Escrevivendo: uma fenomenologia rosiana do brincar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Elni Elisa Willms
Orientador(a): Marcos Ferreira dos Santos
Banca de defesa: Rogério de Almeida, Eunice Simões Lins Gomes, João de Jesus Paes Loureiro, Soraia Chung Saura
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.48.2013.tde-02122013-123139
Resumo: Ampliando alguns limites da escrita acadêmica para tratar do brincar na Casa de Recreação Te-Arte acolho a poética de Guimarães Rosa como suporte epistemológico e metodológico. Afirmo a filosofia trágica de Friedrich Nietzsche, a fenomenologia dos quatro elementos de Gaston Bachelard e da percepção de Maurice Merleau-Ponty. Sobretudo a sabedoria poética de Rosa e de Bachelard, sendo que Guimarães Rosa pode ser considerado também etnógrafo. Anotei o vivido no Diário de Campo significando o que estava à minha volta descobertas de crianças bem pequenas misturado aos elementos da cultura popular e à poética de Guimarães Rosa, engrandecendo este gesto ancestral o brincar. Trata-se, portanto, de uma investigação que está nas imediações da antropologia e da fenomenologia, mas que flerta com a literatura de Rosa para tratar de três núcleos do brincar: corpo, experiência e iniciação, a partir das experiências vividas na Te-Arte, um espaço de aprendizagem e uma experiência singular em educação, concebida e dirigida pela educadora Thereza Soares Pagani, a Therezita, em São Paulo. A Te-Arte existe desde 1975 e se distingue por não ter sala de aula, professores por turma e nem divisão de crianças por faixa etária. O que narro não é algo que possa ser disseminado como política pública, talvez como poética pública, como sugere Marcos Ferreira-Santos. O texto mostra os desafios de uma Pedagogia da Escolha anunciada por Rogério de Almeida e Marcos Ferreira-Santos, acolhendo outras linguagens para dialogar e deixar mostrações de uma educação de sensibilidade postulada pelos mesmos Autores.
id USP_8351a53981027c78c43e0597cb12ad6a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02122013-123139
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Escrevivendo: uma fenomenologia rosiana do brincar Escrevivendo: rosas phenomenology of recreation 2013-09-27Marcos Ferreira dos SantosRogério de AlmeidaEunice Simões Lins GomesJoão de Jesus Paes LoureiroSoraia Chung SauraElni Elisa WillmsUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Brincar Childs education Educação infantil Fenomenologia Guimarães Rosa Guimarães Rosa Iniciação Initiation Phenomenology Recreation Ampliando alguns limites da escrita acadêmica para tratar do brincar na Casa de Recreação Te-Arte acolho a poética de Guimarães Rosa como suporte epistemológico e metodológico. Afirmo a filosofia trágica de Friedrich Nietzsche, a fenomenologia dos quatro elementos de Gaston Bachelard e da percepção de Maurice Merleau-Ponty. Sobretudo a sabedoria poética de Rosa e de Bachelard, sendo que Guimarães Rosa pode ser considerado também etnógrafo. Anotei o vivido no Diário de Campo significando o que estava à minha volta descobertas de crianças bem pequenas misturado aos elementos da cultura popular e à poética de Guimarães Rosa, engrandecendo este gesto ancestral o brincar. Trata-se, portanto, de uma investigação que está nas imediações da antropologia e da fenomenologia, mas que flerta com a literatura de Rosa para tratar de três núcleos do brincar: corpo, experiência e iniciação, a partir das experiências vividas na Te-Arte, um espaço de aprendizagem e uma experiência singular em educação, concebida e dirigida pela educadora Thereza Soares Pagani, a Therezita, em São Paulo. A Te-Arte existe desde 1975 e se distingue por não ter sala de aula, professores por turma e nem divisão de crianças por faixa etária. O que narro não é algo que possa ser disseminado como política pública, talvez como poética pública, como sugere Marcos Ferreira-Santos. O texto mostra os desafios de uma Pedagogia da Escolha anunciada por Rogério de Almeida e Marcos Ferreira-Santos, acolhendo outras linguagens para dialogar e deixar mostrações de uma educação de sensibilidade postulada pelos mesmos Autores. Amplifying some limits of the academic writing to handle the aspect of recreation at Casa de Recreação Te-Arte, I make use of Guimarães Rosas poetics as an epistemological and methodological basis. I affirm the tragic philosophy of Friedrich Nietzsche, Gaston Bachelards phenomenology of the four elements and the perception of Maurice Merleau-Ponty. Especially the poetic wisdom of Rosa and Bachelard, taking in consideration that Rosa can also be considered an ethnographer. I noted the vivid in the Field Diary giving meaning to what was around me discoveries of very little children mixed with elements of popular culture and the poetics of Guimarães Rosa, exalting this ancient act recreation. Thus, this is about an investigation which is at the borders of anthropology and phenomenology, but also flirts with the literature of Guimarães Rosa, to deal with three cores of the recreation: body, experience and initiation, based on the processes experienced at Te-Arte, a place for learning and a unique educational experience, conceived and headed by the educator Thereza Soares Pagani a. k. a. Therezita, in São Paulo. Te-Arte is in activity since 1975 and is distinguished by neither having classrooms, teachers divided by groups nor divisions by age group. What I narrate is not something that can be disseminated as public politics, but maybe as public poetics, as is suggested by Marcos Ferreira-Santos. The text shows the challenges of a Pedagogy of Choice announced by Rogério de Almeida and Marcos Ferreira-Santos, bringing together other languages to form a dialogue and leave samples of an education of sensitiveness postulated by the same Authors. https://doi.org/10.11606/T.48.2013.tde-02122013-123139info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:06:18Zoai:teses.usp.br:tde-02122013-123139Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Escrevivendo: uma fenomenologia rosiana do brincar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Escrevivendo: rosas phenomenology of recreation
title Escrevivendo: uma fenomenologia rosiana do brincar
spellingShingle Escrevivendo: uma fenomenologia rosiana do brincar
Elni Elisa Willms
title_short Escrevivendo: uma fenomenologia rosiana do brincar
title_full Escrevivendo: uma fenomenologia rosiana do brincar
title_fullStr Escrevivendo: uma fenomenologia rosiana do brincar
title_full_unstemmed Escrevivendo: uma fenomenologia rosiana do brincar
title_sort Escrevivendo: uma fenomenologia rosiana do brincar
author Elni Elisa Willms
author_facet Elni Elisa Willms
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcos Ferreira dos Santos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rogério de Almeida
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eunice Simões Lins Gomes
dc.contributor.referee3.fl_str_mv João de Jesus Paes Loureiro
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Soraia Chung Saura
dc.contributor.author.fl_str_mv Elni Elisa Willms
contributor_str_mv Marcos Ferreira dos Santos
Rogério de Almeida
Eunice Simões Lins Gomes
João de Jesus Paes Loureiro
Soraia Chung Saura
description Ampliando alguns limites da escrita acadêmica para tratar do brincar na Casa de Recreação Te-Arte acolho a poética de Guimarães Rosa como suporte epistemológico e metodológico. Afirmo a filosofia trágica de Friedrich Nietzsche, a fenomenologia dos quatro elementos de Gaston Bachelard e da percepção de Maurice Merleau-Ponty. Sobretudo a sabedoria poética de Rosa e de Bachelard, sendo que Guimarães Rosa pode ser considerado também etnógrafo. Anotei o vivido no Diário de Campo significando o que estava à minha volta descobertas de crianças bem pequenas misturado aos elementos da cultura popular e à poética de Guimarães Rosa, engrandecendo este gesto ancestral o brincar. Trata-se, portanto, de uma investigação que está nas imediações da antropologia e da fenomenologia, mas que flerta com a literatura de Rosa para tratar de três núcleos do brincar: corpo, experiência e iniciação, a partir das experiências vividas na Te-Arte, um espaço de aprendizagem e uma experiência singular em educação, concebida e dirigida pela educadora Thereza Soares Pagani, a Therezita, em São Paulo. A Te-Arte existe desde 1975 e se distingue por não ter sala de aula, professores por turma e nem divisão de crianças por faixa etária. O que narro não é algo que possa ser disseminado como política pública, talvez como poética pública, como sugere Marcos Ferreira-Santos. O texto mostra os desafios de uma Pedagogia da Escolha anunciada por Rogério de Almeida e Marcos Ferreira-Santos, acolhendo outras linguagens para dialogar e deixar mostrações de uma educação de sensibilidade postulada pelos mesmos Autores.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-09-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.48.2013.tde-02122013-123139
url https://doi.org/10.11606/T.48.2013.tde-02122013-123139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376508004106240