Consultor externo como catalisador da transformação de profissionais em agentes internos de melhoria contínua
Ano de defesa: | 2016 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado Profissional Empreendedorismo
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Link de acesso: | https://doi.org/10.11606/D.12.2017.tde-19012017-162209 |
Resumo: | A implantação de um processo ou programa de melhoria contínua pode ser verificada amplamente no contexto organizacional. Para que produtos, processos e serviços sejam melhorados é necessário a realização de intervenções, usualmente denominadas projetos de melhoria. Os profissionais, membros da organização, devem estar aptos, disponíveis e engajados na identificação, seleção e condução de projetos de melhoria. O presente estudo visa identificar elementos relevantes para a transformação efetiva de profissionais, membros da organização, em agentes internos de melhoria. Uma pesquisa de campo, de caráter exploratório foi realizada, utilizando a metodologia de estudo de casos múltiplos. Foram pesquisadas três montadoras onde foram capacitados 410 agentes internos de melhoria durante os anos de 2012 e 2014. Os elementos identificados como relevantes tiveram origem na revisão bibliográfica e nas evidências de pesquisa de campo. Recomendações a prática gerencial e a teoria acadêmica foram listadas, incluindo as limitações das conclusões. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Consultor externo como catalisador da transformação de profissionais em agentes internos de melhoria contínua External consultant as a catalyst to the transformation of employees into continuous improvement internal agents. 2016-11-14Alvair Silveira Torres JuniorMartinho Isnard Ribeiro de AlmeidaEliane Maria Pires Giavina BianchiPaulino Graciano FrancischiniMarcus Vinicius VivoneUniversidade de São PauloMestrado Profissional EmpreendedorismoUSPBR Agentes Agents Consultancy Consultoria Continuous improvement Eficiência organizacional Melhoria contínua Organizational efficiency A implantação de um processo ou programa de melhoria contínua pode ser verificada amplamente no contexto organizacional. Para que produtos, processos e serviços sejam melhorados é necessário a realização de intervenções, usualmente denominadas projetos de melhoria. Os profissionais, membros da organização, devem estar aptos, disponíveis e engajados na identificação, seleção e condução de projetos de melhoria. O presente estudo visa identificar elementos relevantes para a transformação efetiva de profissionais, membros da organização, em agentes internos de melhoria. Uma pesquisa de campo, de caráter exploratório foi realizada, utilizando a metodologia de estudo de casos múltiplos. Foram pesquisadas três montadoras onde foram capacitados 410 agentes internos de melhoria durante os anos de 2012 e 2014. Os elementos identificados como relevantes tiveram origem na revisão bibliográfica e nas evidências de pesquisa de campo. Recomendações a prática gerencial e a teoria acadêmica foram listadas, incluindo as limitações das conclusões. The implementation of a continuous process or program can be broadly verified in the organizational context. In order to improve products, processes and services, it is necessary interventions, usually called improvement projects. The employees shall be qualified, available and committed in the identification, selection and implementation of improvement projects. This current study has the purpose to identify relevant elements for the effective transformation of employees into continuous improvement internal agents. This study is exploratory and a multiple case study research. Three automotive industries were researched which were qualified 410 improvement internal agents between 2012 e 2014. The elements identified as relevant came from bibliography review and from the evidenced from the field research. Recommendation to the managerial practice and to the academic theory were listed, including the limitations of the conclusions. https://doi.org/10.11606/D.12.2017.tde-19012017-162209info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-19012017-162209Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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