Raça em Revista: identidade e discurso na mídia negra

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Daniele Gross Ramos
Orientador(a): Rosana de Lima Soares
Banca de defesa: Eneus Trindade Barreto Filho, Vander Casaqui
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Ciências da Comunicação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-05112010-112522
Resumo: Interessados em estudar as minorias sociais em um país de cultura racista, tomamos por objeto de estudo a revista impressa Raça Brasil, principal publicação comercial destinada a um público que, desde 2009, já perfaz a maior representação étnica de nosso país. Buscamos demonstrar a relevância que a mídia tem nas questões da visibilidade e do consumo, tanto no que diz respeito à ampliação da cidadania, como na valorização do indivíduo enquanto ser social. Raça Brasil adquire um papel importante enquanto meio de comunicação, uma vez que incentiva a quebra da invisibilidade social de um grupo étnico, ainda percebido como minoria, apesar de já representar o maior contingente populacional brasileiro. A pesquisa aqui apresentada abarca as questões de identidade/identificação, nos eixos dos Estudos Culturais e da Psicanálise. Desse modo, para atingirmos nosso objetivo de pesquisar a identidade do negro construída pela revista, observando as questões do ethos e da cenografia em sua enunciação, utilizamos duas tipificações metodológicas. A primeira foi o mapeamento dessa publicação (amostragem de 133/139 edições; setembro/1996 a dezembro/2009), abrangendo apenas o conteúdo jornalístico. Para tal, foi desenvolvido um banco de dados em SQL Server Express Edition, da Microsoft Corporation. Chegamos, assim, a uma categorização temática que resultou em seis grandes grupos: Cidadania, Cultura, Estética, Negritude, Personalidade e Sociedade. A segunda consistiu na seleção e análise de seis matérias, cada uma representando um dos grupos referidos. Como recurso metodológico, utilizamos as teorias desenvolvidas na Análise do Discurso Francesa, com enfoque nos estudos de Dominique Maingueneau.
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