A responsabilidade social corporativa como sistema simbólico: o significado construído e compartilhado pela comunicação institucional
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Ciências da Comunicação
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-05112010-115140 |
Resumo: | A dissertação que apresento quer estudar os projetos sociais corporativos tendo como lugar epistemológico a sua dimensão comunicativa e, nesse sentido, observar a interação organização-fundação-comunidade como promotora de significados consensuais dos quais emerge e ganha contornos a imagem corporativa da organização. Sob o recorte da Comunicação Organizacional em sua modalidade Integrada (KUNSCH, 2003; YANAZE, 2007), no âmbito das organizações privadas, este estudo seguiu um percurso metodológico que vislumbrou, como objetivo principal, investigar de que maneira a comunicação institucional de uma indústria situada na capital paulista apropria-se de projetos de responsabilidade social corporativa (RSC) enquanto símbolos e os utiliza a fim de construir e compartilhar significados do mundo organizacional (imagem) a sua comunidade de entorno. |
id |
USP_6a9d95391389b66b2bac22aad0c3dc7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-05112010-115140 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis A responsabilidade social corporativa como sistema simbólico: o significado construído e compartilhado pela comunicação institucional A responsabilidade social corporativa como sistema simbólico: o significado construído e compartilhado pela comunicação institucional 2010-06-24Mitsuru Higuchi YanazeEneus Trindade Barreto FilhoMaria José Guerra de Figueiredo GarciaMarcia Maria GarçonUniversidade de São PauloCiências da ComunicaçãoUSPBR communication management Comunicação institucional Comunicação integrada Comunicação organizacional corporate social responsibility Gestão da comunicação institutional communication integrated communications organizational communication Responsabilidade social corporativa A dissertação que apresento quer estudar os projetos sociais corporativos tendo como lugar epistemológico a sua dimensão comunicativa e, nesse sentido, observar a interação organização-fundação-comunidade como promotora de significados consensuais dos quais emerge e ganha contornos a imagem corporativa da organização. Sob o recorte da Comunicação Organizacional em sua modalidade Integrada (KUNSCH, 2003; YANAZE, 2007), no âmbito das organizações privadas, este estudo seguiu um percurso metodológico que vislumbrou, como objetivo principal, investigar de que maneira a comunicação institucional de uma indústria situada na capital paulista apropria-se de projetos de responsabilidade social corporativa (RSC) enquanto símbolos e os utiliza a fim de construir e compartilhar significados do mundo organizacional (imagem) a sua comunidade de entorno. The thesis I present you want to study the corporate social projects taking place as epistemological its communicative dimension and, accordingly, observe the interactionfoundation-community organization as a promoter of meanings of which consensus emerges and takes shape the corporate image of the organization. Under the focus of Organizational Communication in its integrated form (KUNSCH, 2003; YANAZE, 2007), as part of private organizations, this study followed a methodological approach that envisions it, the main objective, to investigate how institutional communication of an industry located in the state capital appropriates projects of corporate social responsibility (CSR) as symbols and uses them to construct and share meanings of the organizational world (image) to its surrounding community. https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-05112010-115140info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:17:23Zoai:teses.usp.br:tde-05112010-115140Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A responsabilidade social corporativa como sistema simbólico: o significado construído e compartilhado pela comunicação institucional |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A responsabilidade social corporativa como sistema simbólico: o significado construído e compartilhado pela comunicação institucional |
title |
A responsabilidade social corporativa como sistema simbólico: o significado construído e compartilhado pela comunicação institucional |
spellingShingle |
A responsabilidade social corporativa como sistema simbólico: o significado construído e compartilhado pela comunicação institucional Marcia Maria Garçon |
title_short |
A responsabilidade social corporativa como sistema simbólico: o significado construído e compartilhado pela comunicação institucional |
title_full |
A responsabilidade social corporativa como sistema simbólico: o significado construído e compartilhado pela comunicação institucional |
title_fullStr |
A responsabilidade social corporativa como sistema simbólico: o significado construído e compartilhado pela comunicação institucional |
title_full_unstemmed |
A responsabilidade social corporativa como sistema simbólico: o significado construído e compartilhado pela comunicação institucional |
title_sort |
A responsabilidade social corporativa como sistema simbólico: o significado construído e compartilhado pela comunicação institucional |
author |
Marcia Maria Garçon |
author_facet |
Marcia Maria Garçon |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mitsuru Higuchi Yanaze |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Eneus Trindade Barreto Filho |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria José Guerra de Figueiredo Garcia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcia Maria Garçon |
contributor_str_mv |
Mitsuru Higuchi Yanaze Eneus Trindade Barreto Filho Maria José Guerra de Figueiredo Garcia |
description |
A dissertação que apresento quer estudar os projetos sociais corporativos tendo como lugar epistemológico a sua dimensão comunicativa e, nesse sentido, observar a interação organização-fundação-comunidade como promotora de significados consensuais dos quais emerge e ganha contornos a imagem corporativa da organização. Sob o recorte da Comunicação Organizacional em sua modalidade Integrada (KUNSCH, 2003; YANAZE, 2007), no âmbito das organizações privadas, este estudo seguiu um percurso metodológico que vislumbrou, como objetivo principal, investigar de que maneira a comunicação institucional de uma indústria situada na capital paulista apropria-se de projetos de responsabilidade social corporativa (RSC) enquanto símbolos e os utiliza a fim de construir e compartilhar significados do mundo organizacional (imagem) a sua comunidade de entorno. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-06-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-05112010-115140 |
url |
https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-05112010-115140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Ciências da Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1786376589732216832 |