O processo de escolha do livro didático de ciências por professores de 1ª a 4ª séries

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto
Orientador(a): Nelio Marco Vincenzo Bizzo
Banca de defesa: Maria Otilia Bocchini, Roxane Helena Rodrigues Rojo
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.48.2017.tde-04112014-134649
Resumo: O Governo Federal, com o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) propõe avaliar e distribuir livros didáticos para todas as escolas públicas de Ensino Fundamental brasileiras. Os critérios para esta avaliação, bem como sua logística, são refinados a cada edição do Programa. No entanto, o impacto e as reações causadas pelo PNLD a quem ele realmente se destina, são pouco estudados. O PNLD chega até as escolas sob a forma do Guia de Livros Didáticos, material que pretende ser fundamental à decisão dos títulos a serem requisitados ao MEC. O estudo do processo de escolha dos livros didáticos por professores de 1a a 4a séries é o objetivo deste trabalho. Buscamos conhecer os critérios utilizados pelos docentes na opção pela obra a ser adotada, as interferências internas e externas ao andamento do processo, as opiniões e sugestões ao PNLD. O trabalho visa contribuir com o PNLD na medida em que expõe o processo sob o olhar do professor. Procura subsidiar novas pesquisas, e produções editoriais. E visa, sobretudo, ao expressar as dificuldades, necessidades e desejos dos professores, colaborar com as mudanças necessárias para a melhoria da qualidade do ensino brasileiro.O trabalho desta pesquisa realizou-se de maneira paralela a uma pesquisa oficial do Ministério da Educação, cujo autor dessa dissertação auxiliou na coordenação, e procurou - com visitas a escolas e entrevistas com professores - estudar o processo de escolha dos livros in loco. Obtivemos como resultados, expressivos relatos de professores sobre este processo, mostrando a diversidade de critérios e condições para as escolhas. Constatou-se o pouco uso do Guia, o desconhecimento de importantes etapas do Programa. Conhecemos as deficiências estruturais do PNLD, as pressões exercidas pelas editoras e pelo poder público. Pretendemos, com o relato de sugestões e análise dos dados coletados, fornecer subsídios para o aprofundamento de estudos relacionados ao Programa Nacional do Livro Didático, contribuindo para sua eficiência.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis O processo de escolha do livro didático de ciências por professores de 1ª a 4ª séries The process of choice of science´s textbooks by primary teachers 2003-10-17Nelio Marco Vincenzo BizzoMaria Otilia BocchiniRoxane Helena Rodrigues RojoLuiz Caldeira Brant de Tolentino NetoUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Critérios de avaliação Critérios de escolha Editorial market Ensino de ciências Evaluation criteria Livro didático Mercado editorial National Textbook Program - PNLD Programa Nacional do Livro Didático - PNLD Selection criteria Teaching of science Textbook O Governo Federal, com o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) propõe avaliar e distribuir livros didáticos para todas as escolas públicas de Ensino Fundamental brasileiras. Os critérios para esta avaliação, bem como sua logística, são refinados a cada edição do Programa. No entanto, o impacto e as reações causadas pelo PNLD a quem ele realmente se destina, são pouco estudados. O PNLD chega até as escolas sob a forma do Guia de Livros Didáticos, material que pretende ser fundamental à decisão dos títulos a serem requisitados ao MEC. O estudo do processo de escolha dos livros didáticos por professores de 1a a 4a séries é o objetivo deste trabalho. Buscamos conhecer os critérios utilizados pelos docentes na opção pela obra a ser adotada, as interferências internas e externas ao andamento do processo, as opiniões e sugestões ao PNLD. O trabalho visa contribuir com o PNLD na medida em que expõe o processo sob o olhar do professor. Procura subsidiar novas pesquisas, e produções editoriais. E visa, sobretudo, ao expressar as dificuldades, necessidades e desejos dos professores, colaborar com as mudanças necessárias para a melhoria da qualidade do ensino brasileiro.O trabalho desta pesquisa realizou-se de maneira paralela a uma pesquisa oficial do Ministério da Educação, cujo autor dessa dissertação auxiliou na coordenação, e procurou - com visitas a escolas e entrevistas com professores - estudar o processo de escolha dos livros in loco. Obtivemos como resultados, expressivos relatos de professores sobre este processo, mostrando a diversidade de critérios e condições para as escolhas. Constatou-se o pouco uso do Guia, o desconhecimento de importantes etapas do Programa. Conhecemos as deficiências estruturais do PNLD, as pressões exercidas pelas editoras e pelo poder público. Pretendemos, com o relato de sugestões e análise dos dados coletados, fornecer subsídios para o aprofundamento de estudos relacionados ao Programa Nacional do Livro Didático, contribuindo para sua eficiência. The Brazilian Federal Government , with the PNLD ( National Textbook Program ) aims to evaluate and distribute textbooks to all public elementary schools. The criteria for this evaluation , as well as its logistics are refined at each edition of the Program. However , the impact and reactions caused by PNLD at whom he really intended , are poorly studied. PNLD arrives at schools by the Guide Textbook , material that purports to be fundamental to the decision of the securities to be bought by Ministry of Education. The study of the choice of textbooks by primary teachers is the aim of this Master´s work. We seek to know the criteria used by teachers in the choice of textbooks adopted , internal and external interference to the progress of the PNLD , the opinions and suggestions to PNLD. The work aims to contribute to the PNLD exposing the process under the gaze of the teacher. Aims to contribute to new researchs and editorial productions . And aims mainly express the difficulties , needs and wishes of teachers , collaborate with the necessary changes to improve the quality of brazilian schools. This research work was carried out in parallel to an official survey by the Ministry of Education , whose author of this master thesis helped coordinate , and searched - with school visit´s and interviews with teachers - study the process of choosing books spot. The results obtained shows the diversity of criteria and conditions for the choices . It found little use of the Guide , the lack of important steps in the Program . We know the structural deficiencies of PNLD pressures exerted by publishers and public authorities . We intend, with suggestions and analysis of collected data, provide support for deepening related to National Textbook Program studies, contributing to its efficiency . https://doi.org/10.11606/D.48.2017.tde-04112014-134649info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:13:38Zoai:teses.usp.br:tde-04112014-134649Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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