Os alterlugares do corpo: a diáspora caribenha de Shani Mootoo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Thiago Marcel Moyano
Orientador(a): Laura Patricia Zuntini de Izarra
Banca de defesa: Sandra Regina Goulart Almeida, Emerson da Cruz Inacio, Cláudia Maria Ceneviva Nigro
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Letras (Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-02012023-134439
Resumo: A crítica literária contemporânea, em sua interface com os estudos de gênero e a teoria queer, tem sistematicamente denunciado importantes lacunas entre o feminismo e o pensamento pós e decolonial na perquiricação das subjetividades. Tinsley (2008) aponta, em especial, a utilização da noção de fluidez -- tão cara ao Pós-estruturalismo -- por esses diferentes pilares da academia, em um movimento que sempre acaba por obliterar algum aspecto da identidade. Dois tropos se entrelaçam, portanto, na empreitada de se ater simultaneamente a tantas diferentes dimensões do sujeito: corpo e espaço. Através desses dois principais eixos temáticos e ciente de tais flancos na seara dos estudos literários, este trabalho traz à tona a produção ficcional de Shani Mootoo, uma escritora indocaribenha, lésbica, radicada no Canadá. Por meio de uma leitura cuidadosa de sua coleção de contos Out on Main Street and Other Stories( 1993)1 e dos romances Cereus Blooms at Night(1996)2, He Drown She in the Sea (2005)3, Valmiki\'s Daughter4 (2008a) e Moving Forward Sideways like a Crab (2014)5, demonstrarei como a autora lança mão de uma série de recursos linguísticos e literários, culminando na elaboração de uma ferramenta teórica capaz de mobilizar de modo interseccional as diferentes camadas que compõem subjetividades queer e póscoloniais. Pela formação daquilo que chamarei de \"alterlugares\", a autora mostrar-seá sempre atenta às relações de poder que demarcam diferentes cidadanias no eixo dos deslocamentos Norte-Sul, atravessadas também pelos componentes da identidade de gênero e da orientação sexual. Reflexões no âmbito do feminismo angloamericano e da teoria queer, de teóricas como Judith Butler, Teresa de Lauretis e Joan Scott; textos canônicos do pós-colonialismo, como da Edward Said, Homi Bhabha, Paul Gilroy e Stuart Hall; intervenções críticas do feminismo negro e do pensamento interseccional de Audre Lorde, bell hooks, Glória Anzaldúa, Anne McClintock, Kimberlé Crenshaw e Maria Lugones, bem como a provocação de Patrick Johnson (2001) em torno das limitações da teoria queer em sua formulação do conceito de \"quare\" e a leitura de Rosamond King (2014) acerca das diferentes identidades sexuais e de gênero dos povos caribenhos servirão de aparato teórico para esta investigação. Ao longo dos capítulos dessa tese, demonstrarei como diferentes subjetividades limítrofes e uma ampla pluralidade de corpos e existências compõem não somente o tecido social caribenho, mas também marcam sociedades cada vez mais influenciadas por dinâmicas transnacionais e por movimentos diaspóricos em série. Além disso, imiscuindo corpo e espaço, os alterlugares do corpo no texto literário de Mootoo formarão novas organizações sociais movidas não por afiliações de parentesco ou de determinados estados-nacionais, mas sedimentadas por redes de solidariedade e resistência que transcendem fronteiras nacionais e denunciam a instável ficcionalidade das mesmas. Desta forma, corpos trans, pós-coloniais, decoloniais e corporalidades quare serão projetados na linha de frente para uma compreensão mais profunda da constituição de subjetividades no século XXI.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Os alterlugares do corpo: a diáspora caribenha de Shani Mootoo The alterplaces of the body: Shani Mootoo\'s caribbean diaspora 2022-08-15Laura Patricia Zuntini de IzarraSandra Regina Goulart AlmeidaEmerson da Cruz InacioCláudia Maria Ceneviva NigroThiago Marcel MoyanoUniversidade de São PauloLetras (Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês)USPBR Alterlugares Alterplaces Diasporas Diásporas Gender Gênero Pós-colonialismo Postcolonialism Queer Theory Teoria Queer A crítica literária contemporânea, em sua interface com os estudos de gênero e a teoria queer, tem sistematicamente denunciado importantes lacunas entre o feminismo e o pensamento pós e decolonial na perquiricação das subjetividades. Tinsley (2008) aponta, em especial, a utilização da noção de fluidez -- tão cara ao Pós-estruturalismo -- por esses diferentes pilares da academia, em um movimento que sempre acaba por obliterar algum aspecto da identidade. Dois tropos se entrelaçam, portanto, na empreitada de se ater simultaneamente a tantas diferentes dimensões do sujeito: corpo e espaço. Através desses dois principais eixos temáticos e ciente de tais flancos na seara dos estudos literários, este trabalho traz à tona a produção ficcional de Shani Mootoo, uma escritora indocaribenha, lésbica, radicada no Canadá. Por meio de uma leitura cuidadosa de sua coleção de contos Out on Main Street and Other Stories( 1993)1 e dos romances Cereus Blooms at Night(1996)2, He Drown She in the Sea (2005)3, Valmiki\'s Daughter4 (2008a) e Moving Forward Sideways like a Crab (2014)5, demonstrarei como a autora lança mão de uma série de recursos linguísticos e literários, culminando na elaboração de uma ferramenta teórica capaz de mobilizar de modo interseccional as diferentes camadas que compõem subjetividades queer e póscoloniais. Pela formação daquilo que chamarei de \"alterlugares\", a autora mostrar-seá sempre atenta às relações de poder que demarcam diferentes cidadanias no eixo dos deslocamentos Norte-Sul, atravessadas também pelos componentes da identidade de gênero e da orientação sexual. Reflexões no âmbito do feminismo angloamericano e da teoria queer, de teóricas como Judith Butler, Teresa de Lauretis e Joan Scott; textos canônicos do pós-colonialismo, como da Edward Said, Homi Bhabha, Paul Gilroy e Stuart Hall; intervenções críticas do feminismo negro e do pensamento interseccional de Audre Lorde, bell hooks, Glória Anzaldúa, Anne McClintock, Kimberlé Crenshaw e Maria Lugones, bem como a provocação de Patrick Johnson (2001) em torno das limitações da teoria queer em sua formulação do conceito de \"quare\" e a leitura de Rosamond King (2014) acerca das diferentes identidades sexuais e de gênero dos povos caribenhos servirão de aparato teórico para esta investigação. Ao longo dos capítulos dessa tese, demonstrarei como diferentes subjetividades limítrofes e uma ampla pluralidade de corpos e existências compõem não somente o tecido social caribenho, mas também marcam sociedades cada vez mais influenciadas por dinâmicas transnacionais e por movimentos diaspóricos em série. Além disso, imiscuindo corpo e espaço, os alterlugares do corpo no texto literário de Mootoo formarão novas organizações sociais movidas não por afiliações de parentesco ou de determinados estados-nacionais, mas sedimentadas por redes de solidariedade e resistência que transcendem fronteiras nacionais e denunciam a instável ficcionalidade das mesmas. Desta forma, corpos trans, pós-coloniais, decoloniais e corporalidades quare serão projetados na linha de frente para uma compreensão mais profunda da constituição de subjetividades no século XXI. Contemporary literary criticism, in its interface with gender studies and queer theory, has systematically denounced important gaps between feminism, post- and decolonial thinking in the investigation of subjectivities. For example, Tinsley (2008) points out the way in which the notion of fluidity -- so relevant to Post-structuralist theories -- as used by these different voices in academia, always ends up obliterating some aspect of one\'s identity. Thus, two tropes are intertwined in the complex agenda of simultaneously looking at so many different dimensions of the subject: body and space. Through these two central thematic axes and aware of such flanks in the humanities and, more specifically, in the field of literary studies, this work brings to light the fictional production of Shani Mootoo, an Indo-Caribbean, lesbian writer, based in Canada. By carefully reading her collection of short stories Out on Main Street and Other Stories (1993) and the novels Cereus Blooms at Night (1996), He Drown She in the Sea (2005), Valmiki\'s Daughter (2008) and Moving Forward Sideways like a Crab (2014), I aim to showcase how the author makes use of a series of linguistic and literary resources, culminating in the elaboration of a theoretical tool that is capable of mobilizing, in an intersectional fashion, the different layers that make up queer and post-colonial subjectivities. In the formation of what I call \"alterplaces\", the visual artist, poet and novelist will always be attentive to the power relations that demarcate different citizenships in the dynamics of North-South displacements, which are also inevitably crossed by the components of gender identity and sexual orientation. Reflections on Anglo-American feminism and queer theory, by scholars such as Judith Butler, Teresa de Lauretis and Joan Scott; canonical postcolonial texts, such as those written by Edward Said, Homi Bhabha, Paul Gilroy and Stuart Hall; critical interventions by black feminists and the intersectional thinkers, such as Audre Lorde, bell hooks, Glória Anzaldúa, Anne McClintock, Kimberlé Crenshaw, and Maria Lugones, as well as Patrick Johnson\'s provocation around the limitations of queer theory in his formulation of the concept of \"quare\" and Rosamond King\'s reading of the different sexual and gender identities of the Caribbean peoples will serve as the theoretical apparatus for this investigation. Throughout the chapters of this dissertation, I will demonstrate how different bordering subjectivities and a wide plurality of bodies and existences make up not only the Caribbean social fabric, but also mark societies that are increasingly influenced by transnational dynamics and serial diasporic movements. Furthermore, interconnecting body and space, the alterplaces of the body in Mootoo\'s literary texts will lead to the formation of new social organizations moved not by kinship or nation-states affiliations, but reinforced by networks of solidarity and resistance that transcend national borders and denounce their unstable fictionality. Therefore, trans, post-colonial and decolonial bodies as well as quare bodily experiences will be projected on the front line for a deeper understanding of the constitution of subjectivities in the 21st century. https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-02012023-134439info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:03:58Zoai:teses.usp.br:tde-02012023-134439Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-02T15:57:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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