Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Educação
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | https://doi.org/10.11606/T.48.2015.tde-07072015-132300 |
Resumo: | Pretendemos com este trabalho contribuir para evidenciar a atualidade do debate conceitual sobre a educação popular, em diálogo com o fazer artístico e a intencionalidade política. Para tanto, lançamos mão da observação participante junto a uma iniciativa de grupos de teatro de grupo da cidade de São Paulo, de criação de espaços coletivos de ação e reflexão sobre seu fazer artístico, investigando potencialidades e limites de sua contribuição estética, políti-ca e pedagógica para a formação cultural e política - e conscientização - da classe trabalhado-ra. Nessa trajetória emergiram questões fundamentais para a construção de uma atuação transformadora do ponto de vista estético, das condições materiais, do modo de produção, das formas organizativas dos trabalhadores e trabalhadoras da arte e do teatro, da relação com o público, da interação com movimentos sociais. Tais questionamentos nos remeteram a sua historicidade, identificando continuidades, descontinuidades, contradições e supera-ções em relação a experiências anteriores em que a arte, assim como a educação, como as-pectos da cultura estiveram imbricadas em uma estratégia política de transformação social. |
id |
USP_5d1c33f3a25f495ed511bae562ce09cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-07072015-132300 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social Art, politics, popular education: dialogues necessary for social transformation 2015-05-05Celso de Rui BeisiegelFrancisco Cabral Alambert JuniorLisete Regina Gomes ArelaroRose Satiko Gitirana HikijiCarmen Sylvia Vidigal MoraesJade PercassiUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Art Arte Cultura política Cultura popular Educação popular Group theater Movimentos sociais Participação política Political culture Political participation Popular culture Popular education Social movements Teatro de gru-po Pretendemos com este trabalho contribuir para evidenciar a atualidade do debate conceitual sobre a educação popular, em diálogo com o fazer artístico e a intencionalidade política. Para tanto, lançamos mão da observação participante junto a uma iniciativa de grupos de teatro de grupo da cidade de São Paulo, de criação de espaços coletivos de ação e reflexão sobre seu fazer artístico, investigando potencialidades e limites de sua contribuição estética, políti-ca e pedagógica para a formação cultural e política - e conscientização - da classe trabalhado-ra. Nessa trajetória emergiram questões fundamentais para a construção de uma atuação transformadora do ponto de vista estético, das condições materiais, do modo de produção, das formas organizativas dos trabalhadores e trabalhadoras da arte e do teatro, da relação com o público, da interação com movimentos sociais. Tais questionamentos nos remeteram a sua historicidade, identificando continuidades, descontinuidades, contradições e supera-ções em relação a experiências anteriores em que a arte, assim como a educação, como as-pectos da cultura estiveram imbricadas em uma estratégia política de transformação social. We intend with this work contribute to highlighting the relevance of the conceptual debate on popular education, in dialogue with artistic practice and the political intentionality. For this, we used participant observation with an initiative of theater groups \"group\" of São Pau-lo, of creating collective spaces of action and reflection on their artistic practice, investigating the potential and limits of its aesthetic , political and educational contribution to the cultural and political - and raising awareness - of the working class. Along the way key issues emerged for the construction of a transforming performance - from the aesthetic point of view, the material conditions, of the production process, the organizational forms of workers of art and theater, the relationship with the public, the interaction with social movements. Such questions have referred to their historicity, identifying continuities, discontinuities, contra-dictions and overcomes from previous experiences when art, as well as education, as cultur-al aspects, were intertwined in a political strategy of social transformation. https://doi.org/10.11606/T.48.2015.tde-07072015-132300info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:23:57Zoai:teses.usp.br:tde-07072015-132300Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Art, politics, popular education: dialogues necessary for social transformation |
title |
Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social |
spellingShingle |
Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social Jade Percassi |
title_short |
Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social |
title_full |
Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social |
title_fullStr |
Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social |
title_full_unstemmed |
Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social |
title_sort |
Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social |
author |
Jade Percassi |
author_facet |
Jade Percassi |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Celso de Rui Beisiegel |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Francisco Cabral Alambert Junior |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lisete Regina Gomes Arelaro |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Rose Satiko Gitirana Hikiji |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Carmen Sylvia Vidigal Moraes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jade Percassi |
contributor_str_mv |
Celso de Rui Beisiegel Francisco Cabral Alambert Junior Lisete Regina Gomes Arelaro Rose Satiko Gitirana Hikiji Carmen Sylvia Vidigal Moraes |
description |
Pretendemos com este trabalho contribuir para evidenciar a atualidade do debate conceitual sobre a educação popular, em diálogo com o fazer artístico e a intencionalidade política. Para tanto, lançamos mão da observação participante junto a uma iniciativa de grupos de teatro de grupo da cidade de São Paulo, de criação de espaços coletivos de ação e reflexão sobre seu fazer artístico, investigando potencialidades e limites de sua contribuição estética, políti-ca e pedagógica para a formação cultural e política - e conscientização - da classe trabalhado-ra. Nessa trajetória emergiram questões fundamentais para a construção de uma atuação transformadora do ponto de vista estético, das condições materiais, do modo de produção, das formas organizativas dos trabalhadores e trabalhadoras da arte e do teatro, da relação com o público, da interação com movimentos sociais. Tais questionamentos nos remeteram a sua historicidade, identificando continuidades, descontinuidades, contradições e supera-ções em relação a experiências anteriores em que a arte, assim como a educação, como as-pectos da cultura estiveram imbricadas em uma estratégia política de transformação social. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/T.48.2015.tde-07072015-132300 |
url |
https://doi.org/10.11606/T.48.2015.tde-07072015-132300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1786376638068424704 |