produtos, cadeias de valor e até mesmo os mercados. Sua democratização aumentou o poder dos consumidores; esta mudança pode ser uma ameaça para as corporações. No entanto, o conhecimento emergente derivado de Digital Analtics gerou uma série de benefícios como a personalização de serviços, o impulso à inovação e a promoção de um diálogo com o consumidor em tempo real. O conceito de Digital Analytics inclui o monitoramento, a coleta, a análise e a elaboração de relatórios de dados digitais com a finalidade de entendimento e otimização da performance dos negócios. Esse estudo objetiva entender como as empresas brasileiras implementam Digital Analytics para atingir seus objetivos de negócios e, por consequência, suportar uma vantagem competitiva. Uma survey exploratória e múltiplos estudos de caso compõem a pesquisa de campo dessa tese. Internet has changed the competition, shifting products, supply-chains and even markets. Its democratization gives more weight to the consumers; this change could be considered a threat to corporations. Although, the emergent knowledge derived from Digital Analytics brings a lot of benefits: delivering personalized services, fostering innovation and promoting the dialogue with the consumer in a real time basis. The concept of Digital Analytics includes the measurement, collection, analysis and reporting of digital data for the purposes of understanding and optimizing business performance. This paper aims to understand why and how the companies implement Digital Analytics in order to achieve business goals and thus support the competitive advantage. An exploratory survey and multiple case studies compound the methodological approach of this paper. https://doi.org/10.11606/T.3.2012.tde-27032015-152127info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:16:01Zoai:teses.usp.br:tde-27032015-152127Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Criação de valor estratégico através de digital analytics
dc.title.alternative.en.fl_str_mv STRATEGIC VALUE CREATION THROUGH DIGITAL ANALYTICS
title Criação de valor estratégico através de digital analytics
spellingShingle Criação de valor estratégico através de digital analytics
Claudio Luis Cruz de Oliveira
title_short Criação de valor estratégico através de digital analytics
title_full Criação de valor estratégico através de digital analytics
title_fullStr Criação de valor estratégico através de digital analytics
title_full_unstemmed Criação de valor estratégico através de digital analytics
title_sort Criação de valor estratégico através de digital analytics
author Claudio Luis Cruz de Oliveira
author_facet Claudio Luis Cruz de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernando José Barbin Laurindo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv João Mário Csillag
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcelo Schneck de Paula Pessoa
dc.contributor.referee3.fl_str_mv George Bedinelli Rossi
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Mitsuru Higuchi Yanaze
dc.contributor.author.fl_str_mv Claudio Luis Cruz de Oliveira
contributor_str_mv Fernando José Barbin Laurindo
João Mário Csillag
Marcelo Schneck de Paula Pessoa
George Bedinelli Rossi
Mitsuru Higuchi Yanaze
description A Internet mudou a competição entre as empresas, alterou produtos, cadeias de valor e até mesmo os mercados. Sua democratização aumentou o poder dos consumidores; esta mudança pode ser uma ameaça para as corporações. No entanto, o conhecimento emergente derivado de Digital Analtics gerou uma série de benefícios como a personalização de serviços, o impulso à inovação e a promoção de um diálogo com o consumidor em tempo real. O conceito de Digital Analytics inclui o monitoramento, a coleta, a análise e a elaboração de relatórios de dados digitais com a finalidade de entendimento e otimização da performance dos negócios. Esse estudo objetiva entender como as empresas brasileiras implementam Digital Analytics para atingir seus objetivos de negócios e, por consequência, suportar uma vantagem competitiva. Uma survey exploratória e múltiplos estudos de caso compõem a pesquisa de campo dessa tese.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.3.2012.tde-27032015-152127
url https://doi.org/10.11606/T.3.2012.tde-27032015-152127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia (Engenharia de Produção)
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786377177481084928