A responsabilidade social corporativa como sistema simbólico: o significado construído e compartilhado pela comunicação institucional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Marcia Maria Garçon
Orientador(a): Mitsuru Higuchi Yanaze
Banca de defesa: Eneus Trindade Barreto Filho, Maria José Guerra de Figueiredo Garcia
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Ciências da Comunicação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-05112010-115140
Resumo: A dissertação que apresento quer estudar os projetos sociais corporativos tendo como lugar epistemológico a sua dimensão comunicativa e, nesse sentido, observar a interação organização-fundação-comunidade como promotora de significados consensuais dos quais emerge e ganha contornos a imagem corporativa da organização. Sob o recorte da Comunicação Organizacional em sua modalidade Integrada (KUNSCH, 2003; YANAZE, 2007), no âmbito das organizações privadas, este estudo seguiu um percurso metodológico que vislumbrou, como objetivo principal, investigar de que maneira a comunicação institucional de uma indústria situada na capital paulista apropria-se de projetos de responsabilidade social corporativa (RSC) enquanto símbolos e os utiliza a fim de construir e compartilhar significados do mundo organizacional (imagem) a sua comunidade de entorno.
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