O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Geise Brizotti Pasquotto
Orientador(a): Eduardo Alberto Cusce Nobre
Banca de defesa: Jorge Bassani, Ana Luisa Howard de Castilho, André Fontan Kohler, Leandro Silva Medrano
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Arquitetura e Urbanismo
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.16.2016.tde-01092016-173943
Resumo: O marketing urbano e o planejamento estratégico vem sendo utilizados em uma dinâmica onde a produção, consumo e lucro são os aspectos esperados como resultado das ações do poder público. A promoção urbana recria novas imagens para serem vendidas no mercado global, ao mesmo tempo em que promove rearranjos espaciais para readequá-las às novas necessidades locais. O emprego da cultura como ferramenta do planejamento estratégico e marketing urbano, utiliza-se de edifícios culturais ícones para alavancar processos de promoção e renovação urbana em diversos lugares do mundo. Esta tese analisa a construção do complexo cultural Cidade da Música/Artes no Rio de Janeiro, baseando-se na hipótese de que, embora tal inserção siga ditames do planejamento estratégico e da promoção urbana, ela não resultou em transformações significativas para a região, não atingindo os objetivos preconizados por este modelo de planejamento.
id USP_52f321005d0e154ec8f2f39128d140bb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01092016-173943
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro The cultural building as strategy of urban intervention: the Cidade das Artes in Barra da Tijuca 2016-03-31Eduardo Alberto Cusce NobreJorge BassaniAna Luisa Howard de CastilhoAndré Fontan KohlerLeandro Silva MedranoGeise Brizotti PasquottoUniversidade de São PauloArquitetura e UrbanismoUSPBR Cultura Cultural buildings Culture Edifícios culturais Marketing urbano Planejamento estratégico Rio de Janeiro (RJ) Strategic planning Urban marketing O marketing urbano e o planejamento estratégico vem sendo utilizados em uma dinâmica onde a produção, consumo e lucro são os aspectos esperados como resultado das ações do poder público. A promoção urbana recria novas imagens para serem vendidas no mercado global, ao mesmo tempo em que promove rearranjos espaciais para readequá-las às novas necessidades locais. O emprego da cultura como ferramenta do planejamento estratégico e marketing urbano, utiliza-se de edifícios culturais ícones para alavancar processos de promoção e renovação urbana em diversos lugares do mundo. Esta tese analisa a construção do complexo cultural Cidade da Música/Artes no Rio de Janeiro, baseando-se na hipótese de que, embora tal inserção siga ditames do planejamento estratégico e da promoção urbana, ela não resultou em transformações significativas para a região, não atingindo os objetivos preconizados por este modelo de planejamento. The urban marketing and strategic planning have been used in a dynamic which the production consumption and profit are expected aspects in result of the actions of public power. The urban promotion re-creates new images to be sold in the global market, while promote spatial rearrangements in order to adjust them to the new local needs. The use of culture as a tool of strategic planning and urban marketing, using cultural icons buildings to leverage urban promotion and renew processes in different parts of the world. This thesis analyse the construction of Cidade da Música/Artes cultural complex in Rio de Janeiro, based on the hypothesis that although such insertion follows strategic dictates of urban promotion, it did not result in substantial transformations to the region and did not reach recommended targets for this model planning. https://doi.org/10.11606/T.16.2016.tde-01092016-173943info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:03:00Zoai:teses.usp.br:tde-01092016-173943Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:03:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The cultural building as strategy of urban intervention: the Cidade das Artes in Barra da Tijuca
title O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
spellingShingle O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Geise Brizotti Pasquotto
title_short O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
title_full O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
title_fullStr O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
title_full_unstemmed O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
title_sort O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
author Geise Brizotti Pasquotto
author_facet Geise Brizotti Pasquotto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eduardo Alberto Cusce Nobre
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jorge Bassani
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Luisa Howard de Castilho
dc.contributor.referee3.fl_str_mv André Fontan Kohler
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Leandro Silva Medrano
dc.contributor.author.fl_str_mv Geise Brizotti Pasquotto
contributor_str_mv Eduardo Alberto Cusce Nobre
Jorge Bassani
Ana Luisa Howard de Castilho
André Fontan Kohler
Leandro Silva Medrano
description O marketing urbano e o planejamento estratégico vem sendo utilizados em uma dinâmica onde a produção, consumo e lucro são os aspectos esperados como resultado das ações do poder público. A promoção urbana recria novas imagens para serem vendidas no mercado global, ao mesmo tempo em que promove rearranjos espaciais para readequá-las às novas necessidades locais. O emprego da cultura como ferramenta do planejamento estratégico e marketing urbano, utiliza-se de edifícios culturais ícones para alavancar processos de promoção e renovação urbana em diversos lugares do mundo. Esta tese analisa a construção do complexo cultural Cidade da Música/Artes no Rio de Janeiro, baseando-se na hipótese de que, embora tal inserção siga ditames do planejamento estratégico e da promoção urbana, ela não resultou em transformações significativas para a região, não atingindo os objetivos preconizados por este modelo de planejamento.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.16.2016.tde-01092016-173943
url https://doi.org/10.11606/T.16.2016.tde-01092016-173943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Arquitetura e Urbanismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376478703747072