Entre o revelar e o ocultar: análise e modernização do discurso das Antunes no \"Livro das Reconciliações e Confissões\" (1591 1592)
Ano de defesa: | 2022 |
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Resumo: | O objetivo deste trabalho é propor uma metodologia de análise para a modernização de documentos, alinhando a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001, 2003) - doravante ACD - e a Teoria da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) à Filologia. O corpus consiste nas confissões de seis mulheres da família Antunes editadas por Mota (2016) e registradas no Primeiro Livro das Reconciliações e Confissões (1591- 1592), doravante LRC. São elas: Ana Rodrigues, Beatriz Antunes, Dona Leonor, Dona Custódia, Isabel Antunes e Ana Alcoforado. Estes documentos foram produzidos em 1591, durante a passagem do Santo Ofício pela Bahia, momento em que mulheres cristãs novas foram perseguidas e acusadas da heresia de praticar o judaísmo. Diante dos procedimentos da Inquisição, a única possibilidade de salvar-se era confessando aquilo que o Santo Ofício desejava ouvir. Em consequência, suas vozes aparentavam ser mecânicas nos documentos, visto que se silenciam em um jogo de ocultar e revelar informações. As confissões foram redigidas em Português Médio e apresentam uma rígida estrutura documental, pois tinham grande valor jurídico para o Tribunal do Santo Ofício. Foram registradas sob o discurso indireto do notário aparentando imparcialidade, mas eram compostas pelo cruzamento de três vozes: notário, visitador e depoentes. O notário por meio do discurso indireto controla o enquadramento da perspectiva entre as vozes. Mesmo considerando estes aspectos, faz-se necessário buscar para além dos silêncios registrados nesses documentos. Desse modo, os desafios deste trabalho consistiram em identificar, dentro da rígida estrutura composicional, as vozes do notário, do visitador e das depoentes, bem como depreender as entrelinhas dos discursos das Antunes e fazê-las transparecer nas modernizações. Para uma melhor interpretação das vozes das Antunes foi utilizada a teoria da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001, 2003), bem como a Teoria da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). Como suporte teórico para orientar os critérios de modernização e uniformização das confissões recorreu-se à Cambraia (2005), Castro e Ramos (1981), bem como à Motta e Monte (2019). A metodologia utilizada consiste na elaboração de mapas composicionais das confissões. Nos mapas composicionais sobrepõe-se o efeito de cruzamento, enquadramento das vozes e a estrutura composicional das confissões analisados sob a perspectiva da ACD (FAIRCLOUGH, 2001, 2003) - às relações entre as vozes, aos tipos e à intensidade dos sentimentos expressos nos pressupostos sistematizados com base na Teoria da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). Os mapas viabilizam uma leitura sistemática e profunda das confissões, revelando detalhes e nuances que, por fim, transparecem nas modernizações por meio das escolhas na grafia, no vocabulário e no gênero discursivo. Assim, a leitura realizada sob a ótica das análises discursivas é aliada às edições diplomáticas realizadas por Mota (2016) e permite uma melhor identificação das nuances das vozes das depoentes que são preservadas e evidenciadas na modernização. Portanto, esta tese contribui com uma metodologia de análise e modernização de documentos, alinhando a Filologia a teorias como a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001, 2003) e a Teoria da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) |
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Entre o revelar e o ocultar: análise e modernização do discurso das Antunes no \"Livro das Reconciliações e Confissões\" (1591 1592)Between revealing and hiding: analysis and modernization of Antunes\' discourse in the Livro das Reconciliações e Confissões (1591-1592)Análise Crítica do DiscursoCompositional MapsCristãs novasCritical Discourse AnalysisEdição filológica modernizadaFirst Book of Reconciliations and Confessions (1591-1592)Mapas ComposicionaisModernized scholarly editionNew ChristiansPrimeiro Livro das Reconciliações e Confissões (1591- 1592)O objetivo deste trabalho é propor uma metodologia de análise para a modernização de documentos, alinhando a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001, 2003) - doravante ACD - e a Teoria da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) à Filologia. O corpus consiste nas confissões de seis mulheres da família Antunes editadas por Mota (2016) e registradas no Primeiro Livro das Reconciliações e Confissões (1591- 1592), doravante LRC. São elas: Ana Rodrigues, Beatriz Antunes, Dona Leonor, Dona Custódia, Isabel Antunes e Ana Alcoforado. Estes documentos foram produzidos em 1591, durante a passagem do Santo Ofício pela Bahia, momento em que mulheres cristãs novas foram perseguidas e acusadas da heresia de praticar o judaísmo. Diante dos procedimentos da Inquisição, a única possibilidade de salvar-se era confessando aquilo que o Santo Ofício desejava ouvir. Em consequência, suas vozes aparentavam ser mecânicas nos documentos, visto que se silenciam em um jogo de ocultar e revelar informações. As confissões foram redigidas em Português Médio e apresentam uma rígida estrutura documental, pois tinham grande valor jurídico para o Tribunal do Santo Ofício. Foram registradas sob o discurso indireto do notário aparentando imparcialidade, mas eram compostas pelo cruzamento de três vozes: notário, visitador e depoentes. O notário por meio do discurso indireto controla o enquadramento da perspectiva entre as vozes. Mesmo considerando estes aspectos, faz-se necessário buscar para além dos silêncios registrados nesses documentos. Desse modo, os desafios deste trabalho consistiram em identificar, dentro da rígida estrutura composicional, as vozes do notário, do visitador e das depoentes, bem como depreender as entrelinhas dos discursos das Antunes e fazê-las transparecer nas modernizações. Para uma melhor interpretação das vozes das Antunes foi utilizada a teoria da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001, 2003), bem como a Teoria da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). Como suporte teórico para orientar os critérios de modernização e uniformização das confissões recorreu-se à Cambraia (2005), Castro e Ramos (1981), bem como à Motta e Monte (2019). A metodologia utilizada consiste na elaboração de mapas composicionais das confissões. Nos mapas composicionais sobrepõe-se o efeito de cruzamento, enquadramento das vozes e a estrutura composicional das confissões analisados sob a perspectiva da ACD (FAIRCLOUGH, 2001, 2003) - às relações entre as vozes, aos tipos e à intensidade dos sentimentos expressos nos pressupostos sistematizados com base na Teoria da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). Os mapas viabilizam uma leitura sistemática e profunda das confissões, revelando detalhes e nuances que, por fim, transparecem nas modernizações por meio das escolhas na grafia, no vocabulário e no gênero discursivo. Assim, a leitura realizada sob a ótica das análises discursivas é aliada às edições diplomáticas realizadas por Mota (2016) e permite uma melhor identificação das nuances das vozes das depoentes que são preservadas e evidenciadas na modernização. Portanto, esta tese contribui com uma metodologia de análise e modernização de documentos, alinhando a Filologia a teorias como a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001, 2003) e a Teoria da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005)The aim of this work is to propose an analysis methodology for modernizing documents, aligning Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2001, 2003) and the Theory of Avaliactivity (MARTIN; WHITE, 2005) to Philology. The corpus consists of confessions of six women from Antunes´family edited by Mota (2016) and recorded in Primeiro Livro das Reconciliações e Confissões (1591-1592), henceforth: Ana Rodrigues, Beatriz Antunes, Dona Leonor, Dona Custódia, Isabel Antunes and Ana Alcoforado. These documents were produced in 1591, during the passage of the Santo Ofício through Bahia, when young Christian women were persecuted and accused of heresy of practicing Judaism. In the face of the procedures of the Inquisition, the only possibility of saving oneself was by confessing what the Santo Ofício wanted to hear. As a result, their voices appeared to be mechanical in the documents, as they were silenced in a game of concealing and revealing information. The confessions were written in Português Médio and they showed a rigid documentary structure, because they had great legal value for the Tribunal de Santo Ofício. They were recorded under the indirect speech of the notary looking impartial, but they were composed by the intersection of three voices: notary, visitary and deponents. The notary through indirect speech controlled the framing of perspective between voices. Even considering these aspects, it is necessary to seek beyond the silences recorded in these documents. Thus, the challenges of this work consisted in identifying, within the rigid compositional structure, the voices of the notary, the visitor and the deponents, as well as incomposing the interlines of the Antunes discourses and making them show in the modernizations. For a better interpretation of the voices of Antunes, the theory of Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2001, 2003), hereinafter ACD, as well as the Theory of Avaliactivity (MARTIN; WHITE, 2005). Cambraia (2005), Castro and Ramos (1981) as well as Motta and Monte (2019) were used as theoretical support to guide the criteria of modernization and standardization of confessions. The methodology used in this work consists in elaborating compositional maps of confessions. The compositional maps overlap the crossing effect, framing of voices and the compositional structure of confessions analised from the ACD perspective (FAIRCLOUGH, 2001, 2003) to the relatioships between voices, types and intensity of feelings expressed in the assumptions - systematized based on the Theory of Avaliactivity (MARTIN; WHITE, 2005).The maps enable a systematized and profound reading of confessions, and they reveal details and nunances that, finally, transpose in modernizations through choices in spelling, vocabulary and discursive genre. Thus, the reading performed from the perspective of Discursive Analyses is allied to the diplomatic editions made by Mota (2016) and this allows a better identification of the nuances of the voices of the deponents that are preserved and evidenced in modernization. Therefore, this thesis contributes to a methodology of document analysis and modernization, aligning Philology with theories such as Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2001, 2003) and The Theory of Avaliactivity (MARTIN; WHITE, 2005).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSousa, Maria Clara Paixao deFranco, Gabriele2022-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05102022-095804/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-05T13:06:43Zoai:teses.usp.br:tde-05102022-095804Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-05T13:06:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O objetivo deste trabalho é propor uma metodologia de análise para a modernização de documentos, alinhando a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001, 2003) - doravante ACD - e a Teoria da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) à Filologia. O corpus consiste nas confissões de seis mulheres da família Antunes editadas por Mota (2016) e registradas no Primeiro Livro das Reconciliações e Confissões (1591- 1592), doravante LRC. São elas: Ana Rodrigues, Beatriz Antunes, Dona Leonor, Dona Custódia, Isabel Antunes e Ana Alcoforado. Estes documentos foram produzidos em 1591, durante a passagem do Santo Ofício pela Bahia, momento em que mulheres cristãs novas foram perseguidas e acusadas da heresia de praticar o judaísmo. Diante dos procedimentos da Inquisição, a única possibilidade de salvar-se era confessando aquilo que o Santo Ofício desejava ouvir. Em consequência, suas vozes aparentavam ser mecânicas nos documentos, visto que se silenciam em um jogo de ocultar e revelar informações. As confissões foram redigidas em Português Médio e apresentam uma rígida estrutura documental, pois tinham grande valor jurídico para o Tribunal do Santo Ofício. Foram registradas sob o discurso indireto do notário aparentando imparcialidade, mas eram compostas pelo cruzamento de três vozes: notário, visitador e depoentes. O notário por meio do discurso indireto controla o enquadramento da perspectiva entre as vozes. Mesmo considerando estes aspectos, faz-se necessário buscar para além dos silêncios registrados nesses documentos. Desse modo, os desafios deste trabalho consistiram em identificar, dentro da rígida estrutura composicional, as vozes do notário, do visitador e das depoentes, bem como depreender as entrelinhas dos discursos das Antunes e fazê-las transparecer nas modernizações. Para uma melhor interpretação das vozes das Antunes foi utilizada a teoria da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001, 2003), bem como a Teoria da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). Como suporte teórico para orientar os critérios de modernização e uniformização das confissões recorreu-se à Cambraia (2005), Castro e Ramos (1981), bem como à Motta e Monte (2019). A metodologia utilizada consiste na elaboração de mapas composicionais das confissões. Nos mapas composicionais sobrepõe-se o efeito de cruzamento, enquadramento das vozes e a estrutura composicional das confissões analisados sob a perspectiva da ACD (FAIRCLOUGH, 2001, 2003) - às relações entre as vozes, aos tipos e à intensidade dos sentimentos expressos nos pressupostos sistematizados com base na Teoria da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). Os mapas viabilizam uma leitura sistemática e profunda das confissões, revelando detalhes e nuances que, por fim, transparecem nas modernizações por meio das escolhas na grafia, no vocabulário e no gênero discursivo. Assim, a leitura realizada sob a ótica das análises discursivas é aliada às edições diplomáticas realizadas por Mota (2016) e permite uma melhor identificação das nuances das vozes das depoentes que são preservadas e evidenciadas na modernização. Portanto, esta tese contribui com uma metodologia de análise e modernização de documentos, alinhando a Filologia a teorias como a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001, 2003) e a Teoria da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) |
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