Análise de desempenho e ruído de hélices de mínima perda de energia
Ano de defesa: | 2009 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Engenharia Mecânica
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Link de acesso: | https://doi.org/10.11606/D.18.2009.tde-13012011-130409 |
Resumo: | Revisa os métodos para cálculo de desempenho e ruído de hélices. Apresenta um método para determinação de desempenho de hélices com mínima perda de energia usando a teoria dos vórtices. Faz uso das tabelas de Goldstein que criam automaticamente a geometria da hélice através do acesso a um banco de dados aerodinâmico. Avalia o ruído harmônico com o método no domínio da freqüência, utilizando os valores de desempenho e geometria previamente calculados. Valida o método de desempenho e ruído através da comparação com dados experimentais. Apresenta um estudo de caso para desempenho e ruído de hélices aplicados a ultraleves e aviação geral e compara as diferentes configurações e seus efeitos no desempenho e ruído. Conclui que a simplicidade de implantação do método o torna indicado para o projeto preliminar e permite que seja integrado com modelos de otimização. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Análise de desempenho e ruído de hélices de mínima perda de energia Analysis of performance and noise of propellers minimum energy loss 2009-06-05Fernando Martini CatalanoPaulo Celso Greco JuniorRoberto Gil Annes da SilvaAlexandre Bernardes de BarrosUniversidade de São PauloEngenharia MecânicaUSPBR Desempenho Hélice Noise Performance Propeller Ruído Revisa os métodos para cálculo de desempenho e ruído de hélices. Apresenta um método para determinação de desempenho de hélices com mínima perda de energia usando a teoria dos vórtices. Faz uso das tabelas de Goldstein que criam automaticamente a geometria da hélice através do acesso a um banco de dados aerodinâmico. Avalia o ruído harmônico com o método no domínio da freqüência, utilizando os valores de desempenho e geometria previamente calculados. Valida o método de desempenho e ruído através da comparação com dados experimentais. Apresenta um estudo de caso para desempenho e ruído de hélices aplicados a ultraleves e aviação geral e compara as diferentes configurações e seus efeitos no desempenho e ruído. Conclui que a simplicidade de implantação do método o torna indicado para o projeto preliminar e permite que seja integrado com modelos de otimização. This paper reviews the methods of propeller performance and noise calculation. It presents a prediction method for propellers performance with minimum energy loss. The method uses the vortex theory, using the Goldstein circulation function tables for performance determination, linked with an aerodynamic database for propeller geometry generation. The results are used for a quick evaluation of propeller harmonic noise through the frequency domain method. The method is validated by comparison with experimental data. It presents a case study of propeller designed for a very light aircraft, comparing different configurations and its effects on performance and noise. The method is recommended in the framework of preliminary design and for integration with optimization algorithms. https://doi.org/10.11606/D.18.2009.tde-13012011-130409info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:49:34Zoai:teses.usp.br:tde-13012011-130409Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Revisa os métodos para cálculo de desempenho e ruído de hélices. Apresenta um método para determinação de desempenho de hélices com mínima perda de energia usando a teoria dos vórtices. Faz uso das tabelas de Goldstein que criam automaticamente a geometria da hélice através do acesso a um banco de dados aerodinâmico. Avalia o ruído harmônico com o método no domínio da freqüência, utilizando os valores de desempenho e geometria previamente calculados. Valida o método de desempenho e ruído através da comparação com dados experimentais. Apresenta um estudo de caso para desempenho e ruído de hélices aplicados a ultraleves e aviação geral e compara as diferentes configurações e seus efeitos no desempenho e ruído. Conclui que a simplicidade de implantação do método o torna indicado para o projeto preliminar e permite que seja integrado com modelos de otimização. |
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