Livro didático de matemática: lugar histórico e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Daniel Romao da Silva
Orientador(a): Vinicio de Macedo Santos
Banca de defesa: Antonio Carlos Brolezzi, Deborah Martins Raphael
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.48.2010.tde-03082010-103617
Resumo: O livro didático assume múltiplas funções e características. Constitui-se como uma referência de conteúdos para alunos e professores, guia orientador das atividades em sala de aula e como padrão de organização e sistematização do currículo. Porém, encontra-se sujeito às influências do contexto histórico e político em que se situa, estando impregnado dos valores e concepções desse contexto. Para compor a identidade do livro didático soma-se ainda a sua importância no mercado editorial. O livro didático é analisado, então, conforme as dimensões: suporte de conteúdos e métodos de ensino, veículo de valores, produto cultural e mercadoria. A partir desse cenário, será analisada a interação dessas várias dimensões na constituição do papel desempenhado pelo livro didático de Matemática para o Ensino Fundamental II, ao longo do período de 1971 a 2006, caracterizado pelo Ensino Fundamental com duração de oito anos. De modo a completar o estudo, foram analisados alguns livros didáticos de Matemática utilizados no período.
id USP_38bd2b504480e2bcf8c510a07cc17dcd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03082010-103617
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Livro didático de matemática: lugar histórico e perspectivas Mathematics Textbook: historical place and perspectives 2010-05-21Vinicio de Macedo SantosAntonio Carlos BrolezziDeborah Martins RaphaelDaniel Romao da SilvaUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR educational policies livro didático livro didático de Matemática mathematics textbook políticas educacionais textbook valores values O livro didático assume múltiplas funções e características. Constitui-se como uma referência de conteúdos para alunos e professores, guia orientador das atividades em sala de aula e como padrão de organização e sistematização do currículo. Porém, encontra-se sujeito às influências do contexto histórico e político em que se situa, estando impregnado dos valores e concepções desse contexto. Para compor a identidade do livro didático soma-se ainda a sua importância no mercado editorial. O livro didático é analisado, então, conforme as dimensões: suporte de conteúdos e métodos de ensino, veículo de valores, produto cultural e mercadoria. A partir desse cenário, será analisada a interação dessas várias dimensões na constituição do papel desempenhado pelo livro didático de Matemática para o Ensino Fundamental II, ao longo do período de 1971 a 2006, caracterizado pelo Ensino Fundamental com duração de oito anos. De modo a completar o estudo, foram analisados alguns livros didáticos de Matemática utilizados no período. The textbook assumes multiple functions and features. It constitutes a reference content for students and teachers guide, guiding the activities in the classroom and as a standard of organization and systematization of the curriculum. However, is subject to the influences of historical and political context in which it is, being steeped in values and ideas that context. To make up the identity of the textbook, adds to their importance also in publishing. The textbook is analyzed, then, as the dimensions of support content and teaching methods, vehicle values, cultural products and merchandise. From this scenario, the possibility of interaction of various dimensions in the constitution the role of the textbook Mathematics for Elementary Education, over the period 1971 to 2006, characterized by the elementary school which lasts eight years. In order to complete the study, some mathematics textbooks used in the period has been analyzed. https://doi.org/10.11606/D.48.2010.tde-03082010-103617info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:08:24Zoai:teses.usp.br:tde-03082010-103617Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Livro didático de matemática: lugar histórico e perspectivas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Mathematics Textbook: historical place and perspectives
title Livro didático de matemática: lugar histórico e perspectivas
spellingShingle Livro didático de matemática: lugar histórico e perspectivas
Daniel Romao da Silva
title_short Livro didático de matemática: lugar histórico e perspectivas
title_full Livro didático de matemática: lugar histórico e perspectivas
title_fullStr Livro didático de matemática: lugar histórico e perspectivas
title_full_unstemmed Livro didático de matemática: lugar histórico e perspectivas
title_sort Livro didático de matemática: lugar histórico e perspectivas
author Daniel Romao da Silva
author_facet Daniel Romao da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vinicio de Macedo Santos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonio Carlos Brolezzi
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Deborah Martins Raphael
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel Romao da Silva
contributor_str_mv Vinicio de Macedo Santos
Antonio Carlos Brolezzi
Deborah Martins Raphael
description O livro didático assume múltiplas funções e características. Constitui-se como uma referência de conteúdos para alunos e professores, guia orientador das atividades em sala de aula e como padrão de organização e sistematização do currículo. Porém, encontra-se sujeito às influências do contexto histórico e político em que se situa, estando impregnado dos valores e concepções desse contexto. Para compor a identidade do livro didático soma-se ainda a sua importância no mercado editorial. O livro didático é analisado, então, conforme as dimensões: suporte de conteúdos e métodos de ensino, veículo de valores, produto cultural e mercadoria. A partir desse cenário, será analisada a interação dessas várias dimensões na constituição do papel desempenhado pelo livro didático de Matemática para o Ensino Fundamental II, ao longo do período de 1971 a 2006, caracterizado pelo Ensino Fundamental com duração de oito anos. De modo a completar o estudo, foram analisados alguns livros didáticos de Matemática utilizados no período.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.48.2010.tde-03082010-103617
url https://doi.org/10.11606/D.48.2010.tde-03082010-103617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376524068290560