Uma análise do campo do saber em administração pública no Brasil (2000-2010) pela modelagem de redes sociais
Ano de defesa: | 2012 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Modelagem de Sistemas Complexos
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Link de acesso: | https://doi.org/10.11606/D.100.2012.tde-05042013-211634 |
Resumo: | Esta pesquisa propõe-se a oferecer uma análise inédita sobre o campo de administração pública, utilizando metodologias da área de sistemas complexos para interpretar questões pertinentes ao objeto de pesquisa. Dessa forma, buscou-se mapear e construir a rede de pesquisadores em Administração Pública, como forma de oferecer subsídios para constatações e reflexões específicas sobre o campo, complementando alguns estudos já realizados, bem como oferecendo novos subsídios para análises sobre seu desenvolvimento. Desta forma, fundamentado em problemas específicos do campo de administração pública, já constatados em outros estudos, utiliza-se a metodologia de redes complexas, para modelagem desta rede. Para tanto, foram coletados dados dos principais eventos (EnANPAD e EnAPG) e periódicos (RAC, RAP, RSP e O&S) do campo, no período recente (2000 2010) para composição e posterior análise de sua configuração. A análise se deu a partir da evolução da rede em termos de número de pesquisadores e artigos publicados, bem como pela constatação dos pesquisadores mais prolíficos, com a finalidade de verificar alguns aspectos peculiares ao campo. Como resultado, verificou-se o crescimento do campo no período recente, acompanhado da inclusão de novos pesquisadores, mas que não representam, necessariamente, a consolidação do campo, haja vista a pouca permanência que estes têm no campo ao longo dos anos. Ademais, verificou-se que os principais pesquisadores, que possuem fortes laços com as tradicionais instituições do campo, na maioria das vezes não têm formação acadêmica diretamente ligada a área, bem como apresentam produção científica dispersa. Tais constatações reforçam, de maneira quanti e qualitativa, as dificuldades próprias do campo de administração pública |
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