Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Jade Percassi
Orientador(a): Celso de Rui Beisiegel
Banca de defesa: Francisco Cabral Alambert Junior, Lisete Regina Gomes Arelaro, Rose Satiko Gitirana Hikiji, Carmen Sylvia Vidigal Moraes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.48.2015.tde-07072015-132300
Resumo: Pretendemos com este trabalho contribuir para evidenciar a atualidade do debate conceitual sobre a educação popular, em diálogo com o fazer artístico e a intencionalidade política. Para tanto, lançamos mão da observação participante junto a uma iniciativa de grupos de teatro de grupo da cidade de São Paulo, de criação de espaços coletivos de ação e reflexão sobre seu fazer artístico, investigando potencialidades e limites de sua contribuição estética, políti-ca e pedagógica para a formação cultural e política - e conscientização - da classe trabalhado-ra. Nessa trajetória emergiram questões fundamentais para a construção de uma atuação transformadora do ponto de vista estético, das condições materiais, do modo de produção, das formas organizativas dos trabalhadores e trabalhadoras da arte e do teatro, da relação com o público, da interação com movimentos sociais. Tais questionamentos nos remeteram a sua historicidade, identificando continuidades, descontinuidades, contradições e supera-ções em relação a experiências anteriores em que a arte, assim como a educação, como as-pectos da cultura estiveram imbricadas em uma estratégia política de transformação social.
id USP_5d1c33f3a25f495ed511bae562ce09cd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07072015-132300
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social Art, politics, popular education: dialogues necessary for social transformation 2015-05-05Celso de Rui BeisiegelFrancisco Cabral Alambert JuniorLisete Regina Gomes ArelaroRose Satiko Gitirana HikijiCarmen Sylvia Vidigal MoraesJade PercassiUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Art Arte Cultura política Cultura popular Educação popular Group theater Movimentos sociais Participação política Political culture Political participation Popular culture Popular education Social movements Teatro de gru-po Pretendemos com este trabalho contribuir para evidenciar a atualidade do debate conceitual sobre a educação popular, em diálogo com o fazer artístico e a intencionalidade política. Para tanto, lançamos mão da observação participante junto a uma iniciativa de grupos de teatro de grupo da cidade de São Paulo, de criação de espaços coletivos de ação e reflexão sobre seu fazer artístico, investigando potencialidades e limites de sua contribuição estética, políti-ca e pedagógica para a formação cultural e política - e conscientização - da classe trabalhado-ra. Nessa trajetória emergiram questões fundamentais para a construção de uma atuação transformadora do ponto de vista estético, das condições materiais, do modo de produção, das formas organizativas dos trabalhadores e trabalhadoras da arte e do teatro, da relação com o público, da interação com movimentos sociais. Tais questionamentos nos remeteram a sua historicidade, identificando continuidades, descontinuidades, contradições e supera-ções em relação a experiências anteriores em que a arte, assim como a educação, como as-pectos da cultura estiveram imbricadas em uma estratégia política de transformação social. We intend with this work contribute to highlighting the relevance of the conceptual debate on popular education, in dialogue with artistic practice and the political intentionality. For this, we used participant observation with an initiative of theater groups \"group\" of São Pau-lo, of creating collective spaces of action and reflection on their artistic practice, investigating the potential and limits of its aesthetic , political and educational contribution to the cultural and political - and raising awareness - of the working class. Along the way key issues emerged for the construction of a transforming performance - from the aesthetic point of view, the material conditions, of the production process, the organizational forms of workers of art and theater, the relationship with the public, the interaction with social movements. Such questions have referred to their historicity, identifying continuities, discontinuities, contra-dictions and overcomes from previous experiences when art, as well as education, as cultur-al aspects, were intertwined in a political strategy of social transformation. https://doi.org/10.11606/T.48.2015.tde-07072015-132300info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:23:57Zoai:teses.usp.br:tde-07072015-132300Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Art, politics, popular education: dialogues necessary for social transformation
title Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social
spellingShingle Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social
Jade Percassi
title_short Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social
title_full Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social
title_fullStr Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social
title_full_unstemmed Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social
title_sort Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social
author Jade Percassi
author_facet Jade Percassi
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Celso de Rui Beisiegel
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisco Cabral Alambert Junior
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lisete Regina Gomes Arelaro
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rose Satiko Gitirana Hikiji
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Carmen Sylvia Vidigal Moraes
dc.contributor.author.fl_str_mv Jade Percassi
contributor_str_mv Celso de Rui Beisiegel
Francisco Cabral Alambert Junior
Lisete Regina Gomes Arelaro
Rose Satiko Gitirana Hikiji
Carmen Sylvia Vidigal Moraes
description Pretendemos com este trabalho contribuir para evidenciar a atualidade do debate conceitual sobre a educação popular, em diálogo com o fazer artístico e a intencionalidade política. Para tanto, lançamos mão da observação participante junto a uma iniciativa de grupos de teatro de grupo da cidade de São Paulo, de criação de espaços coletivos de ação e reflexão sobre seu fazer artístico, investigando potencialidades e limites de sua contribuição estética, políti-ca e pedagógica para a formação cultural e política - e conscientização - da classe trabalhado-ra. Nessa trajetória emergiram questões fundamentais para a construção de uma atuação transformadora do ponto de vista estético, das condições materiais, do modo de produção, das formas organizativas dos trabalhadores e trabalhadoras da arte e do teatro, da relação com o público, da interação com movimentos sociais. Tais questionamentos nos remeteram a sua historicidade, identificando continuidades, descontinuidades, contradições e supera-ções em relação a experiências anteriores em que a arte, assim como a educação, como as-pectos da cultura estiveram imbricadas em uma estratégia política de transformação social.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.48.2015.tde-07072015-132300
url https://doi.org/10.11606/T.48.2015.tde-07072015-132300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376638068424704