Análise de desempenho e ruído de hélices de mínima perda de energia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Alexandre Bernardes de Barros
Orientador(a): Fernando Martini Catalano
Banca de defesa: Paulo Celso Greco Junior, Roberto Gil Annes da Silva
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Engenharia Mecânica
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.18.2009.tde-13012011-130409
Resumo: Revisa os métodos para cálculo de desempenho e ruído de hélices. Apresenta um método para determinação de desempenho de hélices com mínima perda de energia usando a teoria dos vórtices. Faz uso das tabelas de Goldstein que criam automaticamente a geometria da hélice através do acesso a um banco de dados aerodinâmico. Avalia o ruído harmônico com o método no domínio da freqüência, utilizando os valores de desempenho e geometria previamente calculados. Valida o método de desempenho e ruído através da comparação com dados experimentais. Apresenta um estudo de caso para desempenho e ruído de hélices aplicados a ultraleves e aviação geral e compara as diferentes configurações e seus efeitos no desempenho e ruído. Conclui que a simplicidade de implantação do método o torna indicado para o projeto preliminar e permite que seja integrado com modelos de otimização.
id USP_47795b345116accd3c1b38ef10a79b5a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13012011-130409
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Análise de desempenho e ruído de hélices de mínima perda de energia Analysis of performance and noise of propellers minimum energy loss 2009-06-05Fernando Martini CatalanoPaulo Celso Greco JuniorRoberto Gil Annes da SilvaAlexandre Bernardes de BarrosUniversidade de São PauloEngenharia MecânicaUSPBR Desempenho Hélice Noise Performance Propeller Ruído Revisa os métodos para cálculo de desempenho e ruído de hélices. Apresenta um método para determinação de desempenho de hélices com mínima perda de energia usando a teoria dos vórtices. Faz uso das tabelas de Goldstein que criam automaticamente a geometria da hélice através do acesso a um banco de dados aerodinâmico. Avalia o ruído harmônico com o método no domínio da freqüência, utilizando os valores de desempenho e geometria previamente calculados. Valida o método de desempenho e ruído através da comparação com dados experimentais. Apresenta um estudo de caso para desempenho e ruído de hélices aplicados a ultraleves e aviação geral e compara as diferentes configurações e seus efeitos no desempenho e ruído. Conclui que a simplicidade de implantação do método o torna indicado para o projeto preliminar e permite que seja integrado com modelos de otimização. This paper reviews the methods of propeller performance and noise calculation. It presents a prediction method for propellers performance with minimum energy loss. The method uses the vortex theory, using the Goldstein circulation function tables for performance determination, linked with an aerodynamic database for propeller geometry generation. The results are used for a quick evaluation of propeller harmonic noise through the frequency domain method. The method is validated by comparison with experimental data. It presents a case study of propeller designed for a very light aircraft, comparing different configurations and its effects on performance and noise. The method is recommended in the framework of preliminary design and for integration with optimization algorithms. https://doi.org/10.11606/D.18.2009.tde-13012011-130409info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:49:34Zoai:teses.usp.br:tde-13012011-130409Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Análise de desempenho e ruído de hélices de mínima perda de energia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Analysis of performance and noise of propellers minimum energy loss
title Análise de desempenho e ruído de hélices de mínima perda de energia
spellingShingle Análise de desempenho e ruído de hélices de mínima perda de energia
Alexandre Bernardes de Barros
title_short Análise de desempenho e ruído de hélices de mínima perda de energia
title_full Análise de desempenho e ruído de hélices de mínima perda de energia
title_fullStr Análise de desempenho e ruído de hélices de mínima perda de energia
title_full_unstemmed Análise de desempenho e ruído de hélices de mínima perda de energia
title_sort Análise de desempenho e ruído de hélices de mínima perda de energia
author Alexandre Bernardes de Barros
author_facet Alexandre Bernardes de Barros
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernando Martini Catalano
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Paulo Celso Greco Junior
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Roberto Gil Annes da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre Bernardes de Barros
contributor_str_mv Fernando Martini Catalano
Paulo Celso Greco Junior
Roberto Gil Annes da Silva
description Revisa os métodos para cálculo de desempenho e ruído de hélices. Apresenta um método para determinação de desempenho de hélices com mínima perda de energia usando a teoria dos vórtices. Faz uso das tabelas de Goldstein que criam automaticamente a geometria da hélice através do acesso a um banco de dados aerodinâmico. Avalia o ruído harmônico com o método no domínio da freqüência, utilizando os valores de desempenho e geometria previamente calculados. Valida o método de desempenho e ruído através da comparação com dados experimentais. Apresenta um estudo de caso para desempenho e ruído de hélices aplicados a ultraleves e aviação geral e compara as diferentes configurações e seus efeitos no desempenho e ruído. Conclui que a simplicidade de implantação do método o torna indicado para o projeto preliminar e permite que seja integrado com modelos de otimização.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.18.2009.tde-13012011-130409
url https://doi.org/10.11606/D.18.2009.tde-13012011-130409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Mecânica
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376786096947200