Quando o instante canta: considerações mitohermenêuticas sobre a canção e a educação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: André Luis Pereira dos Santos
Orientador(a): Marcos Ferreira dos Santos
Banca de defesa: Fabiana de Pontes Rubira, Elni Elisa Willms
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.48.2015.tde-10122015-111732
Resumo: A dissertação problematiza e investiga o papel da canção no panorama brasileiro, cotejando as matrizes indígenas (Jecupé, 1998 e 2001) e afrodescendentes (Hampate-Ba, 2010), como forma de contribuir para um re-encantamento das relações e das jornadas pessoais de autoformação frente ao capitalismo massificador, ao racionalismo instrumental e os limites aristotélicocartesianos da herança escolar. Baseado numa perspectiva mitohermeneutica (Ferreira-Santos & Almeida, 2012), desenvolve reflexões lastreadas nos fenomenólogos da existência (Merleau- Ponty e Gaston Bachelard), além das contribuições básicas no estudo da forma canção em Tatit (2002 e 2004), Jorge (1998) e Wisnik (1989). Dessa forma, uma possível resposta frente ao desolamento das instituições burocráticas, e em especial, na escola; seja precisamente um processo de re-encantamento que proprie o início das jornadas das pessoas (aprendizes e professores, comunidade e gestores) pelo viés da autoformação através do acalanto.
id USP_88ef91df529658e7b6922977d97a05e9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10122015-111732
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Quando o instante canta: considerações mitohermenêuticas sobre a canção e a educação When the moment sings: mythical and hermeneutics considerations about the song and the education. 2015-09-28Marcos Ferreira dos SantosFabiana de Pontes RubiraElni Elisa WillmsAndré Luis Pereira dos SantosUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Acalanto Anthropology of education Antropologia da educação Canção Lullaby Mitohermenêutica Myth-hermeneutic Song A dissertação problematiza e investiga o papel da canção no panorama brasileiro, cotejando as matrizes indígenas (Jecupé, 1998 e 2001) e afrodescendentes (Hampate-Ba, 2010), como forma de contribuir para um re-encantamento das relações e das jornadas pessoais de autoformação frente ao capitalismo massificador, ao racionalismo instrumental e os limites aristotélicocartesianos da herança escolar. Baseado numa perspectiva mitohermeneutica (Ferreira-Santos & Almeida, 2012), desenvolve reflexões lastreadas nos fenomenólogos da existência (Merleau- Ponty e Gaston Bachelard), além das contribuições básicas no estudo da forma canção em Tatit (2002 e 2004), Jorge (1998) e Wisnik (1989). Dessa forma, uma possível resposta frente ao desolamento das instituições burocráticas, e em especial, na escola; seja precisamente um processo de re-encantamento que proprie o início das jornadas das pessoas (aprendizes e professores, comunidade e gestores) pelo viés da autoformação através do acalanto. The dissertation discusses and investigates the role of song in the Brazilian landscape, comparing indigenous arrays (Jecupé, 1998 and 2001) and African descent (Hampaté-Ba, 2010), in order to contribute to a re-enchantment of relations and personal journeys self-formation against the massificador capitalism, instrumental rationality and the Aristotelian-Cartesian limits of school heritage. Based on myth-hermeneutical perspective (Ferreira-Santos & Almeida, 2012), develops reflections backed the phenomenologists of existence (Merleau-Ponty and Gaston Bachelard), beyond the basic contributions in the form-song study Tatit (2002 and 2004), Jorge (1998 ) and Wisnik (1989). Thus, one possible response facing the desolation of bureaucratic institutions, and in particular in schools; is precisely a process of re-enchantment that proprie the start of journeys people (learners and teachers, community and managers) the bias of self-training through the lullaby. https://doi.org/10.11606/D.48.2015.tde-10122015-111732info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:39:24Zoai:teses.usp.br:tde-10122015-111732Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Quando o instante canta: considerações mitohermenêuticas sobre a canção e a educação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv When the moment sings: mythical and hermeneutics considerations about the song and the education.
title Quando o instante canta: considerações mitohermenêuticas sobre a canção e a educação
spellingShingle Quando o instante canta: considerações mitohermenêuticas sobre a canção e a educação
André Luis Pereira dos Santos
title_short Quando o instante canta: considerações mitohermenêuticas sobre a canção e a educação
title_full Quando o instante canta: considerações mitohermenêuticas sobre a canção e a educação
title_fullStr Quando o instante canta: considerações mitohermenêuticas sobre a canção e a educação
title_full_unstemmed Quando o instante canta: considerações mitohermenêuticas sobre a canção e a educação
title_sort Quando o instante canta: considerações mitohermenêuticas sobre a canção e a educação
author André Luis Pereira dos Santos
author_facet André Luis Pereira dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcos Ferreira dos Santos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fabiana de Pontes Rubira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Elni Elisa Willms
dc.contributor.author.fl_str_mv André Luis Pereira dos Santos
contributor_str_mv Marcos Ferreira dos Santos
Fabiana de Pontes Rubira
Elni Elisa Willms
description A dissertação problematiza e investiga o papel da canção no panorama brasileiro, cotejando as matrizes indígenas (Jecupé, 1998 e 2001) e afrodescendentes (Hampate-Ba, 2010), como forma de contribuir para um re-encantamento das relações e das jornadas pessoais de autoformação frente ao capitalismo massificador, ao racionalismo instrumental e os limites aristotélicocartesianos da herança escolar. Baseado numa perspectiva mitohermeneutica (Ferreira-Santos & Almeida, 2012), desenvolve reflexões lastreadas nos fenomenólogos da existência (Merleau- Ponty e Gaston Bachelard), além das contribuições básicas no estudo da forma canção em Tatit (2002 e 2004), Jorge (1998) e Wisnik (1989). Dessa forma, uma possível resposta frente ao desolamento das instituições burocráticas, e em especial, na escola; seja precisamente um processo de re-encantamento que proprie o início das jornadas das pessoas (aprendizes e professores, comunidade e gestores) pelo viés da autoformação através do acalanto.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.48.2015.tde-10122015-111732
url https://doi.org/10.11606/D.48.2015.tde-10122015-111732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376731330871296