Quando o instante canta: considerações mitohermenêuticas sobre a canção e a educação
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Educação
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | https://doi.org/10.11606/D.48.2015.tde-10122015-111732 |
Resumo: | A dissertação problematiza e investiga o papel da canção no panorama brasileiro, cotejando as matrizes indígenas (Jecupé, 1998 e 2001) e afrodescendentes (Hampate-Ba, 2010), como forma de contribuir para um re-encantamento das relações e das jornadas pessoais de autoformação frente ao capitalismo massificador, ao racionalismo instrumental e os limites aristotélicocartesianos da herança escolar. Baseado numa perspectiva mitohermeneutica (Ferreira-Santos & Almeida, 2012), desenvolve reflexões lastreadas nos fenomenólogos da existência (Merleau- Ponty e Gaston Bachelard), além das contribuições básicas no estudo da forma canção em Tatit (2002 e 2004), Jorge (1998) e Wisnik (1989). Dessa forma, uma possível resposta frente ao desolamento das instituições burocráticas, e em especial, na escola; seja precisamente um processo de re-encantamento que proprie o início das jornadas das pessoas (aprendizes e professores, comunidade e gestores) pelo viés da autoformação através do acalanto. |
id |
USP_88ef91df529658e7b6922977d97a05e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-10122015-111732 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Quando o instante canta: considerações mitohermenêuticas sobre a canção e a educação When the moment sings: mythical and hermeneutics considerations about the song and the education. 2015-09-28Marcos Ferreira dos SantosFabiana de Pontes RubiraElni Elisa WillmsAndré Luis Pereira dos SantosUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Acalanto Anthropology of education Antropologia da educação Canção Lullaby Mitohermenêutica Myth-hermeneutic Song A dissertação problematiza e investiga o papel da canção no panorama brasileiro, cotejando as matrizes indígenas (Jecupé, 1998 e 2001) e afrodescendentes (Hampate-Ba, 2010), como forma de contribuir para um re-encantamento das relações e das jornadas pessoais de autoformação frente ao capitalismo massificador, ao racionalismo instrumental e os limites aristotélicocartesianos da herança escolar. Baseado numa perspectiva mitohermeneutica (Ferreira-Santos & Almeida, 2012), desenvolve reflexões lastreadas nos fenomenólogos da existência (Merleau- Ponty e Gaston Bachelard), além das contribuições básicas no estudo da forma canção em Tatit (2002 e 2004), Jorge (1998) e Wisnik (1989). Dessa forma, uma possível resposta frente ao desolamento das instituições burocráticas, e em especial, na escola; seja precisamente um processo de re-encantamento que proprie o início das jornadas das pessoas (aprendizes e professores, comunidade e gestores) pelo viés da autoformação através do acalanto. The dissertation discusses and investigates the role of song in the Brazilian landscape, comparing indigenous arrays (Jecupé, 1998 and 2001) and African descent (Hampaté-Ba, 2010), in order to contribute to a re-enchantment of relations and personal journeys self-formation against the massificador capitalism, instrumental rationality and the Aristotelian-Cartesian limits of school heritage. Based on myth-hermeneutical perspective (Ferreira-Santos & Almeida, 2012), develops reflections backed the phenomenologists of existence (Merleau-Ponty and Gaston Bachelard), beyond the basic contributions in the form-song study Tatit (2002 and 2004), Jorge (1998 ) and Wisnik (1989). Thus, one possible response facing the desolation of bureaucratic institutions, and in particular in schools; is precisely a process of re-enchantment that proprie the start of journeys people (learners and teachers, community and managers) the bias of self-training through the lullaby. https://doi.org/10.11606/D.48.2015.tde-10122015-111732info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:39:24Zoai:teses.usp.br:tde-10122015-111732Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Quando o instante canta: considerações mitohermenêuticas sobre a canção e a educação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
When the moment sings: mythical and hermeneutics considerations about the song and the education. |
title |
Quando o instante canta: considerações mitohermenêuticas sobre a canção e a educação |
spellingShingle |
Quando o instante canta: considerações mitohermenêuticas sobre a canção e a educação André Luis Pereira dos Santos |
title_short |
Quando o instante canta: considerações mitohermenêuticas sobre a canção e a educação |
title_full |
Quando o instante canta: considerações mitohermenêuticas sobre a canção e a educação |
title_fullStr |
Quando o instante canta: considerações mitohermenêuticas sobre a canção e a educação |
title_full_unstemmed |
Quando o instante canta: considerações mitohermenêuticas sobre a canção e a educação |
title_sort |
Quando o instante canta: considerações mitohermenêuticas sobre a canção e a educação |
author |
André Luis Pereira dos Santos |
author_facet |
André Luis Pereira dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marcos Ferreira dos Santos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fabiana de Pontes Rubira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Elni Elisa Willms |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
André Luis Pereira dos Santos |
contributor_str_mv |
Marcos Ferreira dos Santos Fabiana de Pontes Rubira Elni Elisa Willms |
description |
A dissertação problematiza e investiga o papel da canção no panorama brasileiro, cotejando as matrizes indígenas (Jecupé, 1998 e 2001) e afrodescendentes (Hampate-Ba, 2010), como forma de contribuir para um re-encantamento das relações e das jornadas pessoais de autoformação frente ao capitalismo massificador, ao racionalismo instrumental e os limites aristotélicocartesianos da herança escolar. Baseado numa perspectiva mitohermeneutica (Ferreira-Santos & Almeida, 2012), desenvolve reflexões lastreadas nos fenomenólogos da existência (Merleau- Ponty e Gaston Bachelard), além das contribuições básicas no estudo da forma canção em Tatit (2002 e 2004), Jorge (1998) e Wisnik (1989). Dessa forma, uma possível resposta frente ao desolamento das instituições burocráticas, e em especial, na escola; seja precisamente um processo de re-encantamento que proprie o início das jornadas das pessoas (aprendizes e professores, comunidade e gestores) pelo viés da autoformação através do acalanto. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-09-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/D.48.2015.tde-10122015-111732 |
url |
https://doi.org/10.11606/D.48.2015.tde-10122015-111732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1786376731330871296 |